População da Serraria ganha nova área de embarque em ônibus livre de descarte de entulhos

Espaço antes tomado por lixo e barro, agora se tornou ambiente confortável e seguro para moradores

Deborah Freire / Secom Maceió 25/08/2022 às 09:44
População da Serraria ganha nova área de embarque em ônibus livre de descarte de entulhos
Ambiente ficou mais agradável, seguro e iluminado / Foto: Célio Júnior

A população da Serraria ganhou uma nova área de embarque e desembarque de ônibus, na Avenida Menino Marcelo, em frente à Justiça Federal. A calçada, antes tomada por lixo, agora tem nova estrutura, com piso tátil para pessoas com deficiência, bancos, gramado, luminárias, piso drenante, pintura e outras melhorias.

A Prefeitura de Maceió optou por realizar a intervenção no local porque era um ponto crônico de descarte de lixo em uma área de grande movimento. Por semana, a Superintendência de Desenvolvimento Sustentável (Sudes) recolhia 1,2 toneladas de resíduos, ou seja, quase 5 toneladas por mês.

Além disso, o gerente da Zeladoria Municipal, Fábio Palmeira, conta que identificou que o espaço possui um ponto de ônibus muito frequentado por moradores da região, mas que não oferecia o conforto e a segurança necessários.

Com o descarte de lixo e a ausência da infraestrutura da calçada, o local se tornava inadequado para a população, o que motivou a ação do Município. Com o projeto da Zeladoria, a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra) realizou as intervenções em cerca de um mês, e contou com a ação da Superintendência de Iluminação Pública (Sima), que instalou novas luminárias.

A professora Bárbara Suellen, moradora da região, conta que utiliza o ponto de ônibus diariamente para ir ao trabalho e, por isso, comemorou a transformação do local.

“Ali é um ponto estratégico para pegar ônibus para qualquer lugar, mas era um ambiente muito ruim, cheio de lixo, mosquito, mosca, formiga. As pessoas faziam de depósito de lixo, jogavam metralha, pneu. E quando chovia, como tinha muito barro, a gente sujava muito o pé. Quando vi começarem a colocar os banquinhos, retirarem o barro, achei que foi ficando muito aprazível. Hoje está ótimo, confortável, com cara de algo urbanizado, ficou até mais claro, bonito, deu um ar mais moderno. Eu gostaria que a ideia fosse se espalhando por toda a cidade”, sugere.

Para Fábio Palmeira, devolver o espaço à população, com a estrutura ideal, limpo, seguro, iluminado e mais agradável era necessário e urgente. “A obra foi concluída antes do prazo, mesmo com os intervalos por conta da chuva. Conseguimos acelerar e entregar esse espaço que serve tanto de passagem para transeuntes, como também para o usuário de transporte coletivo. Ali existia um descarte irregular de lixo que além de trazer transtornos, gerava prejuízo aos cofres públicos. Agora, se tornou um ambiente tranquilo, seguro, as pessoas andam tranquilamente em direção aos supermercados, bancos, correios. Certamente traz mais segurança para quem passa todos os dias por lá”, pontua.

Ele destacou que o problema do lixo já era tão grave no local que algumas árvores precisaram ser suprimidas por conta de pragas que afetaram o tronco a ponto de haver risco de queda sobre os pedestres ou sobre veículos.

ALURB

Autarquia de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana

Rua Cel. Pedro Lima, 69 - Jaraguá;
CEP 57022-220 // Telefone: (82) 3312-5380 | Central de Monitoramento Sudes: 0800 082 2600 / (82) 98802-4834 (Whatsapp) | Informações/Agendamento Parques: (82) 98801-3651
protocolo@alurb.maceio.al.gov.br
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h