Vigilância Sanitária apreende mais 750 kg de alimentos impróprios para consumo

Redação 22/11/2021 às 15:13
Vigilância Sanitária apreende mais 750 kg de alimentos impróprios para consumo

Apreensões ocorreram no final de semana e estabelecimentos foram notificados, além de levar multas

Em mais uma ação de fiscalização pela capital alagoana, a Vigilância Sanitária de Maceió apreendeu 750 kg de alimentos perecíveis impróprios para o consumo da população. As fiscalizações aconteceram sábado (20) e domingo (21) em laticínios, supermercados e frigoríficos, localizados nos bairros Vergel do Lago, Ponta Grossa e Graciliano Ramos.

Diversos produtos foram encontrados fora do prazo de validade, o que pode trazer prejuízos à saúde do consumidor. Entre os alimentos estragados estão carnes, frango, linguiça calabresa, queijo, mortadela, charque e outros.

Fiscais recolheram os produtos e levaram para o Aterro Sanitário de Maceió. Foto: Visa Maceió

De acordo com o coordenador da Vigilância Sanitária, Airton Santos, as fiscalizações são rotineiras e têm o propósito de alertar os empreendimentos sobre o cumprimento das normas sanitárias para preservar a saúde dos maceioenses.

“A Vigilância Sanitária está sempre de olho vivo e atuante em todos os bairros de Maceió, tanto durante a semana como aos finais de semana também. Nos estabelecimentos, os fiscais passam as orientações necessárias aos comerciantes e observam o estado dos alimentos, conservação de maquinários, higienização e alvará sanitário, por exemplo. O órgão não busca punir, mas fazer uma orientação educativa, pois nosso intuito é garantir a saúde do consumidor”, explica o coordenador.

Airton Santos afirma que todos os estabelecimentos onde foram encontradas inconformidades com as normas sanitárias receberam auto de apreensão – em consequência da conduta flagrada – e multa, que pode variar de R$ 180 a R$ 19 mil, a depender da gravidade do caso.

Os alimentos recolhidos foram descartados no Aterro Sanitário da cidade, situado no bairro Benedito Bentes.

Apreensões e fiscalizações

Desde o mês de fevereiro até o momento, foram apreendidos 71 toneladas de alimentos perecíveis impróprios para consumo e foram realizadas 8.000 fiscalizações em supermercados, avícolas, laticínios, panificações, bares e restaurantes, pizzarias, consultórios médicos e odontológicos, hospitais, clínicas veterinárias, funerárias, academias, hotéis, laboratórios, eventos. A Vigilância também interditou 36 estabelecimentos (19 panificações, 6 farmácias, 4 avícolas, 3 barracas de praia, 1 sandubaria, 1 lanchonete e 2 pizzarias).

Telefone e Whatsapp

Os maceioenses podem entrar em contato com a Vigilância Sanitária, caso observem estabelecimentos fora das adequações sanitárias e que causem risco à saúde da comunidade. A comunicação pode ser feita por meio do número 3312-5495, de segunda a sexta, das 7h às 13h, ou pelo WhastApp (82) 98705-0730, que funciona 24h, todos os dias.

Marília Ferreira / Ascom SMS

SMS

Secretaria Municipal de Saúde

Rua Dias Cabral, 569 - Centro
CEP 57020-250 // Telefone: 82 3312-5400
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.