População ajuda na manutenção de áreas da capital recuperadas pela Prefeitura

Redação 06/10/2021 às 08:55
População ajuda na manutenção de áreas da capital recuperadas pela Prefeitura

Desde janeiro, 11 pontos crônicos de descarte irregular foram revitalizados

A recuperação de pontos crônicos de descarte irregular da capital tem o objetivo de levar mais conforto e bem-estar para residentes próximos desses locais. Com isso, utilizando as equipes de educação ambiental, a Prefeitura de Maceió tem captado moradores e escolas interessados em ajudar na manutenção dessas áreas.

Alunos de escola próxima de antigo ponto de lixo ajudam na manutenção da área. Foto: Ascom Sudes
Alunos de escola próxima de antigo ponto de lixo ajudam na manutenção da área. Foto: Ascom Sudes

Somente este ano, 11 pontos foram revitalizados e devolvidos para os moradores do entorno em um formato mais sustentável: limpos e com mudar de árvores plantadas. Além disso, a Superintendência Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Sudes) percorre os bairros passando orientações de como preservar e fiscalizar essas áreas, se tornando parceiro do órgão nessas ações.

Kedyna Tavares, diretora de planejamento e serviços especiais da Sudes, explica que essa participação é essencial para que a Prefeitura acabe com o descarte irregular.

“Por muitas vezes nós realizamos a limpeza, fizemos o plantio de árvores e o descarte continuou sendo executado. Com isso, reforçamos a educação ambiental e trouxemos a população, alunos de escolas do entornos desses pontos para o nosso lado, sendo uma extensão da Prefeitura nos bairros, fiscalizando e cuidando do ponto de lixo que foi recuperado”, disse.

Luciano Silva é residente do bairro de Jaraguá, onde a Sudes recuperou um ponto de lixo na última semana, há 9 anos e afirma que irá ajudar na manutenção da área recuperada: “é muito boa a ideia de realizar o plantio de árvores nestes pontos na tentativa de inibir a prática do descarte irregular. Mas, infelizmente, algumas pessoas não seguem o correto. Por isso, eu e meus vizinhos iremos fiscalizar e cuidar desse local”.

Desde o início do ano, mais de 60 profissionais da Superintendência Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Sudes) estiveram envolvidos nas ações que levaram mais aconchego aos residentes dos bairros Benedito Bentes, Vergel do Lago, Jacintinho, Jatiúca e Serraria. Além desses, Prado, Ponta Grossa, Antares, Eustáquio Gomes, Santos Dumont e Jaraguá também foram atendidos.

Alexandre Vieira/Ascom Sudes

ALURB

Autarquia de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana

Rua Cel. Pedro Lima, 69 - Jaraguá;
CEP 57022-220 // Telefone: (82) 3312-5380 | Central de Monitoramento Sudes: 0800 082 2600 / (82) 98802-4834 (Whatsapp) | Informações/Agendamento Parques: (82) 98801-3651
protocolo@alurb.maceio.al.gov.br
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h