Governança planeja nova sistemática para gestão de compras e contratações

Redação 15/01/2021 às 10:44
Governança planeja nova sistemática para gestão de compras e contratações

A proposta de se estabelecer uma sistemática organizada para as compras e contratações feitas pelo Município de Maceió começou a ser discutida, na manhã desta sexta-feira (15), pelas secretarias do Gabinete de Governança, de Gestão e Agência Municipal de Regulação de Serviços Delegados (Arser).

Gestores de Governança, Gestão e da Arser discutem sistemática de compras e contratações pelo Município de Maceió (Foto: Secom Maceió)

O objetivo é estruturar um modelo que unifique e norteie todos os procedimentos desta natureza. Uma das metas é reduzir o tempo dos processos licitatórios. Atualmente, parte destas compras e contratações da Prefeitura é feita pela Arser, sem que haja um um método universal que guie os passos a serem dados.

A primeira reunião do grupo serviu para apresentar ideias que possam ser melhoradas e colocadas em prática mais à frente. Conforme o secretário do Gabinete de Governança, Antonio Carvalho, o planejamento é a palavra de ordem para que a iniciativa seja implementada.

“Nosso planejamento deve ser anual e estruturado, de modo a permitir o acompanhamento em tempo real das compras por meio de painéis gerenciais. Assim, conseguiremos identificar os gargalos que possam haver”, destacou.

A partir da semana que vem, de acordo com o gestor, já será possível começar a fazer o desenho da futura governança de compras e contratações da Prefeitura de Maceió.

“Queremos, com este modelo gerencial unificado, reduzir os gastos públicos e racionalizar as despesas, facilitando a transparência nos procedimentos realizados. Buscamos mais eficiência no serviço público, desburocratizando e reduzindo o tempo dos processos licitatórios”, detalhou Carvalho.

Além dele, participaram da reunião a secretária municipal de Gestão, Rayane Tenório, e a presidente da Arser, Emily Pacheco.

ALICC

Agência de Licitações, Contratos e Convênios de Maceió

Avenida da Paz, Nº 900 - Jaraguá, Maceió - AL.
CEP: 57022-050 // Telefone: (82) 3312-5100
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.
E-mail: gabinete@arser.maceio.al.gov.br
ouvidoria@arser.maceio.al.gov.br