Prefeitura de Maceióhttps://maceio.al.gov.br/pt-BRMon, 30 Dec 2024 14:00:02 -0300Mon, 30 Dec 2024 14:00:02 -0300Pré-matrícula online para novatos da rede pública de Maceió vai de 13 a 19 de janeirohttps://maceio.al.gov.br/noticias/semed/pre-matricula-online-para-novatos-da-rede-publica-de-maceio-vai-de-13-a-19-de-janeiroMon, 30 Dec 2024 12:29:00 -0300https://maceio.al.gov.br/noticias/semed/pre-matricula-online-para-novatos-da-rede-publica-de-maceio-vai-de-13-a-19-de-janeiroA pré-matrícula online para novos estudantes nas unidades escolares que integram a rede municipal de ensino de Maceió acontece entre os dias 13 e 19 de janeiro, exclusivamente no portal www.maceio.al.gov.br. Na pré-matrícula podem ser selecionadas até três opções de escolas.

As datas foram divulgadas pela Secretaria Municipal de Educação (Semed), em portaria publicada no Diário Oficial de Maceió de sexta-feira, 27 de dezembro de 2024.

A distribuição de vagas será feita observando a disponibilidade física de cada unidade de ensino e o tipo de atendimento prestado, prevalecendo a seguinte ordem de prioridade: alunos com deficiência; ter irmãos na escola selecionada em uma das três opções; e idade para a etapa/ano, tendo o estudante mais novo prioridade sobre o mais velho.

A pré-matrícula online consiste no preenchimento de formulário eletrônico, no qual os estudantes (caso sejam maiores de idade ou emancipados), pais ou responsáveis devem informar alguns dados, e selecionar até três opções de unidades escolares, preferencialmente próximas de suas residências.

Os interessados também podem procurar presencialmente as unidades de ensino, que auxiliarão a comunidade no processo de pré-matrícula online.

Para a realização da pré-matrícula online, são necessárias as seguintes informações:

I. Nome completo da criança/estudante;

II. Data de nascimento;

III. Sexo;

IV. Endereço completo, inclusive o CEP e código de acordo com a

conta de energia;

V. Telefone para contato;

VI. Endereço de e-mail (se possuir);

VII. Nome da filiação 1 e 2;

VIII. Nome do responsável legal;

IX. CPF do responsável legal;

X. Declarar se é pessoa com deficiência;

XI. Rede Escolar de origem;

XII. Ano/etapa/período pretendido;

XIII. Escolher os turnos em que deseja ser matriculado;

XIV. Selecionar até três opções de escola.

Matrículas e lista de suplência

Passado o período de pré-matrícula, as matrículas serão realizadas presencialmente, na unidade onde o aluno foi alocado, de 28 a 31 do mesmo mês. Caso o candidato não compareça à unidade de ensino selecionada no período da confirmação da matrícula, perderá automaticamente a vaga.

A Semed divulgará, de 03 a 07 de fevereiro, a lista de suplência para as escolas nas quais as demandas por vagas para determinados anos ou etapas forem maiores que a oferta.

A coordenadora técnica de Informação e Estatística Educacional da Semed, Maria Elias, alerta aos pais e responsáveis atenção aos prazos para realização da pré-matrícula e para a confirmação da matrícula, e explica o funcionamento da lista de suplência:

O estudante que não for alocado em nenhuma das opções inseridas no formulário entrará na lista de vagas remanescentes, ou seja, conforme for surgindo vaga nas escolas, vamos chamando quem tiver nessa relação, obedecendo a ordem da lista, de acordo com o ano, a etapa, e o período”.

Calendário escolar e rede municipal

O ano letivo 2025 será no dia 10 de fevereiro de 2025 para as unidades de ensino que concluíram o ano letivo 2024 até 30 de dezembro de 2024. As demais unidades terão o calendário escolar com início de ano letivo 2025, após os 30 dias de férias do corpo docente.

Já o recesso escolar será de 20 de junho a 04 de julho de 2025. A portaria com as orientações para o calendário foi publicada em edição extraordinária do Diário Oficial de Maceió do dia 27 de dezembro.

Hoje, a Prefeitura de Maceió possui uma rede de ensino com 157 unidades escolares, sendo 60 CMEIs (Centros Municipais de Educação Infantil), popularmente conhecidos como creches, e 91 Escolas de Ensino Fundamental, atendendo, ao todo, cerca de 58 mil estudantes.

Dessas 157 unidades, somente o Centro Municipal de Educação Infantil - Rede Parceira (CMEI-RP) Cláudia Maria da Silva Brasil, localizado no Conjunto Graciliano Ramos, no bairro Cidade Universitária, não abrirá vagas, uma vez que o CMEI (Gigantinho) foi aberto à comunidade neste mês de dezembro.

Criança matriculada na rede de ensino de Maceió - Ascom Semed
Criança matriculada na rede de ensino de Maceió - Ascom Semed
]]>
Vigilância Sanitária promove ações educativas em diversas partes da capitalhttps://maceio.al.gov.br/noticias/sms/vigilancia-sanitaria-promove-acoes-educativas-em-diversas-partes-da-capitalMon, 30 Dec 2024 11:18:00 -0300https://maceio.al.gov.br/noticias/sms/vigilancia-sanitaria-promove-acoes-educativas-em-diversas-partes-da-capitalA Vigilância Sanitária de Maceió realizou durante este fim de semana, 28 e 29 de dezembro, uma ação educativa nas orlas de Pajuçara, Ponta Verde, Jatiúca e no Parque do Centenário, para incentivar a população a consumir produtos de qualidade e com boas condições de higiene.

A ação faz parte do "De Olho Vivo no Verão", projeto que intensifica as atividades educativas junto à população e comerciantes durante a alta temporada na capital.

De acordo com Airton Santos, chefe especial da Vigilância Sanitária, essas ações são essenciais para garantir a segurança de quem consome e a consciência de quem vende esses produtos.

"Durante as visitas dos fiscais são observados aspectos como higiene do local, armazenamento dos produtos, uso dos EPIs, refrigeração e esses comerciantes recebem orientações sobre a melhor forma de manejar esses alimentos para garantir a saúde da população", explica.

]]>
Prefeitura autua BRK por despejo de esgoto na Mangabeirashttps://maceio.al.gov.br/noticias/seminfra/prefeitura-autua-brk-por-despejo-de-esgoto-na-mangabeirasMon, 30 Dec 2024 10:34:00 -0300https://maceio.al.gov.br/noticias/seminfra/prefeitura-autua-brk-por-despejo-de-esgoto-na-mangabeirasUma ação da Operação Línguas Sujas, realizada nesta segunda-feira (30) pela Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra) e pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), identificou transbordo de esgoto em grande volume em um poço de visita da rede administrada pela BRK Ambiental, na Mangabeiras, em via de acesso à Avenida Comendador Gustavo Paiva.

No local, as equipes flagraram um grande volume de água contaminada adentrando de forma irregular a rede de drenagem pluvial e sendo direcionada ao mar. A prática, que é proibida pelo Código Municipal de Meio Ambiente (Lei Nº 4.548/96), configura crime ambiental e compromete a balneabilidade das praias, prejudicando a biodiversidade e um dos principais atrativos turísticos de Maceió.

Diante da gravidade da situação, a Prefeitura de Maceió acionou a BRK Ambiental e pediu urgência no reparo do problema, uma vez que o despejo pode causar graves danos tanto ao meio ambiente marinho quanto à estrutura física da rede de drenagem

A BRK Ambiental será autuada pela prática ilegal, que configura crime ambiental de acordo com o Código Municipal de Meio Ambiente (Lei Nº 4.548/96). O lançamento de esgoto na rede de drenagem pluvial é proibido por lei e causa sérios danos ao meio ambiente, como a contaminação das águas marinhas e a ameaça à biodiversidade local.

]]>
Réveillon modificará trânsito na região da orla de Maceióhttps://maceio.al.gov.br/noticias/dmtt/reveillon-modificara-transito-na-regiao-da-orla-de-maceioMon, 30 Dec 2024 09:54:00 -0300https://maceio.al.gov.br/noticias/dmtt/reveillon-modificara-transito-na-regiao-da-orla-de-maceioCom o intuito de proporcionar segurança viária a quem for prestigiar a tradicional queima de fogos na orla marítima da capital, o Departamento Municipal de Transportes e Trânsito (DMTT) organizou um esquema de bloqueios. As intervenções buscam isolar a Avenida Silvio Carlos Viana, especialmente no entorno do Marco dos Corais e Totem Eu Amo Maceió, trecho onde é aguardado uma maior concentração de pessoas.

Para a ocasião, os bloqueios serão executados desde o Edifício Thalassa (início da Rua Aberta) até o encontro da Avenida Álvaro Otacílio com a Rua Deputado José Lages (Academia Selfit). As intervenções começam a valer, parcialmente, às 16h desta terça-feira (31), e avançarão até por volta das 19h, quando os impedimentos de circulação de veículos serão totais até o término do evento, previsto para as primeiras horas da manhã do dia 1° de janeiro.

Além da presença dos agentes, os bloqueios serão executados com materiais de interdições, a exemplo de barreiras, cones e supercones. Ao todo, 24 equipes estarão envolvidas na operação de Réveillon.

Confira todos os pontos de bloqueio

Rua Deputado José Lages com Avenida Álvaro Otacílio

Rua Dr. Noel Nutels com Rua Senador Rui Palmeira

Rua Senador Rui Palmeira com Avenida Álvaro Otacílio

Rua Pompeu Sarmento com a Avenida Professor Sandoval Arroxelas

Avenida Professor Sandoval Arroxelas com Avenida Álvaro Otacílio

Rua Cláudio Ramos com Avenida Doutor José Sampaio Luz

Avenida Doutor José Sampaio Luz com Avenida Álvaro Otacílio

Rua Professora Hígia Vasconcelos com Rua Deputado Rubens Canuto

Rua Professora Hígia Vasconcelos com Rua General João Saleiro Pitão

Rua General João Saleiro Pitão com Avenida Álvaro OtacílioAvenida Álvaro Otacílio com Rua Durval Guimarães
Rua Francisco Laranjeiras com Rua Durval Guimarães
Rua Francisco Laranjeiras com Rua Engenheiro Mário De Gusmão
Rua Engenheiro Mário De Gusmão com Avenida Álvaro Otacílio
Rua Francisco Laranjeiras com Avenida Silvio Carlos Viana
Rua Engenheiro Mário de Gusmão com Rua Pompeu Sarmento
Avenida Silvio Carlos Viana com Rua Professora Hígia Vasconcelos
Avenida Silvio Carlos Viana com Rua Pompeu Sarmento
Avenida Silvio Carlos Viana com Rua José Freire Moura
Avenida Silvio Carlos Viana com Rua Carlos Tenório
Avenida Silvio Carlos Viana (lado Oposto ao Edifício Thalassa)
Avenida Doutor Antônio Gouveia (Banco Itaú)
Avenida Doutor Antônio Gouveia (Colégio Imaculada Conceição)
Avenida Doutor Antônio Gouveia com Travessa Doutor Antônio Gouveia
Rua Sampaio Marques - Praça Bumba Meu Boi

]]>
Feriado de Ano Novo altera funcionamento dos serviços de saúde em Maceióhttps://maceio.al.gov.br/noticias/sms/feriado-de-ano-novo-altera-funcionamento-dos-servicos-de-saude-em-maceioMon, 30 Dec 2024 09:40:00 -0300https://maceio.al.gov.br/noticias/sms/feriado-de-ano-novo-altera-funcionamento-dos-servicos-de-saude-em-maceioCom o feriado de Ano Novo se aproximando, os serviços da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) terão alterações nos dias 31 de dezembro e 1° de janeiro. Confira como ficarão os atendimentos na capital durante esses dias:

Unidades de Saúde e Pam Salgadinho

Todas as Unidades de Saúde da capital, inclusive o Pam Salgadinho, estarão fechadas nos dias 31 de dezembro e 1° de janeiro. Os atendimentos aos usuários serão retomados na quinta-feira (2).

Unidade de Vigilância de Zoonoses

A Unidade de Vigilância em Zoonoses (UVZ) também estará fechada para atendimento ao público na terça (31) e quarta-feira (1°) e, por isso, não irá realizar atendimentos clínicos e laboratoriais.

No entanto, a UVZ vai manter o regime de plantão para possíveis apreensões de animais e demais denúncias da população. O plantão funcionará no horário das 8h às 16h e pode ser acionado por meio do WhatsApp (82) 98882-8240.

Vacinação

Na véspera de Ano Novo, dia 31, a vacinação seguirá funcionando em horário especial nos pontos fixos de imunização:

- Maceió Shopping e Shopping Pátio - 12h às 18h;
- CAT Mercado - 8h às 14h;
- Tenda do Saúde da Gente (Chã de Bebedouro - por trás do Caps Sadi Carvalho) - 8h às 18h.

No dia 1° de janeiro, todos os pontos estarão fechados.

Saúde da Gente

O programa, que agora conta com uma frente única, estará funcionando normalmente durante o dia 31 de dezembro, das 8h às 20h, beneficiando os moradores da Chã de Bebedouro. No dia 1°, o Saúde da Gente não funcionará, retomando seus atendimentos no dia 2 de janeiro.

CAT Mercado

O Centro de Atendimento ao Turista (CAT) Mercado, situado no Estacionamento do Mercado do Artesanato (Levada), também manterá seu funcionamento normal no dia 31, onde estará disponibilizando serviços de saúde das 8h às 14h. Já na quarta, dia 1°, o serviço não funcionará.

]]>
Maceió terá quatro pontos de queima de fogos no Réveillon de Todos Nóshttps://maceio.al.gov.br/noticias/fmac/maceio-tera-quatro-pontos-de-queima-de-fogos-no-reveillon-de-todos-nosSat, 28 Dec 2024 18:45:00 -0300https://maceio.al.gov.br/noticias/fmac/maceio-tera-quatro-pontos-de-queima-de-fogos-no-reveillon-de-todos-nosA festa da virada de ano contará com espetáculos de luz e cores que vão iluminar diferentes pontos da cidade, ao oferecer uma experiência inesquecível para maceioenses e turistas. Desta vez, o Réveillon de Todos Nós contará com quatro pontos de queima de fogos de artifício para celebrar a chegada de 2025.

A queima de fogos acontecerá em locais estratégicos para dar mais visibilidade e acesso ao público de diversas regiões da cidade. O evento será realizado de forma segura e coordenada, com aproximadamente 12 minutos de duração em cada ponto.

Os pontos confirmados para a queima de fogos são Ponta Verde, espaço Maceió é Massa, Pajuçara e Benedito Bentes.

Cada uma das áreas será iluminada por um espetáculo pirotécnico que vai criar um clima de festa e união entre os maceioenses. A escolha dos locais visa atender a diferentes públicos, com opções tanto na orla marítima e também em bairros mais afastados, o que garante a inclusão de toda a cidade nas festividades de fim de ano.

A Prefeitura de Maceió, por meio da Fundação Municipal de Ação Cultural, reforça o compromisso com a segurança, com equipes de apoio nas áreas de maior concentração de público, e orienta a todos que desfrutem da celebração com responsabilidade.

]]>
Maceió celebra chegada do ano novo com festa gratuita no Biuhttps://maceio.al.gov.br/noticias/fmac/maceio-celebra-chegada-do-ano-novo-com-festa-gratuita-no-biuSat, 28 Dec 2024 18:00:00 -0300https://maceio.al.gov.br/noticias/fmac/maceio-celebra-chegada-do-ano-novo-com-festa-gratuita-no-biuA Prefeitura de Maceió, por meio da Fundação Municipal de Ação Cultural, promove mais uma edição do Réveillon de Todos Nós, com uma grande festa gratuita que levará música, alegria e união para o bairro Benedito Bentes. O evento acontece no dia 31 de dezembro, a partir das 19h, na rua próxima ao terminal de ônibus.

Com uma programação recheada de atrações, o palco receberá nomes consagrados de diferentes estilos musicais. A festa contará com os shows de O Rodo, Garota Sertaneja, Ponney do Arrocha, Jonas Esticado, Forró dos Plays e Patrulha do Samba.

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

A iniciativa faz parte do compromisso da gestão municipal em promover eventos gratuitos e acessíveis, que celebrem a diversidade cultural e fortaleçam os laços da comunidade. O Réveillon de Todos Nós promete ser uma noite inesquecível, cheia de alegria e boas vibrações para começar 2025 com o pé direito.

O presidente da Fundação Municipal de Ação Cultural, Myriel Neto, destaca a importância de levar a celebração para um dos bairros mais populosos da cidade. "Com o Réveillon de Todos Nós, reafirmamos nosso compromisso em democratizar o acesso à cultura e ao lazer. Escolhemos o Benedito Bentes para celebrar a chegada de 2025, mostrando que a alegria e a festa devem alcançar todas as regiões de Maceió. Queremos que cada cidadão se sinta parte dessa grande comemoração”, afirma.

]]>
Orla marítima ganha novo visual com a instalação de novos mobiliárioshttps://maceio.al.gov.br/noticias/seminfra/orla-maritima-ganha-novo-visual-com-a-instalacao-de-novos-mobiliariosSat, 28 Dec 2024 09:00:00 -0300https://maceio.al.gov.br/noticias/seminfra/orla-maritima-ganha-novo-visual-com-a-instalacao-de-novos-mobiliariosA Prefeitura de Maceió, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra), iniciou a instalação de novos mobiliários urbanos em diversos pontos estratégicos da orla de Ponta Verde. Com o objetivo de modernizar e tornar os espaços mais confortáveis e seguros, a iniciativa busca atender os moradores e turistas, que vão contar com locais aprimorados para repouso e contemplação das belezas naturais da região.

Ao todo, cerca de 78 bancos de diversos modelos serão instalados em pontos estratégicos da orla marítima, bem como espreguiçadeiras para contemplação, além de bicicletários e floreiras que vão contribuir para a harmonização dos espaços e o incentivo à mobilidade sustentável. Os novos bancos são projetados com materiais modernos que não aquecem em altas temperaturas, o que garante maior conforto mesmo em dias ensolarados. A substituição também abrange mobiliários antigos e danificados.

Os principais pontos de instalação incluem áreas próximas ao Maceió Mar Hotel, o mirante nas imediações da Praça Emílio de Maia, o Parque Linear da Ponta Verde (antigo canteiro central), ambos os ambientes estão sendo reformados. Além disso, serão instalados novos bicicletários e itens de paisagismo para promover uma harmonização com a paisagem local.

Nos últimos quatro anos, a gestão municipal revitalizou mais de 40 espaços públicos como praças e parques, com destaque para o Parque Linear do Vergel, Parque Centenário, no Farol, e o Parque Esportivo do Biu, que se tornaram importantes pontos de convívio social para a população.

]]>
Bell Marques lidera arrastão no primeiro dia de 2025 em Maceióhttps://maceio.al.gov.br/noticias/fmac/bell-marques-lidera-arrastao-no-primeiro-dia-de-2025-em-maceioFri, 27 Dec 2024 18:00:00 -0300https://maceio.al.gov.br/noticias/fmac/bell-marques-lidera-arrastao-no-primeiro-dia-de-2025-em-maceioA Prefeitura de Maceió prepara um início de ano inesquecível para maceioenses e turistas. No dia 1º de janeiro, o cantor Bell Marques comandará um grande arrastão em um trio elétrico, ao levar sua energia contagiante a um evento gratuito, que terá a concentração a partir das 15h, no Sete Coqueiros, na orla de Pajuçara.

Não é a primeira vez que Bell Marques transforma a orla marítima da cidade em uma festa popular. No início de 2024, o cantor reuniu multidões que cantaram e dançaram ao som de dos maiores sucessos.

Em 2025, o evento promete ser ainda maior e cheio de animação. “Bell Marques é sempre sinônimo de alegria e celebração. Ele já é parte da tradição de Maceió no Réveillon e fará desse arrastão mais um momento inesquecível", afirmou o presidente da FMAC, Myriel Neto.

]]>
Justiça mantém Faixa Verde e proibição de estacionamento no Canteiro Central da Silvio Vianahttps://maceio.al.gov.br/noticias/dmtt/justica-mantem-faixa-verde-e-proibicao-de-estacionamento-no-canteiro-central-da-silvio-vianaFri, 27 Dec 2024 15:53:00 -0300https://maceio.al.gov.br/noticias/dmtt/justica-mantem-faixa-verde-e-proibicao-de-estacionamento-no-canteiro-central-da-silvio-vianaA Justiça de Alagoas atendeu ao recurso do Departamento Municipal de Transportes e Trânsito (DMTT) e concedeu efeito suspensivo sobre a decisão agravada, que suspendia a ampliação da Faixa Verde e medida que proíbe estacionamento na área do Canteiro Central da Av. Silvio Carlos Viana, na Ponta Verde. Com a decisão, tomada nesta sexta-feira (27), voltam a valer as ações de fiscalização na região tanto na área externa, onde há a pintura verde, como na área interna.

A Faixa Verde é uma medida necessária para a reorganização do trânsito na região. O espaço é mais uma ação de incentivo à mobilidade ativa e promove a acessibilidade e a integração para as pessoas que frequentam a orla de Maceió, respaldado em estudos técnicos realizados pela Diretoria Executiva de Engenharia de Tráfego e Mobilidade do DMTT.

"São intervenções pensadas, baseadas na legalidade, estudadas por nossas equipes e que visam melhorar a mobilidade urbana na região para garantir o uso dos espaços, especialmente pelos cadeirantes e pessoas com a mobilidade reduzida, por quem quer caminhar, correr, pessoas com crianças em carrinhos de bebê, por exemplo, e no passeio em família. Tudo isso acompanhado de segurança", destaca o diretor-presidente do DMTT, André Costa.

O estudo técnico tem como base documentos como o Guia Global de Desenho de Ruas, que estabelece uma nova referência mundial para o desenho de vias urbanas. Também foi utilizada como referência, a Lei 12.587/2012 da Política Nacional de Mobilidade Urbana, que tem como incentivo à mobilidade ativa; a priorização dos modos não motorizados; a integração entre os modos de transporte; a criação de espaços públicos para a prática de atividades físicas; o desestímulo ao uso do automóvel. Foram incluídos ainda o Estatuto da Cidade (Lei Federal Nº 10.257/2001) e o Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

Entre as ações citadas, está a redução do espaço destinado à passagem e ao estacionamento de veículos nas áreas urbanas. "É de responsabilidade dos órgãos executivos de trânsito, conforme diz o Art. 24, Capítulo XVI do CTB, disciplinar o trânsito, planejar e adotar medidas que visem a redução da circulação de veículos e a reorientação do tráfego, com o objetivo de diminuir a emissão de poluentes", pontua André.

No que se refere ao CTB, também foi observado o artigo 181 inc. VIII, que trata da proibição de estacionamento de veículos ao lado de canteiros centrais, prática que acontecia antes da medida tomada pelo DMTT, no dia 10 de dezembro de 2024.

Para a medida, também foi realizada a contagem veicular, processo de monitoramento e registro de veículos em uma determinada área, como ruas, avenidas, rodovias e outros tipos de vias. O trabalho é frequentemente utilizado para coletar dados sobre o tráfego, com o objetivo de ajudar em estudos de mobilidade urbana, planejamento de infraestrutura de transporte e ainda para otimizar o fluxo de trânsito.

Para a avaliação do cenário viário atual, no entorno da intervenção, que compreende as vias que margeiam a Orla Marítima (Av. Dr. Antônio Gouveia e Av. Silvio Carlos Viana) e as vias internas paralelas à Orla (Rua Epaminondas Gracindo, Rua Jangadeiros Alagoanos e Rua Engenheiro Mário de Gusmão) foi realizada a contagem veicular em pontos como o cruzamento da Av. Álvaro Otacílio com a Engenheiro Mário de Gusmão.

Os técnicos do DMTT verificaram o impacto do volume de veículos na saída do trecho da Faixa Verde; no cruzamento da Rua Epaminondas Gracindo com a Rua João Camerino, para analisar o impacto do volume de veículos na entrada do trecho que corresponde à Faixa Verde; e no início Av. Antônio Gouveia, próximo ao Porto de Maceió, para obter o volume de veículos que transitavam pela via.

A implantação de espaços exclusivos para modais ativos, como a Faixa Verde, é uma prática mundial e, como indica o Guia Global de Desenho de Ruas, em seu item “estratégias para o desenho de ruas”, é preciso reconfigurar o espaço, alterando as geometrias de forma a priorizar as opções de mobilidade ativa e sustentáveis, fornecendo instalações dedicadas que priorizem os pedestres, ciclistas e o uso do transporte público.

Exemplos bem-sucedidos não são raros, como em São Paulo, onde a Rua Joel Carlos Borges, no bairro Brooklin, passou por uma requalificação para oferecer melhores condições de segurança e acessibilidade, o que fez com que a via se tornasse mais adequada à circulação de milhares de pedestres que percorrem o local todos os dias.

Também em São Paulo, calçadões no Centro foram criados na década de 1970, a partir da necessidade de atender à crescente demanda por circulação de pessoas, comércio especializado e valorização do patrimônio cultural. A medida levou à transformação das ruas tradicionais do bairro em espaços exclusivos para os pedestres, revertendo a prioridade antes dada aos automóveis. A intervenção resultou na requalificação da área, com a criação de espaços públicos livres que oferecem conforto aos usuários, com áreas de estar, sombra durante o dia e iluminação noturna adequada.

"Temos exemplos em São Paulo, maior cidade do País, com uma frota de veículos muito maior que a de Maceió, e que vem adotando medidas para que as pessoas ocupem o espaço nas ruas. Aconteceu no Centro, no Brooklin e acontece também na Av. Paulista, onde a via é fechada para carros e é ocupada pelos pedestres", ressalta André Costa.

O diretor-técnico do DMTT cita outros exemplos de mobilidade ativa que foram implantados na cidade na capital cearense. "Temos medida parecida em Maceió, com a Rua Fechada aos domingos, exatamente onde está o canteiro central da Av. Silvio Carlos Viana. Também cito Fortaleza, que destina espaços para caminhada e principalmente para o ciclismo. É trazer as pessoas para as ruas, incentivar o convívio social", completa André.

Além de São Paulo, o estudo também cita exemplos fora do Brasil, como em Copenhague, na Dinamarca, e Munique, na Alemanha. Clique aqui e confira o estudo completo.

Transporte Público

O DMTT ainda ressalta que os ônibus do Sistema Municipal de Transportes Urbano (SMTU) não circulam pela Avenida Silvio Carlos Viana ou pela Rua Dr. Antônio Gouveia. No entanto, uma rota de transporte público está disponível na via paralela, que engloba as Ruas Epaminondas Gracindo, Jangadeiros Alagoanos e Engenheiro Mário de Gusmão, para atendimento aos usuários que circulam na região.

No período de fim de ano, há ainda a oferta de ônibus gratuitos, o Free Tour Natal de Todos Nós, que faz o trajeto por toda a orla marítima, inclusive pela Av. Silvio Carlos Viana, saindo do Mercado das Artes 31, no Jaraguá, e indo até o Posto Sete, na Jatiúca; e retornando para o Mercado também pela Av. Silvio Carlos Viana. Os veículos, todos Geladão, começam a circular às 18h e seguem até às 23h45 e são uma opção para que as pessoas possam ir à orla marítima de ônibus, sem precisar pagar a passagem.

Faixa Verde

A implantação das faixas verdes está entre as ações da Prefeitura de Maceió, por meio do DMTT, que visam incentivar a mobilidade ativa, o que inclui caminhar, andar de bicicleta e a utilização de outros meios de transporte não motorizados.

Os espaços, iniciados na orla de Ponta Verde, atendem a públicos diversos e ganharam um aspecto inclusivo, especialmente voltado para cadeirantes, como já acontece em outros pontos com ciclo faixas, como a do Torcedor, no Trapiche da Barra, e a Faixa Compartilhada, na Gruta de Lourdes, e ainda na Av. Sandoval Arroxelas, na Jatiúca.

]]>