SMTT registra redução no tempo médio de viagem dos ônibus

Redação 10/03/2021 às 12:24
SMTT registra redução no tempo médio de viagem dos ônibus

Após uma semana de fiscalização, verificou-se uma redução de 15 minutos no tempo médio dos veículos

A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) está sempre em busca de melhorar a fluidez no trânsito. Pensando nisso, tem aliado ações educativas e fiscalizações no cotidiano das suas atividades. Após uma semana de fiscalização, verificou-se uma redução de 15 minutos no tempo médio de viagem de cada ônibus que passa pelas Avenidas Fernandes Lima e Durval de Goes Monteiro, duas das principais vias da capital.

Coletivos tiveram maior fluidez com a fiscalização. Foto: ASCOM/SMTT

Foram 327 autuações no período analisado de sete dias, com a fiscalização feita com agentes de trânsito e pelas câmeras de videomonitoramento. A SMTT salienta a importância da prudência dos motoristas para que as leis de trânsito sejam cumpridas sem prejuízos para os demais usuários do sistema.

“A fluidez no trânsito depende também da educação dos condutores. Todos os veículos operam em um sistema integrado. Nesse caso específico, com o desrespeito ao uso da faixa azul, os usuários do transporte coletivo acabam ficando no prejuízo. A SMTT tem buscado formas de conscientizar a população sobre isso. A fiscalização com um cunho educativo é uma das nossas estratégias de ação”, pontuou André Costa, gestor do órgão.

De janeiro até agora, foram registradas 420 autuações na faixa azul, que é utilizada para o transporte coletivo de passageiros, táxis, transporte escolar e veículos em serviço. A infração é de natureza leve, o valor da multa é de R$ 88,38 e implica na soma de três pontos à habilitação. As faixas estão localizadas nas Avenidas Fernandes Lima, Durval de Góes Monteiro, Dona Constança e Comendador Leão. Em 2020, foram 844 condutores autuados para este tipo de penalidade.

É importante ressaltar, ainda, que é proibido que os condutores de carros ou motocicletas circulem pela faixa azul. Apenas é permitido a esses motoristas fazer o contorno da quadra, entrar e sair de uma rua ou acessar um estabelecimento comercial às margens das Avenidas.

Os táxis podem transitar pela faixa exclusiva, desde que estejam com passageiros e sem a película refletiva ou fumê, para facilitar que a fiscalização verifique a regularidade da atuação. Os transportes complementares da região metropolitana devem usar somente a faixa exclusiva, assim como os ônibus coletivos. Também está legalmente previsto o uso da faixa para os transportes escolares, desde que estejam no exercício da atividade.

Agentes de trânsito estão atentos para evitar o desrespeito às leis de trânsito. Foto: ASCOM/SMTT

“A sociedade precisa compreender que as multas têm uma função pedagógica, mas o órgão de trânsito espera que os condutores respeitem sempre as normativas. Nossa principal missão é zelar pelo cumprimento das normas, leis e regulamentos que regem o trânsito brasileiro, e o de Maceió não é diferente. Todos precisam compreender o seu papel.”, frisou Ricardo Duarte, Diretor de Operação de Mobilidade da SMTT.

A Secretaria continuará com campanhas educativas e fiscalizações com o principal objetivo de coibir o uso indevido da faixa azul. A autarquia municipal de trânsito pede a colaboração dos condutores para que seja construído um trânsito mais seguro para todos.

Ascom SMTT

DMTT

Departamento Municipal de Transportes e Trânsito

Avenida Durval de Góes Monteiro, 829 - Tabuleiro do Martins
CEP 57061-000 // Telefone: (82) 3312-5330.
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.