Parceria entre Prefeitura e Praia Limpa retira mais de 50 kg de resíduos em Ipioca

Redação 06/11/2021 às 19:45
Parceria entre Prefeitura e Praia Limpa retira mais de 50 kg de resíduos em Ipioca
Parceria entre Ipioca Praia Limpa e Prefeitura de Maceió ajuda na preservação do meio ambiente. Foto: Ascom Sudes

Uma ação conjunta da Prefeitura de Maceió com o Projeto Ipioca Praia Limpa retirou mais de 50 quilos de resíduos na faixa de areia da Praia de Ipioca, litoral norte da capital. Ao todo, mais de 50 pessoas, entre servidores da Superintendência Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Sudes) e voluntários, percorreram a faixa de areia neste sábado (6) recolhendo recicláveis, materiais inservíveis e bitucas de cigarro descartados de forma irregular por moradores, turistas e ambulantes que frequentam a região.

Servidores e voluntários retiram resíduos da faixa de areia da Praia de Ipioca. Foto: Ascom Sudes
Servidores e voluntários retiram resíduos da faixa de areia da Praia de Ipioca. Foto: Ascom Sudes

Participaram da ação agentes da cooperativa de reciclagem Cooplum Jacarecica e de jovens aprendizes da Naturalle, empresa responsável pela coleta domiciliar na parte baixa da capital.

Mais de 50 kg de resíduos foram recolhidos. Foto: Ascom Sudes
Mais de 50 kg de resíduos foram recolhidos. Foto: Ascom Sudes

A diretora de Planejamento e Serviços Especiais da Sudes, Kedyna Tavares, afirma que, nesta época, em que a praia recebe visitantes com mais frequência, os cuidados devem ser redobrados.

“O ato de preservar e cuidar do meio ambiente está diretamente ligado à educação e ações de conscientização ambiental. Então, com atividades assim, mostramos ao cidadão como ajudar na preservação da natureza”, disse.

Kedyna Tavares, diretora de planejamento, realiza o recolhimento de bitucas de cigarro. Foto: Ascom Sudes
Kedyna Tavares, diretora de planejamento, realiza o recolhimento de bitucas de cigarro. Foto: Ascom Sudes

A equipe de educação ambiental do Município realizou orientações porta a porta sobre os cuidados necessários, otimizando a parceria entre poder público e população na preservação do meio ambiente.

“O olhar das pessoas quando praticamos a preservação desperta muito o senso de sociedade e a consciência da responsabilidade de cuidar dos bens naturais que temos em nossa cidade”, completou a diretora.

Servidores e voluntários encontraram dois fardos de látex. Esse material vem surgindo nas praias nordestinas desde 2018 e é matéria-prima utilizada na indústria da borracha, especialmente na produção de pneus, preservativos e luvas de proteção.

Os artefatos foram encaminhados para a cooperativa de reciclagem, bem como o que foi recolhido na faixa de areia. Os materiais inservíveis e as bitucas de cigarro serão destinadas para o aterro sanitário.

Para melhorar a adesão dos cidadãos locais na manutenção da limpeza do bairro, a Sudes também instalou sete papeleiras em pontos estratégicos. Dessa forma, pequenos resíduos que poderiam ir parar nas vias públicas e na praia têm a destinação correta.

Cooperativa dará destinação correta para fardos de látex encontrado na praia. Foto: Ascom Sudes

Alexandre Vieira/Ascom Sudes

ALURB

Autarquia de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana

Rua Cel. Pedro Lima, 69 - Jaraguá;
CEP 57022-220 // Telefone: (82) 3312-5380 | Central de Monitoramento Sudes: 0800 082 2600 / (82) 98802-4834 (Whatsapp) | Informações/Agendamento Parques: (82) 98801-3651
protocolo@alurb.maceio.al.gov.br
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h