João Henrique Caldas (JHC) é advogado, especialista em Direito Digital e mestre em Administração Pública pela IDP. Estudou Cidades Inteligentes na FGV e Primeira Infância em Harvard.

JHC começou a carreira política aos 23 anos de idade. Seu primeiro mandato político foi como deputado estadual (2011-2014), sendo marcado pela atuação firme e ética ao denunciar um esquema de corrupção na Assembleia Legislativa, que resultou em um rombo de mais de R$500 milhões aos cofres públicos. O escândalo teve repercussão nacional.

Também foi o deputado federal mais votado em Alagoas em 2014 e reeleito, em 2018, com o maior número de votos do País, em termos proporcionais, exercendo a função de terceiro-secretário da Câmara naquela legislatura.

Em 2020, JHC foi eleito prefeito de Maceió, desenvolvendo uma gestão notável que o levaria à reeleição, em 2024, com mais de 83% dos votos válidos, a maior votação da história da cidade. O recorde deu a JHC o pódio de prefeito mais votado do Nordeste e segundo mais votado entre as capitais do Brasil.