Agentes da Defesa Civil de Maceió participam de treinamento sobre risco estrutural e dados em campo

Redação 30/07/2021 às 11:27
Agentes da Defesa Civil de Maceió participam de treinamento sobre risco estrutural e dados em campo

Treinamento foi ministrado por Victor Gama, engenheiro civil e, pelo geógrafo Walber Mendes

Os agentes operacionais da Defesa Civil de Maceió participaram de treinamento sobre avaliação de risco estrutural e levantamento de informações de campo para medidas de prevenção. O treinamento ocorreu na manhã desta sexta-feira (30), no Centro de Acolhimento e Triagem (CAT).

Agentes passaram por reciclagem. Foto: Isabela Keyla Silva/Defesa Civil de Maceió

O treinamento foi ministrado por Victor Gama, engenheiro civil e, pelo geógrafo Walber Mendes, ambos integrantes do Centro Integrado de Monitoramento e Alerta da Defesa Civil de Maceió (Cimadec).

A ocasião contou com a participação do coordenador geral da Defesa Civil de Maceió, Abelardo Nobre. Ele destacou que ressaltou que momentos de reciclagem deverão contemplar todos os setores do órgão.

O coordenador operacional, Júlio Normande, destacou a relevância do curso para o setor, destacando o trabalho de campo por eles realizado.

“O curso conseguiu abrir os nossos olhos para algumas coisas que não sabíamos e, para melhorar o nosso levantamento de campo para agregar mais os dados para os demais setores”, apontou.

Curso mostrou como coleta de dados pode ajudar a Defesa Civil a identificar cenários de risco. Foto: Isabela Keyla Silva/Defesa Civil de Maceió

O engenheiro civil, Victor Gama, que abordou a avaliação de risco estrutural definiu o treinamento como um momento importante para levar novas perspectivas do trabalho diário do operacional.

“Esse treinamento foi para poder reciclar e trazer novos conhecimentos para os integrantes que lidam com a identificação e a avaliação dos riscos em edificações diariamente”, apontou.

Geógrafo Walber Mendes (de pé). Foto: Isabela Keyla Silva/Defesa Civil de Maceió

Já o geógrafo Walber Mendes, abordou importância sobre como coletar dados e informações em campo do ponto de vista geográfico. “A aquisição das informações de campo podem gerar novos mapeamentos, atualizações desses dados para a Defesa Civil Municipal”, concluiu.

Isabela Keyla Silva / Estagiária