Representantes da Prefeitura de Maceió encerram viagem a São Paulo com visita ao aterro sanitário da cidade

Objetivo da ida à capital paulista foi conhecer novas práticas e equipamentos para aperfeiçoar a limpeza urbana de Maceió

Alexandre Vieira/Ascom Sudes 14/11/2022 às 12:21
Representantes da Prefeitura de Maceió encerram viagem a São Paulo com visita ao aterro sanitário da cidade
Representantes da Prefeitura de Maceió encerram viagem a São Paulo com visita ao aterro sanitário da cidade. Foto: cortesia

No último domingo (13), representantes da Prefeitura de Maceió encerraram a viagem a São Paulo, fazendo uma visita ao aterro sanitário da cidade. O objetivo da ida ao local era conhecer novos equipamentos, novas práticas e aperfeiçoar o trabalho realizado pela Superintendência Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Sudes) na limpeza urbana da capital alagoana.

A dupla formada pelo superintendente da Sudes, Ronaldo Farias, e a diretora de planejamento e serviços especiais do órgão, Kedyna Tavares, foi até o Ecoparque de Paulínia para conhecer o processo de captação de biogás, que vai até a geração de energia elétrica renovável, através da decomposição da matéria orgânica.

Foto: Ascom Sudes
Foto: Ascom Sudes

Ronaldo Farias pontuou o intuito da visita: "Pensando na preservação e recuperação ambiental, nós fomos ao Ecoparque da empresa Orizon Valorização de Resíduos para conhecer tecnologias e inovações referentes a destinação final e ambientalmente correta dos resíduos", afirmou.

Kedyna Tavares reforçou a fala do superintendente e destacou que o projeto de usinas de energia elétrica, movidas a biogás, será implantado na CTR Maceió em breve.

"A gestão está pensando em ressignificar o futuro do lixo da capital e foi buscar processos e tecnologias para serem implantados no aterro sanitário do Município, com a capacidade de gerar energia renovável, biogás, biometano e crédito de carbono, além de todos os processos que ajudam a construir um futuro mais sustentável", revelou.

A CTR Maceió, que será chamada de Ecoparque Maceió, ainda não tem data para iniciar suas atividades, mas atuará como a última barreira protetora do meio ambiente, reduzindo a emissão de gás carbônico, tratamento de resíduos com potencial de reaproveitamento pela indústria, e garantindo que o lixo, material que não pode ser reutilizado, seja destinado de forma ambientalmente adequada, evitando a contaminação de rios, mares, solos e o ar.

Anteriormente à ida ao CTR de São Paulo, o grupo visitou stands da Waste Expo Brasil, que é o maior evento da América Latina sobre a gestão de resíduos sólidos. Lá conheceram alguns maquinários que podem ser úteis para Maceió, como a varredeira mecanizada elétrica, utilizada para limpar vias e Surf Rake, utilizada na limpeza mecanizada da faixa de areia da praia.

Além da Waste Expo Brasil, a delegação foi para as ruas conhecer o funcionamento de equipamentos já existentes em Maceió, como os Ecopontos e os Pontos de Entrega Voluntária (PEVs), responsáveis por receber resíduos inservíveis e recicláveis, respectivamente.

ALURB

Autarquia de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana

Rua Cel. Pedro Lima, 69 - Jaraguá;
CEP 57022-220 // Telefone: (82) 3312-5380 | Central de Monitoramento Sudes: 0800 082 2600 / (82) 98802-4834 (Whatsapp) | Informações/Agendamento Parques: (82) 98801-3651
protocolo@alurb.maceio.al.gov.br
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h