Sudes registra aumento de 37% em detritos retirados de canais em Maceió

Aumento foi registrado em junho e comparação é feita com a média dos cinco meses anteriores relacionados ao serviço

Alexandre Vieira/Ascom Sudes 05/07/2022 às 10:08
Sudes registra aumento de 37% em detritos retirados de canais em Maceió
Mês de junho fecha com aumento de 37% em detritos retirados de canais em Maceió. Foto: Ascom Sudes

Desde janeiro, a Superintendência Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Sudes) vem realizando o desassoreamento de canais em diversos locais da capital. A medida é feita de forma preventiva e emergencial, principalmente para conter alagamentos e transtornos para a população ribeirinha. Ao final do mês de junho, o órgão registrou um aumento de 37% em detritos retirados dos canais da cidade, em comparação a média dos meses anteriores de 2022, que é de 387 toneladas.

O aumento registrado é reflexo do período chuvoso. Mas, além disso, outro problema gera entupimentos e, consequentemente, transbordamentos: o descarte irregular. Ainda é comum localizar durante os serviços de desassoreamento materiais como pneus, móveis inservíveis e itens recicláveis, que poderiam receber a destinação correta através de serviços disponibilizados gratuitamente pela Prefeitura de Maceió, tais como a Coleta de Volumosos e a Coleta Seletiva porta a porta.

Ainda é comum localizar durante os serviços de desassoreamento materiais como pneus, móveis inservíveis e itens recicláveis. Foto: Ascom Sudes
Ainda é comum localizar durante os serviços de desassoreamento materiais como pneus, móveis inservíveis e itens recicláveis. Foto: Ascom Sudes

Este ano, as equipes que são compostas por mais de 30 agentes de limpeza e máquinas retroescavadeiras, já retiraram mais de 2.540 toneladas de detritos em cerca de 24 córregos da capital. Os serviços percorrem toda Maceió, incluindo os canais mais críticos, como o Canal do Papódromo, no Vergel, o Canal da Master, no Trapiche, Canal do Cigano, na Mangabeiras e os canais do Raminho e Celeste Bezerra, situados no bairro da Levada. Juntos, eles são responsáveis por mais da metade do valor total de resíduos recolhidos.

O superintendente de Desenvolvimento Sustentável, Ronaldo Farias, explica que o órgão tem trabalhado de forma intensa nos canais, visando evitar transtornos à população das localidades.

“Todos os dias temos uma programação de limpeza desses córregos. Continuamos intensificando para impedir que, durante as chuvas, esses canais transbordem e levem dificuldades para o cidadão que reside as margens”, disse.

Antes e depois do Canal do Papódromo, no Vergel, em um dos serviços realizados este ano. Foto: Ascom Sudes
Antes e depois do Canal do Papódromo, no Vergel, em um dos serviços realizados este ano. Foto: Ascom Sudes

Central de Monitoramento Sudes

O cidadão também pode contribuir com a Prefeitura de Maceió. Ao identificar um canal com dificuldade para o escoamento das águas pluviais, é possível solicitar que o serviço seja realizado. Para isso, basta enviar fotos ou vídeos, juntamente ao endereço completo do local para os Whatsapp 98802-4834 ou pedir informações pelos números 156 ou 0800 082 2600.

"Temos um canal de atendimento direto com a população. Queremos que o cidadão seja nosso aliado nos cuidados pela cidade e pessoas que passam por transtornos quando o período chuvoso chega. Além disso, a população deve coibir o descarte irregular, que é um dos principais fatores para os alagamentos", completou Farias.

ALURB

Autarquia de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana

Rua Cel. Pedro Lima, 69 - Jaraguá;
CEP 57022-220 // Telefone: (82) 3312-5380 | Central de Monitoramento Sudes: 0800 082 2600 / (82) 98802-4834 (Whatsapp) | Informações/Agendamento Parques: (82) 98801-3651
protocolo@alurb.maceio.al.gov.br
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h