Prefeitura participa de ação sustentável em praias da capital no próximo sábado (17) e domingo (18)

Ações fazem alusão ao Dia Mundial da Limpeza de Praias, comemorado no próximo dia 21

Alexandre Vieira / Ascom Sudes 16/09/2022 às 10:00
Prefeitura participa de ação sustentável em praias da capital no próximo sábado (17) e domingo (18)
Prefeitura de Maceió participa de ação sustentável em praias da capital no próximo sábado (17) e domingo (18).

No próximo fim de semana, a Prefeitura de Maceió irá participar de mais uma ação sustentável. Dessa vez, a parceria com ONG Ipioca Praia Limpa e o Instituto Biota será voltada para a limpeza de praias da capital. No sábado (17), as equipes estarão atuando na Praia de Guaxuma. No Domingo (18), a atividade será realizada na Praia de Ipioca, ambas no litoral norte de Maceió.

A ação faz alusão ao Dia Mundial da Limpeza de Praias e Rios, comemorado no próximo dia 21 de setembro, onde pessoas se reúnem em todo o mundo para fazer o recolhimento de resíduos na costa e catalogá-los. Servidores da Superintendência Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Sudes), integrantes das ONGs e voluntários irão receber sacos de lixo, que utilizarão para reunir resíduos e levá-los ao local correto para descarte.

Kedyna Tavares, diretora de planejamento e serviços especiais da Sudes, afirma que, independente da data, os cuidados com as praias e rios devem ser constantes.

"Mais uma vez iremos fazer o recolhimento de lixo jogado irregularmente pela população. Temos realizado esse trabalho frequentemente, pois falta consciência ambiental. Não só em datas assim os cuidados devem ser tomados", disse.

Além do recolhimento de resíduos, as equipes de educação ambiental da Sudes irão orientar visitantes e comerciantes destas regiões para que cuidem mais do local e fortaleçam o descarte correto dos resíduos gerados.

"Orientando e mostrando na prática como se faz pode ser essencial para que algumas pessoas entendam a importância da preservação. São belezas naturais e animais importantes para que o ecossistema que devemos proteger", concluiu a diretora.

Ao final da ação, o lixo coletado passará por uma triagem, onde os resíduos sólidos serão separados dos orgânicos e receberão a destinação correta. O que não puder ser reciclado ou reutilizado será encaminhado ao aterro sanitário da capital.

ALURB

Autarquia de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana

Rua Cel. Pedro Lima, 69 - Jaraguá;
CEP 57022-220 // Telefone: (82) 3312-5380 | Central de Monitoramento Sudes: 0800 082 2600 / (82) 98802-4834 (Whatsapp) | Informações/Agendamento Parques: (82) 98801-3651
protocolo@alurb.maceio.al.gov.br
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h