Oficina de pipas é realizada na Escola Nosso Lar

Peças confeccionadas serão utilizadas no evento Um Céu de Pipas, no sábado (29)

Pâmela de Oliveira (estagiária) / Ascom Semed 27/01/2022 às 13:30
Oficina de pipas é realizada na Escola Nosso Lar
Oficina de pipas vai produzir 200 peças. Foto: Pedro Farias/Ascom Semed

Papel de seda, linha, tala, cola e muito trabalho tomaram conta da Escola Municipal Nosso Lar I, nesta quinta-feira (27). A iniciativa tem um motivo especial, a confecção de 200 pipas produzidas por oficineiros da Orla Lagunar de Maceió. As peças vão compor um cenário lúdico e educativo, com lições ambientais, para o público que comparecer ao evento Um Céu de Pipas, que será realizado neste sábado (29), às 14h30, no Mirante da Lagoa Mundaú, no bairro Santa Amélia.

A oficina foi ministrada por cerca de 22 pipeiros que tiveram a missão de produzir 130 pipas. As peças serão oferecidas num momento de recreação e lazer para a população maceioense. O trabalho não para por aí. É que no dia do evento, os oficineiros vão levar novos materiais para a produção de mais 70 pipas que serão confeccionadas com o público que tiver interesse em interagir para deixar o céu de Maceió colorido e repleto de pipas.

Para o secretário de Educação, Elder Maia, a ação vai contribuir para a valorização do meio ambiente e dos espaços urbanos, ao levar ao Mirante da Lagoa Mundaú, atividades recreativas como a soltura de pipas para a população que estiver presente no evento.

“Os oficineiros estarão disponíveis para receber todo o público de famílias que se dirigirem ao Mirante da Lagoa Mundaú, para que eles ensinem como soltar e produzir a pipa, que é uma brincadeira de outras gerações, que valoriza o meio ambiente e os espaços urbanos com segurança, sendo feita sempre em local aberto para que não ofereça risco a ninguém”, disse o secretário.

Pipeiro Jeferson Nascimento durante a oficina. Foto: Pedro Farias / Ascom Semed
Pipeiro Jeferson Nascimento durante a oficina. Foto: Pedro Farias / Ascom Semed

O pipeiro, Jeferson do Nascimento é uma das lideranças entre os jovens da Orla Lagunar. ele ressaltou a importância do evento para a geração de renda entre os moradores da Orla Lagunar.

“Desde criança, eu gosto de soltar pipa. Este evento , feito pela Prefeitura de Maceió, está proporcionando uma renda a mais para nós pipeiros. A gente espera que as oficinas continuem contribuindo ainda mais com a geração de renda e dando oportunidade de levar essa arte para toda a população”, afirmou.

Morador da Orla Lagunar, o pipeiro Luiz Felipe, comentou que um dos focos do evento é levar diversão e momentos de aprendizado e lazer para as crianças maceioenses. “Considero um projeto muito importante para levar diversão para as crianças, porque muitas não tiveram essa oportunidade, além de nós ensinarmos para elas todo o processo de confecção das pipas”, concluiu.

O evento Um céu de Pipas é uma realização conjunta da Superintendência de Desenvolvimento Sustentável (Sudes), Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) e da Secretaria Municipal de Educação (Semed), sendo coordenado pela secretaria executiva do Gabinete do Prefeito, por meio da Gerência da Zeladoria Municipal.

O material como cola, papel seda e linha, utilizado na confecção das pipas, foi doado pela Semed. Os oficineiros foram selecionados pela Semas. Eles vão receber um auxílio financeiro do Município. Por meio da Sudes, a Prefeitura disponibilizou a estrutura das pipas feitas de talos de coqueiro, e a rabiola, com sacolas que seriam descartadas no aterro sanitário.

Quem quiser participar do evento Um Céu de Pipas é só ir até ao Mirante Lagoa Mundaú, na Rua Ana Sampaio Lins, bairro Santa Amélia, a partir das 14h30.

ALURB

Autarquia de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana

Rua Cel. Pedro Lima, 69 - Jaraguá;
CEP 57022-220 // Telefone: (82) 3312-5380 | Central de Monitoramento Sudes: 0800 082 2600 / (82) 98802-4834 (Whatsapp) | Informações/Agendamento Parques: (82) 98801-3651
protocolo@alurb.maceio.al.gov.br
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h