Escola da rede municipal é palco de encontro sobre fraternidade e percepção ambiental

O evento teve início na noite de segunda-feira (19), com a cerimônia de abertura, e se estendeu ao longo da terça-feira (20), com uma programação intensa

Lane Gois (Estagiária Ascom semed) 23/08/2025 às 09:42
Escola da rede municipal é palco de encontro sobre fraternidade e percepção ambiental
Um dos destaques do encontro foi a presença do Dr. Genebaldo Freire Dias, renomado biólogo, escritor e referência nacional em educação ambiental - foto - Bianca Rodrigues - Ascom Semed

A Escola de Ensino Fundamental Nosso Lar I, no bairro da Levada, foi palco, nos dias 19 e 20 de agosto, do Encontro Estadual Fraternidade, Ecologia Integral e Percepção Ambiental, que reuniu professores, coordenadores pedagógicos, estudantes e especialistas em educação ambiental. O evento foi promovido pela Associação Beneficente São João Batista, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Maceió (Semed) e a Câmara Municipal.

Um dos destaques do encontro foi a presença do Dr. Genebaldo Freire Dias, renomado biólogo, escritor e referência nacional em educação ambiental. Em suas falas, Genebaldo propôs uma reflexão profunda sobre a relação da humanidade com o meio ambiente, destacando que o olhar ambiental precisa ser ampliado e compreendido para além das tragédias frequentemente veiculadas na mídia.

“As pessoas geralmente associam o meio ambiente a desastres, poluição, caos climático. Mas é preciso entender esse tema por outra ótica, com base em uma reflexão histórica e sensível. A espécie humana só passou a cuidar do planeta efetivamente nos últimos 50 anos. O desafio é desenvolver uma nova percepção ambiental, mais conectada com a vida e com a gratidão pela existência”, destacou o palestrante.

O evento teve início na noite de segunda-feira (19), com a cerimônia de abertura, e se estendeu ao longo da terça-feira (20), com uma programação intensa. Pela manhã, o público-alvo foram os professores, coordenadores e técnicos da Semed. À tarde, foi a vez das crianças e estudantes da própria Escola Nosso Lar participarem de momentos lúdicos, oficinas e atividades práticas.

“Ontem tivemos a participação dos estudantes da Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJAI), que puderam vivenciar essa leitura mais ampla e sensível do planeta. Hoje foi um momento especial com nossos profissionais da educação e, à tarde, as crianças também participaram com muita energia e curiosidade”, afirmou Christianne Rodrigues, coordenadora técnica de educação ambiental da Semed.

Segundo Christianne, o encontro buscou fortalecer a mensagem do cuidado profissional com o meio ambiente, envolvendo toda a comunidade escolar, desde gestores até os pequenos estudantes. “Levamos a terra para as nossas crianças, para nossos professores, para toda a rede. A ideia é que a educação ambiental não seja apenas conteúdo, mas vivência”, disse.

Durante sua participação, Genebaldo também refletiu sobre o papel das novas gerações na construção de um futuro mais sustentável.

“Essas crianças já chegam com um novo ‘algoritmo mental’. Elas percebem o mundo de uma forma diferente da nossa. Precisamos cultivar essa percepção, pois é nela que reside a esperança de reverter os erros de 10 mil anos de história humana”, afirmou.

O evento ainda contou com o apoio da Gráfica Jaraguá, do cantor e compositor Geraldo Cardoso, de técnicos da Alurb e da Secretaria Municipal de Saúde, além da parceria com a Ouro Verde Engenharia e Serviços Ambientais e a Ilê Omi Posu Beta - Casa das Yabás.

SEMED

Secretaria Municipal de Educação

Rua General Hermes, 1199 - Cambona
CEP 57017-201 // Telefone: (82) 3312-5608
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.