Ação de Educação Ambiental beneficia crianças de creche municipal

Atividade leva aprendizado e diversão para comunidade do Cidade Sorriso I, no Benedito Bentes

Emanuella Lima/Ascom Semed 30/10/2023 às 08:00
Ação de Educação Ambiental beneficia crianças de creche municipal
Crianças participaram de ação ambiental. Foto: Thony Nunes/Ascom Semed

Cerca de 80 crianças da creche municipal José Victor tiveram a oportunidade de participar de uma ação de Educação Ambiental, promovida pela Autarquia Municipal de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana (Alurb), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Semed) e outras secretarias do Município. A iniciativa ocorreu na última sexta-feira (27), no Conjunto Cidade Sorriso 1, localizado no Benedito Bentes.

Uma das atividades destaques foi a presença da Biblioteca Móvel, levada pela Semed, que proporcionou uma tarde repleta de contações de histórias.

A coordenadora de Projetos e Programas Suplementares da Semed, Lívia Lima, ressaltou a importância da Biblioteca Móvel para a comunidade escolar. "Trouxemos as crianças da creche José Victor para participar dessa atividade. Além disso, trouxemos também a Biblioteca Móvel, para deixar esse espaço mais lúdico para nossas crianças e promover o contato com os livros, além de contação de histórias. Ações como essa são importantes para promover a conscientização tanto das crianças, quanto da comunidade", revelou.

A técnica da Coordenação de Educação Ambiental da Semed, Estécia Maria, destacou a importância do projeto. "Dentro das nossas possibilidades, procuramos desenvolver um trabalho de sensibilização para as escolas e comunidades. Destacamos a importância da conservação do meio ambiente, incentivando práticas positivas relacionadas ao cuidado com o lixo, água e proteção contra doenças como a dengue, zika e chikungunya. No evento, as crianças tiveram a oportunidade de criar brinquedos com objetos recicláveis, entre outras atividades lúdicas", pontuou.

A participação da Semed não se limitou à Biblioteca Móvel. A professora Célia Viana frisou a importância de atividades educativas nos bairros mais vulneráveis. "Ações como essa são muito importantes nesses bairros, onde a população vive em maior vulnerabilidade social. Nós sabemos da dificuldade que essa população enfrenta para acessar serviços como esses que foram trazidos para cá e por isso reforçamos o quanto essa ação é necessária. Além disso, também trouxemos plantas que foram distribuídas para a comunidade como forma de promover a arborização da nossa cidade e melhorar a qualidade de vida", disse.

A parceria entre a Alurb e a Semed foi fundamental para o sucesso desse evento. O diretor-presidente da Alurb, Moacir Teófilo, expressou sua alegria ao falar sobre o projeto. "Muitas pessoas aqui do Conjunto Cidade Sorriso compareceram e iluminaram a nossa ação. O projeto busca justamente isso: trazer à Prefeitura de Maceió para a comunidade, com diversos serviços que possam beneficiá-los. A participação das crianças foi especialmente gratificante, pois elas representam nosso futuro. Com orientações sustentáveis, elas se tornarão adultos brilhantes", afirmou.

ALURB

Autarquia de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana

Rua Cel. Pedro Lima, 69 - Jaraguá;
CEP 57022-220 // Telefone: (82) 3312-5380 | Central de Monitoramento Sudes: 0800 082 2600 / (82) 98802-4834 (Whatsapp) | Informações/Agendamento Parques: (82) 98801-3651
protocolo@alurb.maceio.al.gov.br
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h