Projetos da Secretaria de Esporte tornam-se aliados no combate à depressão, em Maceió

Aluna da Academia do Povo conta como o esporte foi decisivo para superar o luto e vencer a depressão

Por Bruna Motta/Ascom Semesp 09/09/2025 às 10:30
Projetos da Secretaria de Esporte tornam-se aliados no combate à depressão, em Maceió
Iara Veloso perdeu seis familiares no período de 12 meses e desenvolveu um quadro depressivo. Foto: Beto Macário.

A insegurança financeira e a rotina sedentária aumentam o risco de depressão e ansiedade, problemas que afetam cerca de 11% da população mundial, segundo relatório das Nações Unidas. Em Maceió, a Secretaria Municipal de Esporte(Semesp) oferece projetos gratuitos como Funcional para Todos e Academias do Povo, mostrando que a prática regular de exercícios físicos é uma poderosa ferramenta de prevenção e tratamento de transtornos mentais, especialmente durante o Setembro Amarelo, mês de conscientização sobre a valorização da vida e prevenção do suicídio.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde(OMS), a prática esportiva é um poderoso aliado da saúde mental. Apenas 90 minutos semanais de exercícios - o equivalente a 30 minutos em três dias da semana - podem reduzir significativamente os sintomas da depressão. Para adultos, a OMS recomenda de 150 a 300 minutos de atividade aeróbica por semana. 

Segundo o professor da Academia do Povo do Vale do Reginaldo, Rodrigo Barros, este tempo também pode melhorar o sono, a disposição e a autoestima, além de aumentar a produção de neurotransmissores como serotonina, dopamina e endorfina, diretamente ligados ao bem-estar emocional.

Na América Latina, o Brasil é o país com maior prevalência de depressão. Segundo a OMS, cerca de 15,5% da população brasileira apresenta depressão ao longo da vida. Na rede de atenção primária, o índice chega a 10,4%, isoladamente ou associado a algum transtorno físico.

Em Maceió, os projetos da Prefeitura, como Funcional para Todos e Academias do Povo, têm mostrado resultados positivos na vida de quem enfrenta essas condições, oferecendo acesso gratuito e acompanhamento profissional para a prática de exercícios.

O esporte como tratamento

A história de superação de dona Iara Veloso, 66 anos, exemplifica o impacto do esporte na saúde mental. Criada em uma família humilde, Iara trabalhou desde cedo para ajudar a mãe, empregada doméstica, enchendo caixas d’água para complementar a renda e garantir material escolar. Já adulta, enfrentou um relacionamento abusivo, que afetou não apenas ela, mas também suas duas filhas.

Dona Iara é moradora do Vale do Reginaldo e frequenta a Academia do Povo da região desde sua inauguração. Foto: Beto Macário
Dona Iara é moradora do Vale do Reginaldo e frequenta a Academia do Povo da região desde sua inauguração. Foto: Beto Macário

Hoje, a aposentada enxerga que o quadro depressivo se agravou com o câncer da filha, que resultou na perda parcial da visão, e com a morte de seis familiares em um período de 12 meses, incluindo mãe, três irmãos, um sobrinho e seu marido. “Foi na perda do meu marido que senti a força da depressão. Cheguei a pensar em desistir até dos meus hobbies de crochê e das práticas esportivas. Mas foi com o apoio do professor Renato que retomei minha rotina. O luto foi amenizando, a vida voltou ao normal. A dor passou a doer de forma controlada. Hoje convivo com o luto, mas na luta por dias melhores”, relata.

Além de hobby, o crochê se tornou um complemento à renda da aposentadoria de Dona Iara. Foto: Beto Macário
Além de hobby, o crochê se tornou um complemento à renda da aposentadoria de Dona Iara. Foto: Beto Macário

Hoje, aluna assídua da Academia do Vale do Reginaldo e do Funcional para Todos, Iara conseguiu abandonar o uso prematuro de ansiolíticos, visto que os efeitos colaterais estavam afetando seu dia a dia. “O esporte tem a força de Deus. Quem tem fé, tem que acreditar que a cura também vem do movimento. A melhor escolha que eu fiz foi me exercitar”, afirma. Ela destaca que a iniciativa gratuita foi essencial, pois nunca teve condições de pagar uma academia particular.

Segundo o professor Renato, os 90 minutos semanais de exercícios já melhoram significativamente sintomas de depressão, além de favorecer sono, disposição, autoestima e liberação de neurotransmissores ligados ao bem-estar. Um relatório das Nações Unidas, intitulado Economia do Burnout: Pobreza e Saúde Mental, reforça que pessoas em situação de insegurança financeira têm até três vezes mais chances de desenvolver transtornos mentais. A pesquisa revelou que cerca de 11% da população mundial sofre com algum tipo de distúrbio emocional. Nesse contexto, a insegurança financeira e o sedentarismo se esbarram, tornando a prática de atividade física uma ferramenta fundamental para prevenção e tratamento.

Iara Veloso dedicou sua vida à criação das filhas, hoje adultas e independentes. Ao longo de mais de 30 anos, trabalhou em diversos empregos com salário mínimo, mas a falta de recursos nunca limitou sua sede de superação. Hoje, com a aposentadoria e o crochê, ela reforça a importância do acesso gratuito ao esporte: “No momento em que soube da criação dessa academia, falei que iria me matricular e assim o fiz. Hoje, essa prática se tornou mais do que um espaço para cuidar da minha saúde, se tornou uma família e rede de apoio em momentos difíceis. Fiz amizades que levarei para o resto da vida”.

Os horários de funcionamento das Academias do Povo são de segunda a sexta-feira, das 05h às 09h e das 16h às 20h, com acompanhamento completo de professores e estagiários de educação física. Foto: Beto Macário
Os horários de funcionamento das Academias do Povo são de segunda a sexta-feira, das 05h às 09h e das 16h às 20h, com acompanhamento completo de professores e estagiários de educação física. Foto: Beto Macário

Acesso ao esporte

A Secretaria Municipal de Esporte de Maceió(Semesp) tem ampliado o acesso da população à prática esportiva por meio de diversos projetos e programas que promovem saúde, lazer e inclusão social. Entre as principais iniciativas estão o Programa Areninhas, o Praia Acessível, as Academias do Povo, o Funcional para Todos, os projetos Viva Vôlei e Gigantes no Esporte, além do apoio a atletas que participam de competições nacionais e internacionais e o suporte a eventos esportivos na cidade, fornecendo materiais, estrutura e acompanhamento profissional. A Semesp também coordena quadras e espaços de convívio social em diversos bairros, promovendo atividades que estimulam a cidadania e o desenvolvimento físico de crianças, jovens, adultos e idosos.

O secretário de Esporte, Francisco Nascimento(Chicão), afirma que, devido ao grande alcance de pessoas beneficiadas pelos projetos, a pasta já está viabilizando novas academias em três outros pontos da cidade, e que o Funcional para Todos também deve ser expandido. “Nosso objetivo é levar o esporte para cada vez mais pessoas, oferecendo saúde, lazer e qualidade de vida a toda a população de Maceió”, destaca.

Funcional para Todos

O Funcional para Todos é um projeto gratuito que promove treinos funcionais com exercícios de baixo impacto, focados na saúde, bem-estar e na melhora da disposição para as atividades diárias. As aulas acontecem de segunda a sexta-feira na Praça Gerônimo Siqueira, em frente ao Restaurante Novo Dragão, na orla de Pajuçara, com turmas pela manhã(05h30 e 06h30) e à tarde (16h e 17h). Os participantes recebem acompanhamento de profissionais e estagiários de educação física da Semesp. Para se inscrever, basta fazer a matrícula pelo aplicativo MUDE - Yoga e Fitness(IOS e Android), onde é possível agendar as aulas e acompanhar o progresso individual.

Academias do Povo

As Academias do Povo são espaços públicos equipados para a prática de musculação, circuito funcional, alongamento e atividades físicas diversas, atendendo diariamente mais de 200 alunos por unidade. Os horários de funcionamento são de segunda a sexta-feira, das 05h às 09h e das 16h às 20h, com acompanhamento completo de professores e estagiários de educação física. Para participar, os interessados devem se inscrever pelo aplicativo MUDE - Yoga e Fitness(IOS e Android) e doar dois pacotes de leite por mês, que são destinados a instituições e projetos sociais da cidade.

Para Dona Iara, a Academia do Povo e Funcional para Todos é mais do que um espaço de prática esportivas, se tornou um "grande família". Foto: Beto Macário
Para Dona Iara, a Academia do Povo e Funcional para Todos é mais do que um espaço de prática esportivas, se tornou um "grande família". Foto: Beto Macário

Atualmente, Maceió conta com 10 unidades em funcionamento, espalhadas por diferentes bairros da capital, garantindo acesso gratuito e de qualidade à prática esportiva. Para ter acesso a todas as unidades disponíveis, clique aqui: https://maceio.al.gov.br/p/semesp/academias-do-povo. A pasta também detém de outros projetos ativos, para conhecer todos, acesse a aba de Serviços em https://maceio.al.gov.br/secretarias-e-orgaos/semesp.

SEMESP

Secretaria Municipal de Esporte

Endereço: R. Zacarias de Azevedo, 187 - Centro, Maceió - AL, 57020-470
Telefone Whatsapp: (82) 8106-4348
E-mail: [email protected]