Iniciativa capacita cobradores para atuarem como motorista de ônibus

Redação 25/05/2021 às 15:35
Iniciativa capacita cobradores para atuarem como motorista de ônibus
Ação beneficia profissionais e os prepara para uma nova função
Ação beneficia cobradores e os torna aptos a exercerem a função de motoristas. Foto: Ascom SMTT

O superintendente Municipal de Transportes e Trânsito, André Costa, representou a Prefeitura de Maceió, na solenidade de formatura do Projeto Qualificação de Cobradores. O evento aconteceu nessa terça-feira (25), no Sest/Senat Maceió, com a formatura de 48 funcionários de empresas de ônibus.

A iniciativa forma cobradores e os torna aptos a atuarem como motoristas de ônibus, durante a modernização da bilhetagem eletrônica, especialmente em tempos de pandemia.

Formanda do curso, Valkiria Mendes, comentou a importância de uma atualização para a sua trajetória. “Esse aperfeiçoamento eleva a nossa autoestima e a gente se abre ao novo. Além da capacitação, há um crescimento profissional”, comentou.

Solenidade ocorreu na unidade do Sest/Senat em Maceió. Foto: Ascom SMTT

A iniciativa pioneira no Nordeste, que já ofertou 250 vagas, é desenvolvido pelo Sest/Senat, com a inscrição gratuita para o trabalhador que se interesse e tenha os pré-requisitos necessários. O Sindicato das Empresas de Transporte Urbano de Passageiros de Maceió (Sinturb) promove a solenidade de formatura para incentivar que os trabalhadores tenham essa oportunidade de qualificação profissional.

A diretora do SEST/SENAT em Maceió, Daniele Madeiro, ressaltou a importância do projeto para os profissionais. “É uma perspectiva de futuro melhor pra eles. Criamos essa oportunidade para gerar empregabilidade, já que a profissão de cobrador está deixando de existir e existe essa possibilidade de a própria empresa fazer a promoção”, pontou.

Para a formação, a instituição arca com os custos e capacita, através dos cursos necessários, para que haja a progressão na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) desses trabalhadores. Ao término do processo, os cobradores já estão integrados como motoristas.

“A modernização do sistema com a bilhetagem é inevitável. A pandemia acelerou o processo, pois há uma preocupação ainda maior em evitar o risco de propagação do vírus através das cédulas e moedas, sem contar que pagamento utilizando o cartão eletrônico já é realidade em várias cidades do Brasil”, reforçou o presidente do Sinturb, Guilherme Borges.

Superintendente ressaltou a importância do momento. Foto: Ascom SMTT

Para o titular da SMTT, André Costa, é fundamental que os profissionais recebam a atualização. “A iniciativa é benéfica, pois evita que esses trabalhadores sejam demitidos e percam seus empregos, justamente, em um momento como esse que vivemos de pandemia”, finalizou.

Ascom SMTT

DMTT

Departamento Municipal de Transportes e Trânsito

Avenida Durval de Góes Monteiro, 829 - Tabuleiro do Martins
CEP 57061-000 // Telefone: (82) 3312-5330.
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.