Projeto leva estudantes da rede municipal ao Museu do Tribunal de Justiça de Alagoas
Atividade durante a Semana da Pessoa com Deficiência promove inclusão e acesso à cultura com visitas mediadas a equipamentos culturais da cidade

Durante a Semana da Pessoa com Deficiência, estudantes da Escola Municipal Brandão Lima, em Maceió, participaram de uma visita especial ao Museu do Tribunal de Justiça de Alagoas. A ação faz parte do projeto Mandala ProCultura, que tem como objetivo proporcionar experiências culturais acessíveis e significativas a estudantes da rede pública, promovendo inclusão, representatividade e o direito ao acesso à arte e à cultura.
A visita aconteceu na terça-feira(26) e encantou os estudantes com as tecnologias e exposições interativas oferecidas pelo museu. De acordo com Rosa Machado, representante da Coordenadoria Técnica de Arte e Cultura, o espaço contribui para que os alunos compreendam de forma mais viva e sensível a história do estado.
“Estamos aqui no Museu do Tribunal da Justiça, que abriu esse espaço inovador e conta com várias tecnologias que encantam os estudantes, por ser uma forma nova de visualizar momentos da história da Justiça Alagoana, que muitas vezes eles desconhecem, mas que fazem parte da nossa memória cultural, histórica e artística”, explicou Rosa.
O projeto Mandala ProCultura busca oferecer vivências que extrapolam os muros da escola e aproximam os estudantes da vida cultural da cidade. Rosa destaca que as atividades são constantes e ocorrem em diversos espaços da capital.
“A gente está sempre convidando as escolas a viverem essas experiências, para eles conhecerem, terem esse momento de sair da escola e vivenciar a vida da cidade. É fundamental que eles se sintam pertencentes a essa história”, completou.
Yasmim Andrielly, estudante com deficiência (PCD), relatou a emoção de participar da visita ao museu pela primeira vez: “O que eu mais gostei foi da coleção egípcia. Amo tudo sobre o Egito Antigo, sempre pesquiso sobre os faraós, sobre a Cleópatra. Também gostei muito da história de Alagoas, da guerra de Alagoas, e do Lampião. É tudo muito interessante”.
A parceria com o Tribunal de Justiça, que abriu as portas do museu para a visitação, foi destacada pela equipe técnica como essencial para o sucesso da iniciativa, que também contou com a parceria da Coordenadoria de Educação Especial e do EJAI para esse movimento de Agosto voltado para atender prioritariamente as escolas com PCD (pessoas com deficiência).
“É um espaço que a gente pode contar, com visitas guiadas permanentes. A equipe do museu nos apoia, e juntos oferecemos aos alunos uma vivência que conecta a pedagogia com a realidade cultural e histórica do nosso estado”, finalizou Rosa.
O Mandala ProCultura segue promovendo atividades que estimulam o protagonismo estudantil, o pertencimento cultural e o acesso democrático à arte e à memória histórica alagoana.
Secretaria Municipal de Educação
Rua General Hermes, 1199 - Cambona
CEP 57017-201 // Telefone: (82) 3312-5608
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.