Procon Maceió



O Procon Maceió é o órgão municipal de defesa do consumidor que conta com uma equipe multidisciplinar para atender as demandas dos maceioenses. São advogados, pessoas que já atuaram na área de defesa do consumidor e assistentes sociais.


Procon Maceió funciona na Secretaria Municipal de Economia (Semec), na Rua Pedro Monteiro, 47, no Centro, também mantém um núcleo de atendimento em parceria com o Centro Universitário Cesmac, instalado na Rua Iris Alagoense, 458, no bairro Farol das (8h às 14h); Centro Universitário Uninassau na rua José de alencar, 511, farol, das (8h às 12h e das 14h às 17h); Universidade Mário Pontes Jucá, antiga FAT, Av Pres. Roosevelt, barro duro, das (8h às 13h).


Contatos:
WhatsApp (82)98882-8326
0800 082 4567

atendimento@procon.maceio.al.gov.br

O trabalho do Procon Maceió é focado no serviço de atendimento e de apuração de denúncias, preparando os ficais para atuar de forma oficiosa, executando fiscalização, independente de denúncia. Dessa forma, o órgão acompanha se estão sendo cumpridas as obrigações dos fornecedores.

Entre as demandas mais comuns dos Procons há o superendividamento com instituições financeiras, problemas com planos de saúde e de telefonia. Esses segmentos são os mais vigiados e o Procon Maceió trabalha na autuação das irregularidades. Além dessa mediação com o consumidor em relação a dívidas, trabalhos de educação ao consumo consciente também são desenvolvidos.

O ponto de atendimento do Cesmac é fruto de uma parceria entre a instituição de ensino e o Procon Maceió e tem como objetivo principal prestar o atendimento já ofertado pelo Procon, além do foco na conciliação e mediação de conflitos referentes ao consumo e atenção ao consumidor superendividado.

“O núcleo de atendimento no Cesmac ampliou nossa capacidade de atendimento. O espaço, cedido gratuitamente pela faculdade, realiza todas as atividades que são oferecidas na sede. Nós fazemos conciliações e mediações, além de contar com um núcleo próprio de superendividamento, que é um dos maiores problemas do consumidor maceioense hoje”, completa o diretor.

Trabalho integrado com a população

Além do atendimento na sede e no núcleo do Cesmac, o órgão mantém oferta os projetos Procon Porta a Porta, Procon Mirim e Você Fiscal, levando os mesmos serviços para diversos locais da cidade e aproximando-se da população como forma de incentivo à busca por direitos e de agilizar o encaminhamento e atendimento de demandas.

Procon Porta a Porta – consiste em visitas de fiscais e atendentes do Procon Maceió aos bairros mais afastados, aproximando os consumidores do órgão, além de orientar a população sobre as leis de defesa do consumidor.

Procon Mirim – Realizada em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Semed), a aço leva um grupo de alunos a um estabelecimento comercial, onde recebe informações sobre a fiscalização e orientações sobre o que os pais devem saber no ato da compra, além de receberem um certificado simbólico de Fiscal Mirim.

Você Fiscal – O consumidor tem a oportunidade de sugerir uma fiscalização por e-mail. Se o tema proposto for escolhido, o participante é convidado a acompanhar uma ação do órgão.

O cronograma mensal de ações é divulgado previamente no site oficial da Prefeitura de Maceió, o www.maceio.al.gov.br. O cidadão maceioense pode entrar em contato com a instituição por meio do telefone 199, 0800 082 4567, pelo WhatsApp 82 98882-8326 ou por e-mail, no atendimentoproconmaceio@gmail.com.