Parceria entre Prefeitura e UNINASSAU leva ações sustentáveis para evento voltado à saúde e meio ambiente

Educação ambiental, oficinas e exposição da fauna do Parque Municipal foram as atividades apresentadas na conferência

Alexandre Vieira e Amanda Lima (estagiária)/Ascom Sudes 24/08/2022 às 11:38
Parceria entre Prefeitura e UNINASSAU leva ações sustentáveis para evento voltado à saúde e meio ambiente
Parceria entre Prefeitura de Maceió e UNINASSAU leva ações sustentáveis para evento voltado à saúde e o meio ambiente. Foto: Ascom Sudes

Durante a manhã desta quarta-feira (24), as equipes de educação ambiental da Superintendência Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Sudes) estiveram no 6° Fórum Ampliado de Promoção à Saúde e Meio Ambiente, realizado no auditório da UNINASSAU e que contou com o apoio da Prefeitura de Maceió. No local, os servidores executaram diversas atividades sustentáveis para quem visita a conferência.

Exposição apresenta brinquedos fabricados com recicláveis. Foto: Ascom Sudes
Exposição apresenta brinquedos fabricados com recicláveis. Foto: Ascom Sudes

Além de orientações a respeito do descarte irregular de resíduos, os educadores também expuseram brinquedos fabricados com materiais recicláveis recolhidos nas ruas e que seriam destinados ao aterro sanitário juntos ao resíduos comuns.

Reaproveitando o óleo de cozinha usado, que é capaz de contaminar mais de 10 mil litros de água com apenas 1 litro do líquido, servidores realizaram uma oficina de sabão, que pode ser utilizado no dia a dia e gerar renda extra para quem os fabrica, além de contribuir para a preservação do meio ambiente.

Oficina chama a atenção de visitantes. Foto: Ascom Sudes
Oficina chama a atenção de visitantes. Foto: Ascom Sudes

A profissional de educação física da gerência de promoções e educação de saúde, Juliana Maia, ficou encantada ao conhecer o trabalho de reciclagem executado pela Sudes.

"Eu já sabia que era possível e até mesmo já tinha visto, mas achei muito bacana esses produtos como sabão líquido e em barra para limpeza. Além disso, como eles explicaram a forma de fazer e passaram a receita. Vou aproveitar para colocar em prática e produzir nas nossas oficinas", revelou.

Outra atividade levada pela Superintendência foi a exposição de animais taxidermizados, que tem como objetivo apresentar a fauna que vive em nossas matas, principalmente no Parque Municipal de Maceió, para que o cidadão tenha ciência da necessidade de preservação à natureza.

Diversos palestrantes puderem falar sobre seus projetos. Foto: Ascom Sudes
Diversos palestrantes puderem falar sobre seus projetos. Foto: Ascom Sudes

Um dos palestrantes do evento foi o Seu Cícero, mais conhecido como Manjuba, fundador do Projeto Mãe Natureza. O programa é um dos que conta com apoio da Prefeitura de Maceió.

"O meu trabalho junto com a Prefeitura tem o objetivo de trazer melhorias para diversas áreas, principalmente o meio ambiente. Nossa lagoa está cheia de lixo e nós precisamos dar atenção a isso, cuidar na nossa natureza. Eu faço a minha parte e estar nesse evento é mais uma oportunidade de mostrar nosso trabalho", disse ele.

Kedyna explica os serviços de limpeza da Prefeitura. Foto: Ascom Sudes
Kedyna explica os serviços de limpeza da Prefeitura. Foto: Ascom Sudes

A diretora de planejamento e serviços especiais, Kedyna Tavares, também palestrou e explicou a importância do trabalho da Sudes para a saúde e limpeza do município.

"Quando vamos realizar limpeza nos canais e nos rios, encontramos toneladas de lixo. Esse material poderia estar sendo reaproveitado e reciclado. Por isso, é tão importante a participação e colaboração da comunidade para o trabalho de coleta da prefeitura", afirmou.

Ela ressaltou também a importância da participação do cidadão para diminuição de custos e eficácia do serviço. "Se as pessoas puderem ajudar fazendo a separação do seu lixo, ligando para nosso telefone e denunciando, a Superintendência poderá realizar um serviço ainda melhor e tornar nossa cidade cada vez mais limpa", completou a diretora.

Foto: Ascom Sudes
Foto: Ascom Sudes

Fernanda de Melo, assistente social, aproveitou a ocasião para elogiar as ações e tirar dúvidas a cerca dos serviços da Prefeitura. "Eu fiquei muito satisfeita com o que descobri aqui nessa palestra e acredito que agora posso passar essa informação para as pessoas que eu conheço e tentar tornar a cidade um lugar melhor", confessou.

ALURB

Autarquia de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana

Rua Cel. Pedro Lima, 69 - Jaraguá;
CEP 57022-220 // Telefone: (82) 3312-5380 | Central de Monitoramento Sudes: 0800 082 2600 / (82) 98802-4834 (Whatsapp) | Informações/Agendamento Parques: (82) 98801-3651
protocolo@alurb.maceio.al.gov.br
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h