Dia Mundial da Educação Ambiental: Ações da Prefeitura de Maceió para descarte correto do lixo já atingiu mais de 60 mil pessoas

Todos os dias equipes estão nas ruas para orientar cidadãos a respeito do descarte irregular de lixo e serviços disponibilizados

Alexandre Vieira/Ascom Sudes e Daniel Paulino/Ascom UGP 26/01/2023 às 11:18
Dia Mundial da Educação Ambiental: Ações da Prefeitura de Maceió para descarte correto do lixo já atingiu mais de 60 mil pessoas
Ações da Prefeitura de Maceió contribuem para a preservação da natureza. Foto: Ascom Sudes

O Dia Mundial da Educação Ambiental, comemorado nesta quinta-feira(26), é mais uma oportunidade para se refletir sobre o que tem sido feito em relação à preservação do meio ambiente e recursos naturais. E com o objetivo de conscientizar e orientar à população, desde 2021, as ações de educação ambiental da Prefeitura de Maceió atingiram mais de 60 mil pessoas.

Para isso, todos os dias, educadores ambientais visitam bairros da capital, orientando porta a porta, os cidadãos a respeito do descarte correto de resíduos e informando sobre os serviços disponibilizados.

As ações realizadas pelos educadores da Superintendência Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Sudes) compreendem explicações sobre a coleta regular de cada bairro, oficinas para reaproveitar óleo usado e informações de como destinar cada tipo de resíduo gerado em uma residência ao local correto. Além disso, a Prefeitura disponibiliza equipamentos para o descarte correto do lixo, como os Ecopontos e os Pontos de Entrega Voluntária (PEVs), que atingiram,ao longo dos dois últimos anos, mais de 60 mil maceioenses.

Para Kedyna Tavares, diretora de planejamento e serviços especiais da Sudes, a celebração deste dia é importante, mas é necessário que a população seja aliada da Prefeitura na missão de preservar o meio ambiente.

"São profissionais muito importantes para a natureza e para os cuidados na limpeza da cidade. Porém, precisamos que a população queira colaborar, seja nossa parceira e faça parte da missão de preservar Maceió sempre limpa e sustentável", disse.

Renasce Salgadinho

Ao longo de mais de um ano de intervenções e de ações socioambientais, o Renasce Salgadinho, que é a maior obra ambiental da história de Maceió, já beneficiou mais de 600 imóveis com ações de orientações sobre o descarte correto de resíduos e mais de 1.700 cidadãos já participaram de atividades, dentre eles, crianças e adolescentes que estudam em escolas que estão na área de influência direta da obra.

De acordo com a gerente ambiental, Ingrid Mello, o objetivo das ações que são desenvolvidas de maneira permanente, é que a população também contribua de maneira efetiva com o desenvolvimento do projeto. “Além das ações que são desenvolvidas pela SUDES, também trabalhamos uma série de temáticas como o descarte correto de resíduos, a separação e o reaproveitamento. Não adianta a gestão fazer a obra e a população ter os mesmos hábitos. É preciso transformar a sociedade, trazendo uma consciência ambiental para essas pessoas”, disse.

O conjunto de obras segue em diversos bairros e vai mudar a realidade da cidade. Ações educativas, com palestras, oficinas de reciclagem e outras atividades também fazem parte do projeto técnico-operacional.

ALURB

Autarquia de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana

Rua Cel. Pedro Lima, 69 - Jaraguá;
CEP 57022-220 // Telefone: (82) 3312-5380 | Central de Monitoramento Sudes: 0800 082 2600 / (82) 98802-4834 (Whatsapp) | Informações/Agendamento Parques: (82) 98801-3651
protocolo@alurb.maceio.al.gov.br
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h