Fim de semana dos agentes de trânsito é marcado por solidariedade

Ascom SMTT 24/01/2022 às 11:30
Fim de semana dos agentes de trânsito é marcado por solidariedade
Asssessor técnico de trânsito, Glauco Oliveira, com o agente Jonathan Morais e o proprietário da bicicleta, Paulo da Silva Bezerra. Foto: SMTT

O trabalho das equipes da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito(SMTT) ocorre 24 horas por dia, todos os dias. O plantão deste fim de semana, 22 e 23 de janeiro, chamou a atenção dos servidores públicos em duas ocorrências: uma pela sensibilidade e fôlego de um agente e outra pelo desrespeito do condutor de uma motocicleta.

Após o atendimento de um acidente envolvendo um ciclista e um ônibus, ao perceberem que a bicicleta não teria como ser recolhida pelo proprietário que foi encaminhado para o hospital e que não havia ninguém que pudesse recolher o veículo para devolver ao dono, o agente Jonathan Morais pedalou, aproximadamente, cinco quilômetros até a sede da SMTT para guardar a bicicleta do maceioense.

"Meu objetivo era preservar o bem do cidadão, não deixando ele abandonado e gerando maiores prejuízos ao ciclista, e garantir que ele pudesse ter sua bicicleta de volta quando estivesse recuperado das lesões. É sempre importante e significativo poder ajudar a população", disse Jonathan.

Nesta segunda-feira (24), o proprietário da bicicleta foi reaver o veículo na sede do órgão municipal. "Foi muito importante o trabalho dos agentes da SMTT. Sou muito grato por conseguir receber minha bicicleta de volta. Eu sei que é um bem material, mas eles tiveram a boa vontade de trazer pra cá e devolver intacto", elogiou o porteiro, Paulo da Silva Bezerra.

"Nossos agentes têm um trabalho fundamental para garantir a segurança viária. Como servidores públicos, temos a missão de contribuir com todos os cidadãos. É gratificante ver o comprometimento deles nas funções desempenhadas todos os dias, inclusive na preservação material. No caso do ciclista, que é porteiro, a bicicleta é o meio de transporte para ir ao trabalho. Levar o veículo para a sede do órgão, possibilitando a devolução para o proprietário, foi um ato valoroso", destacou o superintendente da SMTT, André Costa.

O asssessor técnico de Trânsito, Glauco Oliveira, destaca o trabalho das equipes no dia a dia. "As atitudes demonstradas comprovam o zelo e a responsabilidade dos agentes no dia a dia. Estamos sempre vigilantes para garantir a segurança viária dos maceioenses e das pessoas que visitam nossa cidade", frisou.

Desrespeito

Outro fato que chamou atenção da equipe ocorreu em uma abordagem realizada na Avenida Silvio Carlos Viana, no bairro da Ponta Verde, neste domingo (23). Foi constatado que a placa da motocicleta estava adulterada por outra em desconformidade com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB). A infração correspondente ao fato é gravíssima, com sete pontos na carteira e multa no valor de R$ 293,47.

A moto estava, ainda, sem o retrovisor, equipamento de uso obrigatório na garantia da segurança de todos no trânsito. A autuação para esse caso é de natureza grave, somando cinco pontos na carteira e multa de R$ 195,23. O piloto não era habilitado.

Sobre a placa indevida, o assessor de trânsito acrescenta ainda: "Lamentável o desrespeito às normas e, acima de tudo, à vida das pessoas que presam a convivência harmoniosa no trânsito. Um condutor que, além de inabilitado, trafega com uma placa com um gesto obsceno, não deixa dúvidas da sua falta de responsabilidade com as leis", acrescentou.

A placa foi recolhida e o veículo removido para o pátio da SMTT.

Placa da motocicleta estava em desacordo com o CTB. Foto: SMTT
Placa da motocicleta estava em desacordo com o CTB. Foto: SMTT

Contatos

O órgão reforça que, em casos de acidentes, semáforos intermitentes ou demais ocorrências de trânsito, os maceioenses devem acionar as equipes da Superintendência pelo telefone 3312-5340 ou pelo aplicativo SMTT Maceió – NOI Cidadão, disponível para os usuários do sistema operacional Android.

Os canais funcionam todos os dias da semana e são operados no Núcleo de Operações Integradas (NOI), que funciona 24 horas por dia com equipes de prontidão.

DMTT

Departamento Municipal de Transportes e Trânsito

Avenida Durval de Góes Monteiro, 829 - Tabuleiro do Martins
CEP 57061-000 // Telefone: (82) 3312-5330.
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.