SMTT orienta motoristas de ônibus sobre segurança no trânsito e acessibilidade

Redação 15/07/2021 às 16:00
SMTT orienta motoristas de ônibus sobre segurança no trânsito e acessibilidade

Atividade possibilitou a troca de lugares com o objetivo de pedir mais sensibilidade e respeito com o outro

Foto: Ascom SMTT

A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) realizou, nesta quinta-feira (15), uma atividade voltada à sensibilização de motoristas que atuam no transporte público coletivo de Maceió. A ação educativa possibilitou a 53 motoristas vivenciarem o dia a dia de ciclistas e pessoas com dificuldades de locomoção, a exemplo de deficientes visuais e cadeirantes. A formação ocorreu nas instalações do Sest/Senat Maceió, na Serraria.

Atividade tem o intuito de provocar a reflexão dos motoristas. Foto: Ascom SMTT

Na ocasião, os motoristas puderam ocupar o lugar de um cadeirante e simular um embarque, bem como de um ciclista e pedalar enquanto um veículo passava ao lado. O Código de Transito Brasileiro (CTB) estabelece uma distância lateral mínima segura de 1,5 metro.

Cícero Marques é motorista há mais de 30 anos e aprovou a iniciativa. Ele acredita que a ação resultará numa mudança de hábitos. “A atividade foi importante para que possamos olhar melhor e termos mais sensibilidade com o outro. Todos os dias, eu atuo como condutor, mas hoje eu mudei de função e é uma sensação estranha, senti medo e até calafrios enquanto o ônibus passava”, explicou.

Cadeirante e usuário do transporte público, André Dionísio aprova a iniciativa. Foto: Ascom SMTT

“Achei essa atividade de conscientização muito necessária. É importante trabalhar a empatia dos motoristas e, hoje, eles tiveram a oportunidade de ficar no nosso lugar, entender um pouco das nossas necessidades e vivências no dia a dia. Envolve educação e uma mudança na cultura”, comentou o cadeirante André Dionísio.

Além da simulação, atividade contou palestra educativa. Foto: Ascom SMTT

Ainda durante o treinamento, uma palestra foi ministrada pela equipe de Educação da SMTT. Foram trabalhadas noções de cuidados e respeito com vistas à construção de um trânsito mais seguro e humanizado para todos. Entidades ligadas a ciclistas, cegos e cadeirantes também apresentaram suas demandas e abordaram vivências cotidianas.

Cícera acredita que a atividade contribuirá para a mudança de postura. Foto: Ascom SMTT

Cícera Oliveira, deficiente visual e presidente da Associação de Cegos de Alagoas (Acal), acredita na sensibilização por parte dos motoristas. “Eu torço para que seja a primeira de muitas e tenho certeza que, a partir de hoje, eles terão um novo olhar, pois vivenciaram nossa realidade de todos os dias. Tudo isso contribui para que nós tenhamos uma sociedade com mais empatia, justiça e igualdade para todos”, afirmou.

Parcerias e continuidade da ação

Diretora da Unidade Maceió do Sest/Senat, Daniele Madeiro. Foto: Ascom SMTT

A ação é uma iniciativa da SMTT, em parceria com o Sest/Senat Maceió e com o Sindicato das Empresas do transporte Urbano de Passageiros de Maceió (Sinturb).

“Eu acredito que a educação transforma e aposto muito nesse novo formato de ação da SMTT. A gente acredita que isso vai transformar o trânsito. A ideia é que essa parceria só se fortaleça, pois temos o propósito em comum de fazer com que todos entendam que fazem parte do trânsito e que a gente precisa conviver de forma mais harmônica”, discorreu a diretora da Unidade Maceió do Sest/Senat, Daniele Madeiro.

Motoristas ocuparam cadeiras e embarcaram pelo elevador de acessibilidade. Foto: Ascom SMTT

O titular da SMTT, André Costa, comentou que o objetivo é tornar a ação contínua e promover uma mudança na postura de todos os atores do transporte público, além de levar mais educação de trânsito para as pessoas.

“É uma atividade originada de demandas e reclamações da população por meio dos nossos canais de atendimento. O retorno por parte dos motoristas foi bem positivo, justamente porque, para além de uma palestra, nós trouxemos pessoas com histórias e situações reais que apresentaram suas principais necessidades. Tenho certeza que o atendimento vai ficar ainda melhor depois da participação dos rodoviários na ação de hoje”, finalizou.

Ascom SMTT

DMTT

Departamento Municipal de Transportes e Trânsito

Avenida Durval de Góes Monteiro, 829 - Tabuleiro do Martins
CEP 57061-000 // Telefone: (82) 3312-5330.
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.