Canteiros públicos de Maceió ganham irrigação sustentável com chorume tratado

Caminhões-tanque são abastecidos com água de reuso produzida após purificação do chorume

Ascom Sudes com Ascom CTR 30/01/2022 às 08:30
Canteiros públicos de Maceió ganham irrigação sustentável com chorume tratado
Canteiros públicos de Maceió ganham irrigação sustentável feita com chorume tratado. Foto: Ascom Sudes

Praças, canteiros e outras áreas públicas de Maceió agora contam com um novo sistema sustentável de irrigação: em vez de utilizar água extraída de poços artesianos, os caminhões-tanque que realizam este serviço para a Prefeitura Municipal estão sendo abastecidos, há uma semana, com água de reuso produzida pela Central de Tratamento de Resíduos (CTR Maceió) a partir da purificação do chorume.

Por meio de avançada tecnologia de filtragem e da combinação de diversos processos de tratamento, o líquido escuro resultante da decomposição do lixo se transforma em água limpa, com qualidade atestada por laboratórios certificados. Apesar de não poder ser empregada diretamente para consumo humano, a água de reuso está dentro de padrões estabelecidos para a reutilização e pode ser aproveitada em diversas atividades, como limpeza de ruas e irrigações paisagísticas.

Com a mudança do procedimento, a Superintendência está economizando cerca de 120 mil litros de água potável por dia, que eram utilizados em sua programação de irrigação de áreas verdes, canteiros e praças de Maceió.

O líquido escuro resultante da decomposição do lixo se transforma em água limpa. Foto: Ascom CTR
O líquido escuro resultante da decomposição do lixo se transforma em água limpa. Foto: Ascom CTR

“Esta é uma grande conquista ambiental para a cidade de Maceió, fruto de um longo trabalho de pesquisas, ajustes e investimento em tecnologia”, afirma Daniel Sanchez, gerente regional da Estre Ambiental, operadora da CTR Maceió. Diariamente, cerca de 350 mil litros de chorume já são tratados pelo processo que conta com etapas como tratamento biológico em lagoas de acumulação, seguido por tratamento físico-químico, polimento por meio de nanofiltração e osmose reversa e, por fim, desinfecção.

Kedyna Tavares, diretora de Planejamento e Serviços Especiais da Superintendência Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Sudes), destaca a iniciativa e comemora que mais uma atitude sustentável está nascendo aqui na capital.

"Ficamos felizes ao desenvolver projetos que ofertem sustentabilidade para Maceió. Esse é mais um que irá colocar a cidade no caminho da economia de recursos, das práticas positivas para o meio ambiente. Então, iremos continuar nessa rota de pensar em ações que tragam mais consciência ambiental e preservação para a cidade", disse.

Trabalho de irrigação atende centenas de áreas verdes, canteiros e praças da capital. Foto: Ascom Sudes
Trabalho de irrigação atende centenas de áreas verdes, canteiros e praças da capital. Foto: Ascom Sudes

Além de ser utilizada dentro do próprio aterro sanitário para molhar o solo e evitar o excesso de poeira no local, a água resultante do processo também será utilizada na irrigação de áreas públicas do município. “Com isso, temos uma solução ambientalmente correta para o chorume – considerado um dos grandes desafios do processo de tratamento de resíduos – e um uso racional e eficiente do recurso, já que grandes volumes de água potável podem ser poupados para fins em que realmente há a necessidade de potabilidade”, completa Sanchez.

Por dia, 112 mil litros de água são utilizados. Foto: Ascom Sudes
Por dia, 112 mil litros de água são utilizados. Foto: Ascom Sudes
ALURB

Autarquia de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana

Rua Cel. Pedro Lima, 69 - Jaraguá;
CEP 57022-220 // Telefone: (82) 3312-5380 | Central de Monitoramento Sudes: 0800 082 2600 / (82) 98802-4834 (Whatsapp) | Informações/Agendamento Parques: (82) 98801-3651
protocolo@alurb.maceio.al.gov.br
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h