Faixa Verde completa um ano na orla marítima de Maceió

Foram duas etapas até o término do projeto, com a colocação de cones e na sequência os serviços de pintura e instalação de segregadores

Ascom SMTT 05/01/2023 às 13:26
Faixa Verde completa um ano na orla marítima de Maceió

Com o objetivo de garantir melhores condições de segurança aos pedestres e ampliar a prática de atividades físicas pela orla marítima de Maceió, há um ano foi implantada a Faixa Verde. Situado na Avenida Silvio Carlos Viana, entre o Centro de Artesanato e o Marco dos Corais, o espaço tem, atualmente, 1.2km e se tornou parte da rotina de quem transita pela região e conta com a adesão de moradores e visitantes.

“Nossa ideia sempre foi dar mais segurança às pessoas que queriam fazer a sua caminhada, correr e aproveitar aquele espaço da orla. Realizamos estudos e tivemos um retorno de nossas equipes nas ruas; o que nos deu base para tirar o plano do papel e hoje a faixa é uma realidade”, destacou André Costa, superintendente da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT).

A implantação do espaço começou com a colocação de cones para o fechamento de uma faixa da Avenida Silvio Carlos Viana. O trecho, entre o Centro de Artesanato e o antigo Alagoinhas, funcionou como um alargamento do calçadão da orla. "Essa primeira parte funcionou como base, para analisarmos o projeto; para, assim, dar continuidade em busca dos melhores resultados", explicou o diretor de obras viárias da SMTT, Luciano Martins.

Nesta primeira etapa, também foi proibido o acesso aos estacionamentos existentes no trajeto. Nos locais, foram implantadas placas de sinalização vertical, além de pictogramas que regulamentam o público. “O objetivo foi garantir a segurança das pessoas que utilizavam o espaço, nosso objetivo principal”, pontuou o titular da SMTT, André Costa.

A assistente social Daniela Paz utiliza a faixa desde o início da implantação e descreve a iniciativa como “necessária”. “Maceió é uma cidade turística, atrativa e que recebe muitas pessoas de outros locais. E não só elas, nós que moramos aqui precisamos de mais espaços assim. Inclusive, para incentivar o respeito dos motoristas aos pedestres e trazer mais pessoas para atividades ao ar livre”, disse.

A segunda etapa da implantação contou com a instalação de segregadores e com a pintura na cor verde. “Um dos pontos positivos na implantação da faixa é que não é necessária uma intervenção estrutural intensa para que o espaço seja disponibilizado para o uso”, explicou Luciano Martins.

“Achei muito bom. Poder caminhar com tranquilidade, sem disputar o espaço com carros ou bicicletas, já que elas também têm seu espaço específico. Depois da faixa verde, ficou muito mais fácil para a gente fazer a caminhada e outros exercícios", ressaltou a enfermeira Andressa Cunha.

O analista de sistemas e turista de Aracaju, Alan Soares, pontuou a importância da faixa para o passeio. “Um espaço que permite que as pessoas que estão com seus filhos tenham mais segurança para transitar”, disse.

DMTT

Departamento Municipal de Transportes e Trânsito

Avenida Durval de Góes Monteiro, 829 - Tabuleiro do Martins
CEP 57061-000 // Telefone: (82) 3312-5330.
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.