Estudantes de escolas municipais vão representar Maceió na etapa estadual do prêmio MPT na Escola

Premiação incentiva prevenção ao trabalho infantil

Janaina Farias/ Ascom Semed 04/07/2024 às 14:56
Estudantes de escolas municipais vão representar Maceió na etapa estadual do prêmio MPT na Escola
Estudantes vencedoras do Prêmio MPT na Escola, categoria conto, Sara Santos e Maria Ruttllayny, da Escola Municipal Audival Amélio. Foto: Cortesia

Com o tema trabalho infantil, alunos das escolas municipais Audival Amélio, Deraldo Campos e Yêda de Oliveira vão representar a Secretaria Municipal de Educação (Semed) na etapa regional do Prêmio MPT na Escola. Eles conquistaram os primeiros lugares nas categorias música, poesia, conto e desenho.

A ação faz parte do projeto Resgate a Infância, promovido pelo Ministério Publico do Trabalho (MPT), cujo objetivo principal é prevenir e combater o trabalho infantil. A etapa regional ocorreu nas escolas no mês de junho e os primeiros colocados participarão da etapa estadual, que acontecerá em agosto. A atividade envolveu ao todo sete escolas e todas foram contempladas com primeiro e segundos lugares.

O projeto foi desenvolvido em quatro categorias: conto, música, poesia e desenho. Os estudantes realizam a produção e apresentam seus próprios trabalhos. Todas as atividades são orientadas e acompanhadas por professores e demais profissionais, responsáveis por cada escola.

Segundo a coordenadora do projeto na Semed, Verônica Aguiar Vitório, a parceria com o MPT promove a capacitação para sensibilizar professores, coordenadores pedagógicos e assistentes sociais, que atuam nas escolas municipais, a incluírem no currículo do Ensino Fundamental a iniciativa "Resgate à Infância".

Para Verônica, a ideia é conscientizar os pais de alunos, a comunidade escolar e a sociedade que o melhor para criança e para o adolescente é estudar. “A ideia é sensibilizar e conscientizar a todos que o melhor caminho é o estudo. É o único meio para que os adolescentes possam crescer e ter um futuro com mais oportunidades. Essa é a proposta do projeto MPT na Escola, uma vez que sabemos que a escola tem seu papel fundamental como rede de proteção para garantia dos direitos das crianças e adolescentes”, afirma.

Primeiros lugares na categoria conto e poesia

A Escola Municipal Audival Amélio conquistou o primeiro lugar em duas categorias: conto e poesia. De acordo com a assistente social da unidade de ensino, que orientou os trabalhos, Lourene Galdino da Silva, as atividades do Projeto MPT na Escola foram desenvolvidas com as turmas do 4º e 5º anos nos turnos da manhã e da tarde.

Ela explica que no primeiro momento foi feito a exposição do que é o trabalho infantil com vídeos, relatos de pessoas que passaram pela situação e de como pode ser prevenido e combatido pelas autoridades e profissionais com intermédio de políticas públicas.

Em seguida, segundo ela, foi a vez de colocar em prática os conhecimentos, bem como explicar o regulamento do prêmio. “Fizemos uma pré-seleção na escola, com os trabalhos produzidos. Ao todo, nessa escola, foram uns 25 trabalhos produzidos entre as seis turmas, nas categorias desenho, música, poema e conto”, diz a assistente social.

Alunas premiadas

As alunas, Sara Santos e Maria Ruttllayny, ambas do 5º ano, orientadas pela professora Alyne Daniele da Silva, conquistaram o primeiro lugar na categoria conto, ao abordar "A importância do combate ao Trabalho Infantil".

“Quando eu recebi a notícia que tinha ficado em primeiro lugar, fiquei muito feliz em saber que as pessoas tinham gostado do meu conto. Entendi que as crianças não devem trabalhar e sim estudar, para que elas cresçam e tenham um futuro melhor”, revela uma das vencedoras, Sara Santos, estudante de 11 anos, que quer seguir a carreira de advogada.

A aluna Maria Ruttlllayny fez dupla com a Sara e fala sobre a obra vencedora. "O conto era sobre dois irmãos que trabalhavam para conseguir seu sustento. Com isso, aprendi que as crianças não devem trabalhar, senão perderemos nossa infância. A gente conseguiu ganhar, mas isso só foi possível com a ajuda da professora Aline e de Deus, principalmente”, comenta.

Já as estudantes do 5º ano Brenda Vitória e Julia Emilly, também da Escola Municipal Audival Amélio, ambas orientadas pela professora Tânia Núbia de Lima, ficaram com o primeiro lugar na categoria poesia, com o tema "A escola tem poder". “Eu aprendi com um poema que lugar de criança é na escola", ressalta Brenda, que ser psicóloga.

Para a mãe de Brenda Vitória, Edileide de lima Ramos, trabalhos como esses conscientizam os pais e reforçam a importância das crianças frequentarem a escola. “Eu achei muito importante esse trabalho ser desenvolvido na escola. Só assim, conscientiza os pais a deixarem os filhos a frequentar a escola”, pontua.

Prêmio MPT na Escola

O Prêmio MPT na Escola faz parte do projeto Resgate à Infância do Ministério Público do Trabalho, que é realizado em parceria com os demais órgãos e entidades da rede de proteção da criança e do adolescente.

A iniciativa tem por objetivos prevenir e combater o trabalho infantil, fomentar políticas públicas, promover a formação e proteger o trabalhador adolescente.

SEMED

Secretaria Municipal de Educação

Rua General Hermes, 1199 - Cambona
CEP 57017-201 // Telefone: (82) 3312-5608
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.