Coral Canto da Gente leva acolhimento e humanização ao Hospital da Cidade
Coro é integralmente composto por trabalhadores da unidade
A rotina do Hospital da Cidade (HC) ganhou novos sons e significados, nesta segunda-feira (22). Pacientes internados foram surpreendidos por vozes que levaram conforto, emoção e acolhimento aos corredores e enfermarias da unidade com a estreia do Coral Canto da Gente, iniciativa formada por colaboradores do próprio hospital e que reforça o compromisso da instituição com uma assistência cada vez mais humana e próxima das pessoas.
O Coral Canto da Gente é integralmente composto por trabalhadores do Hospital da Cidade, reunindo profissionais da assistência, como médicos e enfermeiros, além de equipes do setor administrativo, recursos humanos, financeiro e zeladoria.
Os ensaios acontecem semanalmente, às segundas e quintas-feiras, resultado de um esforço coletivo que transforma rotina em sensibilidade e expressão artística.
“Esse aqui é a realização de um sonho, um sonho que nasceu no meu coração e foi abraçado pela direção do hospital. Hoje, é o nascimento do Coral Canto da Gente, do Hospital da Cidade. Queremos, por meio dessas músicas, oferecer um presente e lembrar o verdadeiro significado do Natal”, disse o maestro Moisés Buarque, idealizador da iniciativa.
Para a diretora-presidente do Maceió Saúde, organização social que administra o Hospital da Cidade, Camila Porciúncula, iniciativas como essa reforçam o papel do hospital como espaço de cuidado integral. “A saúde não se faz apenas com tecnologia e protocolos, mas também com empatia, escuta e acolhimento. O coral representa a humanização que defendemos na gestão, que são colaboradores engajados, pacientes mais acolhidos e um ambiente que promove saúde em todos os sentidos”, pontuou.
A diretora-geral do Hospital da Cidade, dra. Célia Fernandes, também ressaltou a importância da ação para o ambiente hospitalar. “Momentos como esse impactam positivamente a recuperação dos pacientes e fortalecem o vínculo entre equipes e usuários do serviço. Ver nossos próprios profissionais levando música e emoção aos leitos mostra que o cuidado começa no olhar humano e no respeito à dignidade de cada pessoa”, acrescentou.
O Hospital da Cidade é administrado pelo Maceió Saúde, organização social sem fins lucrativos dedicada à modernização e eficiência na gestão das unidades municipais de saúde. A instituição atua garantiindo qualidade na assistência, promovendo inovação, cuidado e boas práticas de governança.
Secretaria Municipal de Saúde
Rua Dias Cabral, 569 - Centro
CEP 57020-250 // Telefone: 82 3312-5400
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.