Sudes recolhe mais de 1.900 toneladas de resíduos em bairros banhados pela Lagoa Mundaú

Locais foram afetados pelas chuvas restando muito lixo em vias e espaços públicos

Alexandre Vieira/Ascom Sudes 20/07/2022 às 10:37
Sudes recolhe mais de 1.900 toneladas de resíduos em bairros banhados pela Lagoa Mundaú
Sudes recolhe mais de 1.900 toneladas de resíduos em bairros banhados pela Lagoa Mundaú. Foto: Ascom Sudes

A Superintendência Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Sudes) retirou, nos bairros afetados pela enchente da Lagoa Mundaú, 1.909 toneladas de materiais, entre móveis inservíveis, recicláveis e resíduos domiciliares. Os trabalhos iniciaram no inicio do mês e foram concluídos na terça-feira (19). O serviço contemplou os bairros do Vergel do Lago, Fernão Velho, Pontal da Barra, Levada e Rio Novo.

Além dos materiais arrastados das residências atingidas pela enchente, havia também muito lixo descartado de forma irregular pela população em vias e espaços públicos. A quantidade de resíduo coletado pela Prefeitura preencheu cerca de 106 caçambas utilizadas pelo órgão para esse tipo de recolhimento.

Cerca de 106 caçambas de lixo foram retiradas. Foto: Ascom Sudes
Cerca de 106 caçambas de lixo foram retiradas. Foto: Ascom Sudes

O superintendente da Sudes, Ronaldo Farias, afirma que o trabalho foi realizado de forma intensa, aproveitando a trégua dada pelas chuvas logo após as enchentes. "Foram duas semanas buscando concluir o serviço de forma rápida e eficaz, levando algum conforto e bem-estar para os moradores que enfrentaram problemas durante estas chuvas", disse.

Pontos de lixo prejudicam a limpeza da cidade e geram transtornos durante o período chuvoso. Foto: Ascom Sudes
Pontos de lixo prejudicam a limpeza da cidade e geram transtornos durante o período chuvoso. Foto: Ascom Sudes

Para amenizar qualquer problema futuro relacionado ao período chuvoso, a Superintendência trabalha diariamente no recolhimento de pontos de lixo em vias e espaços públicos nos bairros da capital.

"Esse recolhimento de lixo nunca para. Estamos todos os dias nas ruas tentando manter a cidade limpa. No entanto, ainda é comum o descarte irregular, o que acaba prejudicando os próprios moradores do bairro quando chega o período chuvoso", concluiu o superintendente.

ALURB

Autarquia de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana

Rua Cel. Pedro Lima, 69 - Jaraguá;
CEP 57022-220 // Telefone: (82) 3312-5380 | Central de Monitoramento Sudes: 0800 082 2600 / (82) 98802-4834 (Whatsapp) | Informações/Agendamento Parques: (82) 98801-3651
protocolo@alurb.maceio.al.gov.br
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h