Prefeitura de Maceió fortalece saúde pública com investimentos e ações inovadoras

Saúde dos maceioenses é transformada com novas unidades e requalificação de equipamentos

Marília Ferreira/ Ascom SMS 04/07/2024 às 15:30
Prefeitura de Maceió fortalece saúde pública com investimentos e ações inovadoras
Investimentos ampliam acesso aos serviços de saúde. Foto: Jonathan Lins/ Secom Maceió

O cuidado com os maceioenses é visto através das iniciativas efetivadas pela Prefeitura de Maceió. Em quatro anos, ações inovadoras na Saúde Pública ganharam espaço e fizeram parte da realidade da capital alagoana, melhorando diretamente a vida da população. Com destaque para o Hospital da Cidade, o primeiro hospital público municipal da história de Maceió, a Maternidade Pública Municipal, o programa Saúde da Gente e as reformas de unidades são algumas das iniciativas que transformaram a saúde da capital

No período, as diversas iniciativas da prefeitura se consolidaram na capital alagoana e ampliaram o acesso dos maceioenses aos serviços de saúde por meio de investimentos, que demonstram o compromisso com uma saúde igualitária, humana e eficiente para todos os que necessitam do Sistema Único de Saúde (SUS).

Entre os investimentos, ainda destacam-se a entrega de novos equipamentos como a Unidade de Telessaúde do Caetés no Benedito Bentes e a ampliação do Saúde da Gente com a frente de Saúde do Homem.

“É visível a mudança que a Saúde de Maceió teve nos últimos anos. Estamos muito felizes em fazer parte deste avanço para garantir o cuidado e a assistência em saúde aos maceioenses”, destacou a secretária de Saúde interina de Maceió, Bruna Monteiro.

Saúde da Gente 

O Saúde da Gente continua sendo um sucesso por onde passa. Oferecendo atendimento clínico e especializado às pessoas que estão em situação de vulnerabilidade social nos diversos bairros e comunidades de Maceió.

O programa organizado pela Prefeitura de Maceió já realizou 909.442 atendimentos à população, promovendo acesso a consultas e exames, além de atendimento integral e humanizado no território de moradia.

Em 2023, o Saúde da Gente se reinventou e conta com uma única grande estrutura, contemplando as frentes de Saúde da Mulher, Infantil e Animal, todas em um só lugar, beneficiando uma localidade por duas semanas.

Além da ampliação da estrutura, a Prefeitura de Maceió trouxe o aumento dos serviços com uma nova frente de atuação: a Saúde do Homem, que beneficia o público masculino oferecendo clínico-geral, dentista, oftalmologista, exames laboratoriais e vacinação.

Aquisição do Hospital da Cidade (HC)

Os maceioenses começaram a usufruir dos serviços do Hospital da cidade em fevereiro de 2024, ao dar início ao acolhimento de pacientes com demanda de internação clínica regulados pelo Pronto! Maceió, quando um ano depois do anúncio do novo equipamento, ocorrido em setembro de 2023.

O equipamento de saúde é o primeiro hospital público da história da capital alagoana e disponibiliza serviços de Cirurgia Geral, com leitos de internação, Unidade de Terapia Intensiva (UTI) adulto e pediátrica, além de salas de emergência. 

Hospital da Cidade de Maceió. Foto: Jonathan Lins/Secom Maceió
Hospital da Cidade de Maceió. Foto: Jonathan Lins/Secom Maceió

Primeira Maternidade Pública Municipal

A Prefeitura de Maceió entregou a primeira maternidade pública municipal. A estrutura funciona no Hospital da Cidade (HC), na Gruta de Lourdes. O equipamento, que já está em funcionamento, dá mais conforto e segurança para mães e bebês.

O novo espaço conta com 22 leitos obstétricos, 10 leitos de UTI Neonatal e nove leitos de observação. Para o atendimento no HC, as mulheres devem ser encaminhadas por outro estabelecimento de saúde, ou seja, não é um serviço porta aberta.

Entregas de Unidades de Saúde

Um diferencial nesses últimos quatro anos foram as reformas das Unidades Básicas de Saúde. No total, foram 39 unidades entregues (incluindo reformas no PAM Salgadinho) e 15 em andamento, incluindo os cinco Centros de Atenção Psicossocial, que não passavam por reformas há 20 anos.

No total, foram investidos R$ 14.762.883. Das 39 unidades reformadas, 25 ocorreram em bairros da parte alta.

UPA Santa Lúcia

Em março de 2024, a Prefeitura de Maceió inaugurou, oficialmente, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Santa Lúcia. O novo pronto-socorro é Porte III e beneficia os mais de 250 mil residentes dos bairros Santa Lúcia, Antares, Jardim Petrópolis, Tabuleiro do Martins e adjacências.

A unidade de saúde oferece serviços de urgência e emergência em Clínica Médica, Odontologia, Ortopedia e Pediatria, tendo capacidade para 350 atendimentos por dia. Desde que abriu as portas, no mês de fevereiro de 2024, a UPA Santa Lúcia já realizou 16.702 atendimentos à população.

Ao todo, o equipamento de saúde possui 19 leitos, sendo quatro de observação amarelo infantil, oito de observação amarelo adulto, dois em quartos privativos, quatro de emergência para adultos e um leito para emergência infantil.

A UPA Santa Lúcia recebeu um investimento de R$ 4.813.980,31. Destes, 4 milhões foram do Ministério da Saúde.

UPA Santa Lúcia. Foto: Jonathan Lins/ Secom Maceió
UPA Santa Lúcia. Foto: Jonathan Lins/ Secom Maceió

Corujão da Saúde 

Maceió conta com 22 Unidades de Saúde, funcionando com o Corujão da Saúde, que amplia o funcionamento até às 21h.

Os serviços oferecidos no Corujão são todos os procedimentos disponíveis nas Unidades de Saúde em horário normal. São disponibilizadas 16 vagas, para consultas médicas e de enfermagem, em cada equipamento, que funciona no modelo Corujão da Saúde, sendo quatro para emergências.

O Corujão da Saúde é considerado um dos maiores programas de saúde de Maceió e já proporcionou 278.922 atendimentos em horário estendido.

Unidade de Telessaúde do Caetés

Entregue em junho de 2023, a Unidade de Telessaúde do Parque dos Caetés, no Benedito Bentes, foi uma iniciativa inovadora que beneficia cerca de 15 mil pessoas que residem no residencial.

O novo equipamento oferece atendimentos presenciais e digitais, sendo a primeira de Maceió a contar com o modelo de telemedicina. No local, já foram realizados 19 mil atendimentos de forma on-line com as especialidades e serviços presenciais como fisioterapia, nutrição e realização de exames de citologia e pré-natal.

Unidade de Telessaúde do Caetés. Foto: Victor Vercant/ Secom Maceió
Unidade de Telessaúde do Caetés. Foto: Victor Vercant/ Secom Maceió

Fila Zero

Como parte das ações do Outubro Rosa, mês dedicado à prevenção do câncer de mama, em 2023, o Pam Salgadinho anunciou a iniciativa Fila Zero, que busca zerar a fila de procedimentos e consultas das mais diversas especialidades que compõem a linha de cuidados com a saúde da mulher, como consultas com ginecologista, mamografias, ultrassom e colposcopia.

Maceió também realizou, em novembro do ano passado, um mutirão de consultas e procedimentos oftalmológicos em parceria com a Funbrasil, visando zerar a fila de espera no SUS para esses procedimentos.

Ao todo, foram atendidos 1.700 adultos, com cirurgias, consultas, tratamento de glaucoma, limpeza de lente, exames de retinografia, mapeamento de retina, entre outros.

Brota na Grota

O maior programa de inovação e inclusão social do Brasil, o Brota na Grota, tem prestado diversos serviços à população. Com ações que acontecem de forma itinerante, o programa tem assistido comunidades de difícil acesso e em situação de vulnerabilidade social, num trabalho colaborativo entre todas as secretarias do município de Maceió.

Desde a implantação, o programa já registrou 90.739 atendimentos e já passou por todos os bairros da capital, realizando atendimentos de enfermagem, nutrição, fisioterapia, assistência social, atendimento médico e médico veterinário e vacinação.

Prêmio da Atenção Básica Previne Brasil

A Saúde de Maceió também segue se consolidando como uma das melhores do Brasil. A prova da qualidade do trabalho desempenhado pela Atenção Primária da capital foi a premiação concedida pelo Ministério da Saúde, por meio do programa Previne Brasil, atual modelo de financiamento da Atenção Primária. O reconhecimento levou em conta a qualidade dos indicadores da Saúde de Maceió.

Um dos avanços alcançados e que permitiram tal desempenho foi o credenciamento de novas equipes de Atenção Primária, que fez a capital saltar de 27% para 52% de cobertura. O resultado fez Maceió ficar em primeiro lugar na qualidade da Atenção Primária à Saúde no Nordeste e 4º lugar no País.

SMS

Secretaria Municipal de Saúde

Rua Dias Cabral, 569 - Centro
CEP 57020-250 // Telefone: 82 3312-5400
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.