SMTT fiscaliza terminais e garagens de ônibus de Maceió

Redação 08/11/2021 às 11:48
SMTT fiscaliza terminais e garagens de ônibus de Maceió

Na operação, foram 35 ônibus lacrados e 195 autuações emitidas por irregularidades nas viagens

A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) realizou, durante o mês de outubro, fiscalizações nos terminais e garagens de ônibus de Maceió. Durante as análises, 35 ônibus foram lacrados por mau estado de conservação dos veículos e foram emitidas 195 autuações por irregularidades nas viagens. O objetivo é manter um transporte público de qualidade e com segurança para a população.

Veículos foram lacrados por mau estado. Foto: SMTT

O relatório apontou que, do total dos veículos lacrados, 17 foram da empresa Cidade de Maceió, 14 da Real Alagoas e quatro da São Francisco. Defeitos no funcionamento e trava dos elevadores, para-brisas, botões e cordas das cigarras quebradas; pneus carecas; cintos de segurança para cadeirantes e para os motoristas inoperantes; faróis e lâmpadas de ré queimados; além de avarias nos assentos e degraus estão entre os problemas encontrados.

A maior quantidade de atuações foi registrada nos terminais e tiveram relação com atrasos nas viagens, alteração na rota sem prévia comunicação, ausência das placas de itinerários — que devem ser afixadas nos coletivos —, além do embarque e desembarque fora dos pontos estabelecidos.

“Os fiscais estão diariamente nos terminais de ônibus e nas garagens realizando esse trabalho de vistorias, controle de horários e quantidade de frota,. Tudo para garantir melhor prestação de serviço do transporte público na capital. Nós temos uma central que recebe as demandas da população, como sugestões e reclamações, e nossas equipes também agem para resolver esses problemas”, apontou o assessor técnico de transportes da SMTT, Daniel Fontes.

A diretora do Sistema Integrado de Mobilidade de Maceió (SIMM), Paula Isanelle, destaca que as avaliações do órgão são permanentes para que sejam cobradas providências para garantir a segurança dos usuários do transporte público. Ela explica, ainda, que o descumprimento pode implicar em sanções que vão desde advertências, multas, até a possibilidade de cancelamento da concessão.

O órgão reforça que os cidadãos podem realizar denúncias relacionadas ao transporte público através do WhatsApp no número (82) 98134-6858. Os registros podem ser feitos a qualquer hora do dia.

Ascom SMTT

DMTT

Departamento Municipal de Transportes e Trânsito

Avenida Durval de Góes Monteiro, 829 - Tabuleiro do Martins
CEP 57061-000 // Telefone: (82) 3312-5330.
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.