Ações educativas feitas pela Prefeitura de Maceió beneficiam moradores de bairros da capital

Equipes visitaram o Jacarecica, Canaã, Cidade Universitária e Benedito Bentes levando orientações sustentáveis

Amanda Lima (estagiária)/Ascom Sudes 24/10/2022 às 09:11
Ações educativas feitas pela Prefeitura de Maceió beneficiam moradores de bairros da capital
Ações realizadas pela Prefeitura de Maceió beneficiam moradores de bairros da capital. Foto: Ascom Sudes

A Superintendência Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Sudes) enviou equipes para realizar ações de educação ambiental nos bairros de Jacarecica, Canaã, Cidade Universitária e Benedito Bentes. As atividades iniciaram na última segunda-feira (17) e se encerraram no domingo (23), beneficiando mais de 3 mil pessoas. O intuito é levar orientações sobre cuidados com o meio ambiente para os maceioenses.

Cerca de 20 educadores, entre servidores da Sudes e jovens aprendizes das empresas responsáveis pela coleta domiciliar na capital, percorreram a localidade visitando residências e comércios das regiões.

Foto: Ascom Sudes
Foto: Ascom Sudes

A iniciativa orientou os cidadãos sobre os equipamentos públicos disponibilizados pelo órgão para o descarte correto e sobre os malefícios causados pelo despejo inadequado do lixo.

De acordo com a diretora de Planejamento e Serviços Especiais da Sudes, Kedyna Tavares, grande parte da população não tem conhecimento das formas corretas de descarte de resíduos, provocando o acumulo de lixo nos bairros de Maceió.

"Embora a Prefeitura realize a coleta, a população precisa ter a consciência dos dias certos para o descarte, evitando que o lixo fique na rua, e sobre a forma correta de descartar o lixo. Somente educando, vamos conseguir ter a população como nossa aliada nesse projeto", disse Kedyna.

Moradores ajudaram no plantio de mudas. Foto: Ascom Sudes
Moradores ajudaram no plantio de mudas. Foto: Ascom Sudes

Moradora do Benedito Bentes, Maria Doralice, relata já ter presenciado diversos descartes irregulares. "Muitas vezes quando passo para comprar o pão, vejo as pessoas jogando o lixo fora do lugar. Além do cheiro ruim, aparecem muitas baratinhas e pode até causar doenças", revelou.

No Residencial Alamedas do pontal, no Benedito Bentes, além da educação ambiental, foi realizado, com a ajuda de moradores do entorno, o plantio de oito mudas de Ipê, uma muda de Goiabeira e 30 mudas ornamentais.

Colabore com a Sudes

A população também pode ajudar denunciando. Ao flagrar um descarte inadequado, o cidadão deve entrar em contato com o órgão enviando fotos e vídeos do flagrante, além do endereço completo. Caso seja constatada a infração, o autor pode ser multado.

A Central de Monitoramento da Sudes atende através do 0800 082 2600, pelo número 156 ou no WhatsApp (82) 98802-4834.

ALURB

Autarquia de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana

Rua Cel. Pedro Lima, 69 - Jaraguá;
CEP 57022-220 // Telefone: (82) 3312-5380 | Central de Monitoramento Sudes: 0800 082 2600 / (82) 98802-4834 (Whatsapp) | Informações/Agendamento Parques: (82) 98801-3651
protocolo@alurb.maceio.al.gov.br
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h