Superintendente da SMTT se reúne com representantes do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência

Encontro teve como pauta melhorias no acesso do transporte público da capital

Ascom SMTT 09/11/2022 às 17:25
Superintendente da SMTT se reúne com representantes do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência
Reunião discutiu melhorias nos terminais e abrigos de ônibus. Foto: Ascom SMTT

O superintendente da SMTT, André Costa, recebeu nesta quarta-feira (9), representantes do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência. Na reunião foi discutida as demandas voltadas para melhorar o acesso do transporte público coletivo de passageiros e também nas estruturas de terminais e abrigos.

O encontro contou com a presença de profissionais de diretorias do órgão municipal e das empresas de ônibus Cidade Maceió, Real Alagoas e São Francisco.

"Temos hoje uma realidade em Maceió, que é a requalificação dos terminais de ônibus. Os equipamentos do Eustáquio Gomes e do Village Campestre têm homens trabalhando em suas respectivas reformas, como foi anunciado pelo prefeito JHC, em setembro deste ano", ressaltou o titular da SMTT.

Reunião definiu criação de grupo de trabalho. Foto: Ascom SMTT
Reunião definiu criação de grupo de trabalho. Foto: Ascom SMTT

"Todo o trabalho deixará os terminais mais acessíveis e com mais conforto para os usuários", enfatizou o superintendente.

Foram apresentadas, ainda, reivindicações sobre a melhoria nos veículos. Para a demanda foi pontuada a aquisição de 110 ônibus novos, sendo que 12 foram entregues pela Prefeitura de Maceió no final de setembro, outros 38 devem chegar até o fim de 2022, enquanto os 60 restantes estarão disponíveis no primeiro semestre de 2023.

"A Prefeitura já está trabalhando firme na renovação da frota, com ônibus equipados com elevadores de acesso, duas vagas para cadeirantes, ar-condicionado, entre outras. O investimento é feito para que o cidadão se sinta confortável e que estes tenham um bom atendimento", complementou André Costa.

O assessor técnico de Transportes, Bruno Aragão, também ressaltou a fiscalização realizada nos veículos.

"Temos fiscais atuando todos os dias, com ações em terminais e também nas garagens das empresas, sempre para garantir que a população tenha o melhor serviço possível", afirmou.

O encontro definiu, ainda, um grupo para estudar pontos específicos para aplicar melhorias aos usuários com necessidades especiais, tendo a colaboração de profissionais da Divisão de Cadastros (Dicad), do Sistema Integrado de Mobilidade de Maceió (SIMM) e da Diretoria de Obras Viárias (Diovia) e, se necessária, a participação de outra secretaria municipal.

Ana Tirbutino representou a Associação Pestalozzi. Foto: Ascom SMTT
Ana Tirbutino representou a Associação Pestalozzi. Foto: Ascom SMTT

A representante da Associação Pestalozzi de Maceió, Ana Tirbutino, destacou a importância da reunião e se mostrou confiante com os resultados das discussões.

"Fomos muito bem recebidos e é algo que nos dá ânimo, a possibilidade de conversar sobre as nossas necessidades. Saímos daqui com uma positividade grande no desenvolvimento de melhorias na acessibilidade", revelou.

Leia também

Prefeitura inclui reforma, construção e ampliação de novos terminais de ônibus em Maceió

Prefeito JHC entrega 12 novos ônibus com ar-condicionado para as linhas do Benedito, Eustáquio e Clima Bom

Prefeitura de Maceió começa reforma do terminal de passageiros do Eustáquio Gomes

DMTT

Departamento Municipal de Transportes e Trânsito

Avenida Durval de Góes Monteiro, 829 - Tabuleiro do Martins
CEP 57061-000 // Telefone: (82) 3312-5330.
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.