Saúde inicia programação de prevenção ao câncer de cabeça e pescoço

Serão realizadas buscas ativas nas unidades de saúde, a fim de diagnosticar e tratar precocemente possíveis casos

Nesttor Netto/ Ascom SMS 04/07/2024 às 14:12
Saúde inicia programação de prevenção ao câncer de cabeça e pescoço
Campanha Julho Verde. Foto: Reprodução Internet

Este mês é marcado pela campanha Julho Verde, mobilização nacional que busca conscientizar a população sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de cabeça e pescoço. Nesse sentido, a Gerência de Saúde Bucal da Secretaria de Saúde de Maceió planejou uma série de atividades alusivas à data.

Segundo Ducy Lily Farias, gerente de Saúde Bucal da SMS, as ações têm como objetivo ampliar a prestação de serviços à população, com atendimentos preventivos, buscas ativas, a fim de diagnosticar precocemente e encaminhar para os devidos tratamentos. 

“Também vamos realizar palestras em Unidades de Saúde, rodas de conversa e capacitações de modo a disseminar informações acerca do câncer de cabeça e pescoço que pode afetar a boca, a laringe, a garganta, então teremos nossos serviços ampliados para os nossos usuários do SUS”, destaca. 

Principais sintomas

O principal objetivo da campanha é chamar atenção para tumores que muitas vezes apresentam sintomas negligenciados, aumentando casos de diagnóstico tardio, que prejudicam a qualidade de vida do paciente.

Dentre as manifestações temos: rouquidão persistente, nódulos no pescoço, dificuldades para engolir, aftas, manchas brancas na boca, mudança de voz e lesões com sangramento e de cicatrização demorada.

Programação

  • 05/07 (14h): Abertura de forma virtual pelo Google Meet para apresentação do Plano de Ação para cirurgiões dentistas da rede de Maceió e do Sistema Prisional, além da participação das gerências, coordenações e núcleos de promoção em saúde da SMS;

  • 08/07 (8h às 12h e 17h às 20h): As Unidades de Saúde ampliam atendimentos à população com rodas de conversa, atendimentos, triagem clínica e buscas ativas com exames para detectar sinais e encaminhar para o tratamento adequado;

As ações acontecem na USF José Araújo (Jacintinho); URS Antônio de Pádua (Jardim Petrópolis); URS Hamilton Falcão (Benedito Bentes); USF Vale da Pitanguinha (Pitanguinha); USF Durval Cortez (Prado); UBS Tereza Barbosa (Eustáquio Gomes); e URS Maria Conceição Paranhos (Jacarecica).

  • 17 e 18/07 (8h às 12h): Pam Salgadinho, no Bloco I e F (Poço) estará realizando biópsias, tratamentos e salas de espera para fornecer aos usuários informações educativas;

  • 18/07 (13h): Capacitação com cirurgiões-dentistas da rede de Maceió e do Sistema Prisional , no Auditório da SMS (Centro).

SMS

Secretaria Municipal de Saúde

Rua Dias Cabral, 569 - Centro
CEP 57020-250 // Telefone: 82 3312-5400
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.