Fabricação de brinquedos sustentáveis é opção de lazer para o Dia das Crianças

Pequenos podem usar a criatividade e materiais recicláveis para construir sua própria diversão

Alexandre Vieira/Ascom Sudes 08/10/2022 às 09:00
Fabricação de brinquedos sustentáveis é opção de lazer para o Dia das Crianças
Fabricação de brinquedos sustentáveis é opção de lazer para o Dia das Crianças. Foto: Secom Maceió

Com o uso de materiais reutilizados como papelão, plásticos, metal e vidro, servidores da Superintendência Municipal de Desenvolvimento Sustentável criam brinquedos sustentáveis e contribuem para a preservação do meio ambiente. A prática positiva pode ser feita por crianças, com a supervisão de adultos, aumentando o reuso de recicláveis e diminuindo a incidência dos itens no resíduo domiciliar.

Brinquedos feitos a partir de objetos que iriam para o lixo, ou que não vão ser mais utilizados, preservam o meio ambiente. Além disso, ajuda a economizar dinheiro e também garante que as crianças possam participar ativamente de todo o processo de produção do brinquedo, da ideia à concretização, contribuindo para a conscientização ambiental e fazendo com que sejam adultos mais responsáveis.

Reuso contribui para a preservação do meio ambiente. Foto: Secom Maceió
Reuso contribui para a preservação do meio ambiente. Foto: Secom Maceió

Kedyna Tavares, diretora de planejamento e serviços especiais da Sudes, afirma que o processo contribui para que diversos itens sejam reutilizados e não sejam destinados ao aterro sanitário. "Nosso trabalho de educação ambiental foca justamente nisso, demonstrar a reutilização de materiais recicláveis em coisas úteis, como artigos de decoração e brinquedos", disse.

O trabalho realizado pela servidoras da Superintendência é comumente exposto em ações de educação ambiental realizadas pela cidade ou em instituições. Ademais, contempla várias crianças de escolas municipais ou comunidades da capital, dando uma opção de lazer para quem mais precisa.

Crianças brincam com artigos sustentáveis. Foto: Secom Maceió
Crianças brincam com artigos sustentáveis. Foto: Secom Maceió

"É importante que as crianças aprendam sobre o reuso e o quanto isso contribui para que a natureza viva em paz. Dessa forma, eles podem crescer mais conscientes e preocupados com o tema preservação", completou a diretora.

ALURB

Autarquia de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana

Rua Cel. Pedro Lima, 69 - Jaraguá;
CEP 57022-220 // Telefone: (82) 3312-5380 | Central de Monitoramento Sudes: 0800 082 2600 / (82) 98802-4834 (Whatsapp) | Informações/Agendamento Parques: (82) 98801-3651
protocolo@alurb.maceio.al.gov.br
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h