Investimento em tecnologias moderniza transportes e trânsito em Maceió

Redação 05/12/2020 às 06:00
Investimento em tecnologias  moderniza transportes e trânsito em Maceió

Uso de ferramentas tecnológicas tem melhorado os atendimentos às demandas da população

Com o objetivo de modernizar o sistema de transportes e otimizar as operações de fiscalização na malha viária de Maceió, a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) passou a utilizar ferramentas tecnológicas para melhorar os trabalhos do órgão e estar cada vez mais próxima da população. Durante a gestão do prefeito Rui Palmeira, o órgão implantou a fiscalização por meio das câmeras de videomonitoramento, lançou os aplicativos SMTT Maceió – NOI Cidadão e CittaMobi e ampliou a biometria facial nos coletivos urbanos.

SMTT inaugura o novo Núcleo de Operações Integradas para melhorar o monitoramento nas vias da cidade. Foto:Marco Antônio/Secom Maceió

Em 2019, a fiscalização por meio das câmeras de videomonitoramento foi implantada em diversas ruas e avenidas de Maceió com o intuito de reduzir o número de acidentes, proporcionar mais segurança viária aos condutores e pedestres, além de melhorar o fluxo de veículos nos principais corredores de transportes da capital. Com a chegada da fiscalização pelo videomonitoramento, a SMTT também inaugurou o novo e moderno Núcleo de Operações Integradas (NOI). O espaço possibilita que os agentes de trânsito fiscalizem remotamente as irregularidades que são cometidas diariamente pelos condutores infratores e permite, ainda, que as equipes tenham uma visão macro do que acontece em tempo real nas vias da cidade.

Outra novidade implementada pela SMTT em benefício da população foi o lançamento do aplicativo SMTT Maceió – NOI Cidadão, que está disponível de forma gratuita para os maceioenses que possuem um smartphone com o sistema operacional Android. Através da ferramenta tecnológica, os cidadãos podem reportar em tempo real acidentes de trânsito com vítimas e sem vítimas, interferências nas vias (animal na pista, buracos na rua, postes e árvores caídos), informar sobre semáforos defeituosos, óleo na pista, veículo quebrado, estacionamento irregular, além de solicitar sinalização para o seu bairro. Baixe aqui.

SMTT lança o aplicativo NOI Cidadão para facilitar os atendimentos às demandas da população. Foto: Átila Vieira|Secom Maceió

Desde que o serviço foi disponibilizado aos maceioenses, mais de dois mil downloads foram realizados e os agentes de trânsito do órgão já atenderam mais de 7.229 chamados feitos pela população. “O mundo está mudando e a tecnologia avança cada vez mais. Nesse sentido, é imprescindível se adequar a esse novo momento para facilitar o dia a dia dos cidadãos maceioenses. Por exemplo, ao solicitar o apoio das equipes para uma ocorrência de trânsito pela tela do celular, todo o processo é facilitado, já que a SMTT recebe a localização exata e encaminha imediatamente a viatura mais próxima do local. Com certeza o aplicativo SMTT Maceió – NOI Cidadão chegou para ficar e para agilizar ainda mais o tempo-resposta aos chamados da população”, explicou Dário Cesar Barbosa, superintendente da SMTT.

Biometria Facial foi implantada em 2018 para coibir fraudes no Sistema Integrado de Mobilidade de Maceió (SIMM).

Já em relação aos coletivos do Sistema Integrado de Mobilidade de Maceió (SIMM), a SMTT seguiu investindo em tecnologia e aderiu, em 2018, a Biometria Facial para coibir fraudes e fiscalizar o uso indevido dos cartões Bem Legal. Com a ferramenta, o órgão passou a garantir que apenas os titulares da bilhetagem eletrônica que têm algum tipo de desconto na tarifa, a exemplo dos Cartões Bem Legal Escolar, Especial e Especial com Acompanhante, desfrutem do benefício, impossibilitando assim o uso por terceiros. Atualmente, 90% da frota dos ônibus urbanos possuem a Biometria Facial.

População de Maceió pode conferir os horários dos ônibus do SIMM pelo aplicativo CittaMobi. Foto: Ascom SMTT

Outra ferramenta tecnológica lançada pela Prefeitura de Maceió durante a gestão do prefeito Rui Palmeira foi o CittaMobi. O aplicativo, que é um marco na mobilidade urbana, facilita o dia a dia da população, pois indica os pontos de embarque e desembarque mais próximos do usuário de ônibus, informa os horários e as linhas que passam pelo local, mostra o percurso que o ônibus faz pela cidade e a localização do coletivo em tempo real via GPS.

Uadson Barros e Maykson Douglas (estagiário)/ Ascom SMTT

DMTT

Departamento Municipal de Transportes e Trânsito

Avenida Durval de Góes Monteiro, 829 - Tabuleiro do Martins
CEP 57061-000 // Telefone: (82) 3312-5330.
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.