Parque Municipal é opção de lazer para crianças e adultos durante férias escolares

O espaço fica no bairro Bebedouro e é administrado pela Superintendência Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Sudes)

Alexandre Vieira/Ascom Sudes 03/12/2022 às 09:30
Parque Municipal é opção de lazer para crianças e adultos durante férias escolares
Parque Municipal, em Bebedouro, é opção de lazer para crianças e adultos durante as férias escolares. Foto: Secom Maceió

O Parque Municipal de Maceió é uma boa opção de lazer para as famílias nos fins de semana. O espaço é ideal para atividades físicas, recreativas, lúdicas e culturais, que são realizadas sempre na alta temporada. Uma boa pedida são as grandes trilhas guiadas e os tradicionais piqueniques.

A Unidade de Conservação é uma reserva de Mata Atlântica com mais de 80 hectares de área em pleno território urbano da capital. O espaço fica no bairro Bebedouro e é administrado pela Superintendência Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Sudes).

Um dos locais que chamam a atenção dos visitantes é o Projeto Livros Livres. Nele, crianças e adultos têm a oportunidade de fazer diferentes leituras enquanto se desfrutam de um passeio em meio à natureza. Além de ler no local, é possível levar um exemplar para casa. O local guarda mais de 400 exemplares de diversos temas para várias idades.

De acordo com Rafaela Brito, coordenadora dos parques da capital, visitar a reserva é uma experiência necessária para qualquer ser humano, principalmente as crianças.

"Visitando o parque, tendo o contato com a paz que a natureza proporciona, vendo a fauna e flora, as pessoas adquirem mais consciência ambiental e passam a cuidar mais do meio ambiente. Quando crianças nos visitam, ficam encantadas e isso com certeza pode influenciar positivamente no futuro delas", disse.

Para maior comodidade de seus visitantes, placas informativas sobre trilhas e curiosidades sobre a Unidade de Conservação estão instaladas. O totem Eu Amo Maceió é uma ótima opção para fazer um registro e compõe um dos pontos mais visitados do parque: o Lago dos Jacarés.

Pensando na mobilidade das pessoas com deficiência ou dificuldades de locomoção, a Sudes disponibiliza veículos que facilitam a acessibilidade até as áreas comuns da Unidade de Conservação.

"O Parque é monitorado 24 horas por guardas municipais e fiscais ambientais que percorrem as trilhas a pé ou com auxílio de quadriciclos. As equipes mantêm contato direto com o Batalhão de Polícia Ambiental. Sendo assim, os visitantes devem se sentir seguros dentro do nosso ambiente", completou a coordenadora.

ALURB

Autarquia de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana

Rua Cel. Pedro Lima, 69 - Jaraguá;
CEP 57022-220 // Telefone: (82) 3312-5380 | Central de Monitoramento Sudes: 0800 082 2600 / (82) 98802-4834 (Whatsapp) | Informações/Agendamento Parques: (82) 98801-3651
protocolo@alurb.maceio.al.gov.br
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h