Lixo eletrônico: cooperativas de recicláveis são opções para o descarte correto

Redação 08/08/2021 às 10:00
Lixo eletrônico: cooperativas de recicláveis são opções para o descarte correto

Descartado de forma inadequada, resíduo pode ocasionar problemas à saúde humana e ao meio ambiente

É comum se ter em casa algum tipo de material eletrônico que está em desuso como um celular ou peça de computador. Para se desfazer deles, é importante saber o que muitos ainda não sabem: o descarte deste tipo de lixo deve ser feito na loja onde foi comprado o produto ou através de uma empresa que faça este serviço. Além disso, a Prefeitura de Maceió faz esse recolhimento através das cooperativas de reciclagem, que dão o destino correto para ele.

Nas 16 mil residências atendidas pela Coleta Seletiva porta a porta em Maceió, o cidadão pode fazer o descarte de forma correta, entregando seu lixo eletrônico aos cooperados. Ele deve estar separados dos recicláveis. Outra alternativa é levar seu resíduo até a cooperativa mais próxima. Confira os endereços no final do texto.

Virgínia Lucena, coordenadora de supervisão de recicláveis e cooperativas da Sudes, afirma que, se descartado de forma inadequada, o lixo eletrônico pode contaminar o meio ambiente e fazer mal ao ser humano.

“Em alguns desses materiais existem substâncias químicas que podem prejudicar a natureza e até a saúde humana, caso haja esse contato. Por isso, a Sudes oferta esse serviço através das cooperativas, onde o cidadão pode levar até elas ou entregar durante a coleta seletiva porta a porta. Dessa forma, vamos contribuindo com a destinação correta desse resíduo.

Descartado de forma irregular, lixo eletrônico pode prejudicar a saúde humana e o meio ambiente. Foto: Ascom Sudes
Descartado de forma irregular, lixo eletrônico pode prejudicar a saúde humana e o meio ambiente. Foto: Ascom Sudes

O lixo eletrônico abrange não somente computadores e celulares, mas qualquer tipo de eletrodoméstico, como micro-ondas, geladeiras e máquinas de lavar.

Também inclui aparelhos menores, como furadeiras, panelas elétricas, mixer, processador de alimentos, purificador de água, secador de cabelo, ventiladores e liquidificadores, além de qualquer tipo de pilha ou bateria.

Endereço das cooperativas:

Cooperativa dos Catadores da Vila Emater – COOPVILA:
Rua do Livramento, s/n, Vila Emater
II, Jacarecica

Cooperativa dos Recicladores de Alagoas – COOPREL Unidade Benedito Bentes:
Rua Antônio Correia Lins, Conj.
Moacir Andrade, nº 54, Benedito Bentes II

Cooperativa dos Recicladores de Alagoas – COOPREL unidade Antares:
Rua Em Projeto A, nº 05, Antares

Cooperativa de Recicladores de Lixo Urbano de Maceió LTDA. – COOPLUM:
Av. Comendador Gustavo Paiva, s/n,
Jacarecica

Alexandre Vieira/Ascom Sudes

ALURB

Autarquia de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana

Rua Cel. Pedro Lima, 69 - Jaraguá;
CEP 57022-220 // Telefone: (82) 3312-5380 | Central de Monitoramento Sudes: 0800 082 2600 / (82) 98802-4834 (Whatsapp) | Informações/Agendamento Parques: (82) 98801-3651
protocolo@alurb.maceio.al.gov.br
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h