Intervenções da Prefeitura de Maceió amenizaram transtornos causados pelas chuvas deste ano

Atividades evitaram possíveis acidentes devido as chuvas, além de retirar lixo carregado até a orla marítima

Alexandre Vieira/Ascom Sudes 27/12/2022 às 09:00
Intervenções da Prefeitura de Maceió amenizaram transtornos causados pelas chuvas deste ano
Intervenções realizadas pela Prefeitura de Maceió amenizaram transtornos causados pelo período chuvoso deste ano. Foto: Ascom Sudes

Com as fortes chuvas que atingiram Maceió, a Superintendência Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Sudes) trabalhou intensamente para amenizar os perigos e os transtornos causados pelos fortes ventos e a grande quantidade de chuva, executando a limpeza de diversos canais da cidade, além de podar e suprimir árvores em áreas de risco e retirar toneladas de lixo, carregadas pela chuva, na orla marítima.

Logo no início do ano, se preparando para enfrentar o período chuvoso, o serviço de limpeza de canais foi intensificado. Visitando mais de 21 córregos espalhados pela cidade e com a ajuda de máquinas, os agentes de limpeza retiraram, no decorrer do ano, cerca de 6 mil toneladas de resíduos, entre barro e materiais provenientes do descarte irregular destes locais, como recicláveis e inservíveis.

A Sudes também aumentou as ações de poda de árvore. Nesse período, as equipes tinham o foco na prevenção de acidentes. Sendo assim, além das podas, eram realizadas supressões em áreas de risco da capital, como grotas e barreiras e o atendimento emergencial nos casos de queda. Ao todo, desde janeiro, foram mais de 5.800 intervenções realizadas em exemplares nas vias e áreas que causavam riscos à comunidades.

Orla marítima

Mesmo realizando a limpeza nos canais e córregos da cidade, a Sudes ainda registrou grande quantidade de lixo descartado de forma irregular e carregado pelas águas pluviais com destino a orla marítima da capital. Trabalhando intensamente durante este ano, de domingo a domingo, 24h por dia, para manter nossas praias limpas a organizadas para turistas e nativos que as visitaram, o órgão recolheu mais de 29 mil toneladas de resíduos na faixa de areia de toda a extensão da orla.

Parques Sustentáveis

Além da limpeza, a orla também ganhou, em parceria com o setor privado, dois Parques Sustentáveis, entregues pela Sudes, localizados na Pajuçara e na Jatiúca, garantindo a diversão da criançada que frequenta a orla com seus familiares e embelezando ainda mais um dos principais pontos turísticos de Maceió.

A empresária, Suzany Kelly, é moradora da Jatiúca e revelou estar muito satisfeita com a iniciativa da Prefeitura de Maceió na revitalização do parque da região.

“Esse parque recebe muita criança de instituição, turistas e crianças de outros bairros, então a importância da manutenção é por que esse espaço não é só nosso, não foi feito apenas para nós que moramos aqui, esse é um espaço para a cidade”, comentou.

Suzany é moradora da Jatiúca e acha positiva a revitalização do parque da sua região. Foto: Ascom Sudes
Suzany é moradora da Jatiúca e acha positiva a revitalização do parque da sua região. Foto: Ascom Sudes
ALURB

Autarquia de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana

Rua Cel. Pedro Lima, 69 - Jaraguá;
CEP 57022-220 // Telefone: (82) 3312-5380 | Central de Monitoramento Sudes: 0800 082 2600 / (82) 98802-4834 (Whatsapp) | Informações/Agendamento Parques: (82) 98801-3651
protocolo@alurb.maceio.al.gov.br
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h