Mirante da Lagoa Mundaú recebe oficina de pipas neste sábado (29)

Espaço vai ficar ainda mais bonito com as cores das pipas no final de tarde

Deborah Freire /Secom Maceió 27/01/2022 às 09:00
Mirante da Lagoa Mundaú recebe oficina de pipas neste sábado (29)
Mirante Lagoa Mundaú, na Santa Amélia. Foto: Pedro Neto/Secom Maceió

O Mirante Natural Lagoa Mundaú, na parte alta de Maceió, vai ficar ainda mais bonito no próximo sábado (29), com as mais de 200 pipas que enfeitarão o céu no final de tarde. É que a Prefeitura vai promover o evento Um Céu de Pipas, uma oficina de pipas elaboradas com materiais sustentáveis e com a participação de jovens moradores da orla lagunar, que serão os oficineiros.

O evento está marcado para começar às 14h30, com a montagem final das pipas, que já estão sendo preparadas por educadores ambientais da Superintendência de Desenvolvimento Sustentável (Sudes) com material proveniente das podas de coqueiros da orla marítima e de restos de sacolas de plástico.

Educadores iniciam montagem de peça com material reciclado. Foto: Ascom Sudes
Educadores iniciam montagem de peça com material reciclado. Foto: Ascom Sudes

Os educadores montaram um esqueleto do brinquedo, que será finalizado no dia, pelas crianças que se interessarem, com o material doado pela Secretaria de Educação (Semed) e ajuda dos oficineiros selecionados pela Secretaria de Assistência Social (Semas).

A ação é coordenada pela secretaria executiva do Gabinete do Prefeito, por meio da Gerência da Zeladoria Municipal. O gerente Fábio Palmeira explica que as secretarias reuniram suas competências para proporcionar uma atividade saudável para as crianças em um espaço público que já se tornou queridinho da população.

“Queremos promover a ativação e a ocupação do espaço, trabalhando pertencimento e apropriação. Não adianta apenas revitalizar, é preciso que uma área também seja ocupada pela sociedade e que as pessoas zelem por aquele lugar. O outro objetivo é fazer uma atividade lúdica para desconectar a criança do mundo virtual e trazê-las para o mundo real, com brincadeiras que hoje elas não fazem”, reforça Palmeira.

Por meio da Sudes, a Prefeitura vai disponibilizar a estrutura das pipas feita de talos de coqueiro, e a rabiola, com sacolas que seriam descartadas no aterro sanitário. Serão mais de 200 pipas, que foram montadas por 14 educadores ambientais durante essa semana.

Crianças vão aprender a fazer pipas com material reciclado. Foto: Acom Sudes
Crianças vão aprender a fazer pipas com material reciclado. Foto: Acom Sudes

“É uma pipa sustentável e ambientalmente correta. Além disso, a gente educa a criança sobre como transformar algo que seria lixo em um brinquedo interessante, de forma criativa. Lá no mirante, os educadores ambientais, além de participar da oficina, vão levar informações a respeito da preservação e do cuidado e respeito com o meio ambiente”, reforça Kedyna Tavares, diretora de Serviços Especiais e Planejamento da Sudes.

A Semas selecionou 20 adolescentes residentes na orla lagunar para ensinar as crianças a montar suas pipas no dia da oficina. Os jovens vão receber um auxílio financeiro do Município. Já o material de finalização será oferecido pela Semed, como cola, papel seda e linha.

Para participar é só ir até o Mirante Lagoa Mundaú, na Rua Ana Sampaio Lins, bairro Santa Amélia, a partir das 14h30, levando muita imaginação e disposição para brincar.

ALURB

Autarquia de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana

Rua Cel. Pedro Lima, 69 - Jaraguá;
CEP 57022-220 // Telefone: (82) 3312-5380 | Central de Monitoramento Sudes: 0800 082 2600 / (82) 98802-4834 (Whatsapp) | Informações/Agendamento Parques: (82) 98801-3651
protocolo@alurb.maceio.al.gov.br
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h