Recicla Maceió: ação retirou mais de 70 quilos de recicláveis na orla marítima da capital

Redação 06/12/2021 às 11:54
Recicla Maceió: ação retirou mais de 70 quilos de recicláveis na orla marítima da capital

Iniciada no último domingo (5) e concluída na manhã desta segunda-feira (6), a edição de dezembro do Recicla Maceió recolheu mais de 70 quilos de recicláveis provenientes do descarte irregular na orla marítima da capital. A ação, coordenada pela Superintendência Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Sudes), contou com a parceria do Coletivo Praia Limpa e de duas cooperativas que atendem a cidade: Coopvila e Cooprel Benedito Bentes.

Recicla Maceió recolhe mais de 70 quilos de recicláveis na orla da capital. Foto: Ascom Sudes

Cerca de 50 pessoas, entre colaboradores da Superintendência, voluntários e cooperados, percorreram a faixa de areia das praias de Pajuçara, Ponta Verde e Jatiúca recolhendo resíduos despejados de forma inadequada por turistas e nativos. Os materiais mais encontrados foram garrafas pet, plástico de alimentos, bitucas de cigarro e garrafas de vidro.

Para Vírgina Lucena, coordenadora de Supervisão de Cooperativas e Recicláveis, ações desse tipo ajudam na preservação, mas ainda é necessário ter o apoio da população.

“De nada adianta se as pessoas não fizerem o descarte correto do resíduo que geram na praia. É essencial que a parceria entre poder público e cidadão aconteça”, disse Virgínia.

A equipe também orientou comerciantes e transeuntes das praias sobre o descarte correto do seu resíduo. “Tudo que passamos e fizemos aqui precisa ser seguido diariamente. Dessa forma, todos assumem a responsabilidade de manter a praia limpa, inclusive, fiscalizando se outras pessoas seguem o exemplo”, concluiu a coordenadora.

Parceria entre Prefeitura, cooperativas e Coletivo Praia Limpa mantém orla limpa. Foto: Ascom Sudes

Alexandre Vieira/Ascom Sudes

ALURB

Autarquia de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana

Rua Cel. Pedro Lima, 69 - Jaraguá;
CEP 57022-220 // Telefone: (82) 3312-5380 | Central de Monitoramento Sudes: 0800 082 2600 / (82) 98802-4834 (Whatsapp) | Informações/Agendamento Parques: (82) 98801-3651
protocolo@alurb.maceio.al.gov.br
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h