SMTT avança com sinalizações e proporciona segurança viária nas comunidades

Redação 07/08/2021 às 13:00
SMTT avança com sinalizações e proporciona segurança viária nas  comunidades
Intervenções no primeiro semestre garantem melhores condições de trafegabilidade nas ruas, bairros e avenidas em Maceió

No primeiro semestre de 2021, a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) iniciou uma força-tarefa para implantação e recuperação de sinalizações nas comunidades da capital, que resultou em uma extensão de 9.295,55 m² de sinalizações horizontais e 894 novas placas instaladas. As intervenções da Prefeitura seguem por toda a capital e têm o intuito de ordenar o fluxo viário e reduzir as ocorrências de acidentes na malha viária.

Ao converter as dimensões das pinturas na via, chega ao correspondente a 33 quilômetros, que equivale a distância do Centro de Maceió para cidade vizinha de Paripueira.

Intervenções buscam ordenar o trânsito de Cruz das Almas. Foto: Secom Maceió

Em Cruz das Almas, a SMTT deu início a um ordenamento no fluxo de veículos e reduzir os congestionamentos na Avenida Comendador Gustavo Paiva, importante corredor de transportes da capital. A primeira fase foi iniciada com uma modificação na interseção com a Avenida Juca Sampaio (Ladeira do Óleo), proibindo as conversões à esquerda. A segunda fase se deu com a implantação de um binário nas ruas Doutor Lauro Machado Costa e João Canuto da Silva, que organizou o fluxo e deu maior celeridade no deslocamento na região.

Placas foram instaladas em importantes vias da Ponta da Terra. Foto: SMTT

Na Ponta da Terra, placas de sinalização foram instaladas ou substituídas nas Ruas Domingos Lordsleen, Araújo Bivar e Zeferino Rodrigues. Os acidentes ocorriam com frequência na localidade, e as intervenções têm o objetivo de garantir a segurança e reduzir as ocorrências. No Poço, novas estruturas de sinalização vertical também foram fixadas na Avenida Cid Scala.

Já em Mangabeiras, as Ruas Luiz Francisco Cedrim e Industrial Moacir Duarte tiveram seus sentidos invertidos. A mudança buscou reduzir o fluxo de veículos que se direcionam para Avenida Almirante Álvaro Calheiros para acessar a o bairro da Jatiúca, que também teve as conversões à esquerda proibidas na intersecção das avenidas Doutor Antonio Doutor Antônio Gomes de Barros e Álvaro Otacílio.

O diretor de Obras Viárias da SMTT, Davi Pradines, destaca a importância dos serviços. “Vias devidamente sinalizadas reduzem a ocorrência de acidentes e proporcionam maior segurança. Nesse sentido, estamos sempre acompanhando o comportamento dos veículos nas vias e atentos às solicitações da população. Essas demandas são analisadas e sempre que viável, as modificações são realizadas”, comentou.

Avenida Garça Torta recebeu os melhorias nas sinalizações. Foto: Secom Maceió

Na parte alta da cidade, as avenidas Benedito Bentes, Pratagy e Garça Torta e as ruas Norma Pimentel, Jussara, B Trinta e Oito, e B Trinta e Nove, no Benedito Bentes, receberam a pintura da sinalização horizontal e de faixas para a travessia de pedestres são responsáveis por organizar o trânsito na região. A localidade também recebeu placas para facilitar a orientação dos condutores. Na Cidade Universitária, uma rotatória foi implantada para o ordenamento do trânsito. Placas com indicativo de pare, prismas e tachões para canalização da circulação viária.

Para organizar o fluxo e evitar acidentes, sinalizações foram requalificadas no bairro do Petrópolis. Foto: Ascom SMTT

No Petrópolis, uma importante intervenção foi executada no cruzamento da Rua Empresarial Lourival Lobo Ferreira com a Avenida Galba Novaes Neto. Por lá, novas sinalizações horizontal e vertical foram executadas. Foram instaladas placas de sinalização indicativas sobre os sentidos de direção, lombadas, paradas de ônibus e proibição de contornos à esquerda, além da demarcação de locais para carga e descarga e áreas com restrições de estacionamento, além da instalação de prismas de concreto que organizam o trânsito.

Superintendente André Costa destaca os avanços nas sinalizações das comunidades. Foto: Ascom SMTT

“É um trabalho contínuo de implantação de novas sinalizações ou de revitalização das já existentes. A ideia é dar a continuidade a esses serviços, sempre oferecendo melhor infraestrutura viária aos pedestres, ciclistas e motoristas, que se deslocam diariamente pela capital”, finalizou o titular da SMTT, André Costa.

Ascom SMTT

DMTT

Departamento Municipal de Transportes e Trânsito

Avenida Durval de Góes Monteiro, 829 - Tabuleiro do Martins
CEP 57061-000 // Telefone: (82) 3312-5330.
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.