Desenvolvimento Sustentável participa de mutirão de combate à dengue

Redação 11/08/2021 às 09:10
Desenvolvimento Sustentável participa de mutirão de combate à dengue

Ações de educação ambiental, fiscalização e recolhimento de pneus foram feitas na capital

Nesta quarta-feira (11), a Prefeitura de Maceió iniciou a campanha “Maceió Unida Contra a Dengue” com o objetivo de combater a doença que aumenta durante o período chuvoso. Visando contribuir na luta pela erradicação, a Superintendência Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Sudes) esteve presente com ações de educação ambiental, fiscalização, coleta de volumosos e recolhimento de pneus.

Educação Ambiental orienta comerciantes da região. Foto: Ascom Sudes

Neste primeiro dia, devido ao número de casos registrados no bairro do Jacintinho, comerciantes que trabalham e moradores dos entornos do Mercado Público foram os escolhidos para receberem orientações de como fazer o descarte de resíduos corretamente e evitar a manifestação do mosquito Aedes Aegypti. O serviço foi acompanhado por agentes de endemias da Secretaria Municipal de Saúde.

Agentes de endemias acompanham e fazem orientações. Foto: Ascom Sudes

Em uma parceria entre a Prefeitura e Unit-AL, alunos dos cursos de Enfermagem e Nutrição participaram da ação auxiliando na educação ambiental nas dependências do mercado público.

Alunos da Unit-AL participam da ação de educação ambiental. Foto: Ascom Sudes

A diretora de planejamento e serviços especiais da Sudes, Kedyna Tavares, afirmou que este tipo de ação pode ser muito eficiente para a cidade. “Nós trouxemos diversos serviços, com destaque para a educação ambiental, que tem o papel de orientar o cidadão, ensiná-lo a fazer o correto. Dessa forma, a gente educa as pessoas, tratando o problema do descarte irregular na raiz dele”, disse.

Além disso, equipes de fiscalização da Sudes fizeram rondas nas principais ruas e avenidas do Jacintinho verificando se haviam descartes inadequeados de resíduos. Ao ser flagrado executando práticas negativas, o autor pode ser multado em um valor que varia de R$ 120,00 à R$ 30 mil.

Equipes de fiscalização fizeram rondas pelas principais ruas e vias do bairro.
Foto: Ascom Sudes

Outra ação realizada de extrema importância para o combate à dengue, tendo em vista o acúmulo de água que podem causar se descartados de forma irregular, foi o recolhimento de pneus. Ao todo, nos bairros do Prado e Cidade Universitária, foram recolhidos mais de 300 pneus.

Mais de 300 pneus foram recolhidos pela Sudes. Foto: Ascom Sudes

Ademais, nessas mesmas regiões, o orgão executou a coleta de volumosos como medida de diminuição do despejo inadequado desses itens em pontos crônicos de lixo, que contribuem para o acúmulo de água parada e proliferação da dengue.

Coleta de volumosos recolhe móveis inservíveis. Foto: Ascom Sudes

Robert Wagner, assessor especial da Sudes, acompanhou as ações e destacou a importância delas no combate à dengue.

“Nesse período chuvoso, Maceió tem um aumento de casos da doença e isso nos preocupa. Pensando na saúde do cidadão, nós estaremos realizando diversas ações que passam da educação ambiental até a punição do cidadão que fizer o descarte incorreto. As outras ações, de recolhimento de pneus e coleta de volumosos, deixam nossa capital mais limpa e com menos focos para a proliferação do Aedes Aegypti”, concluiu.

Alexandre Vieira/Ascom Sudes

ALURB

Autarquia de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana

Rua Cel. Pedro Lima, 69 - Jaraguá;
CEP 57022-220 // Telefone: (82) 3312-5380 | Central de Monitoramento Sudes: 0800 082 2600 / (82) 98802-4834 (Whatsapp) | Informações/Agendamento Parques: (82) 98801-3651
protocolo@alurb.maceio.al.gov.br
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h