Vigilância interdita frigorífico e apreende 1.782 kg de carnes impróprias para consumo

Trabalho também contou com orientações sobre protocolos sanitários contra a Covid-19 e distribuição de máscaras de proteção individual

Polyanna Monteiro/Ascom SMS 31/01/2022 às 11:50
Vigilância interdita frigorífico e apreende 1.782 kg de carnes impróprias para consumo
Fiscais atuam na fiscalização de alimentos. Foto: Arquivo Itawi Albuquerque/Secom Maceió

A Vigilância Sanitária de Maceió apreendeu mais 1.782 kg de carnes estragadas e fora do prazo de validade em  mais uma ação de fiscalização nos estabelecimentos comerciais de Maceió. Durante o trabalho, que aconteceu sábado (29) e domingo (30), um frigorífico, localizado no Benedito Bentes, foi interditado pelo órgão por falta de condições de funcionamento. A ação também contou com orientações sobre protocolos sanitários contra a Covid-19 e distribuição de máscaras de proteção individual para a população.

Nas fiscalizações, equipes do órgão percorreram 17 supermercados e frigoríficos da capital para verificar itens como condições de armazenamento, refrigeração, manipulação, conservação e comercialização dos alimentos.

“Mesmo com o trabalho intenso e diário realizado pela Vigilância nos últimos meses, infelizmente, ainda encontramos locais que têm colocado a saúde da população em risco. No sábado, apreendemos 900 kg de carnes impróprias para consumo, em um frigorífico no Benedito Bentes II. O local que também foi interditado por falta de condições de funcionamento. Já no domingo, mais 882 kg de carne foram retirados de circulação em um frigorífico no Stella Maris”, explicou o coordenador da Vigilância Sanitária, Airton Santos.  

Todos os locais onde foram recolhidos alimentos impróprios para consumo foram notificados e poderão  receber multa que varia de R$ 180 a R$ 19 mil, a depender da gravidade do caso. O estabelecimento interditado terá 30 dias para se adequar às normas sanitárias e, só então, voltar a funcionar.

Orientações educativas contra a Covid-19

A ação do fim de semana contou, ainda, com orientações sobre protocolos sanitários contra a Covid-19 para frequentadores e comerciantes de feiras livres,  mercados públicos e da Orla Marítima da cidade. Também foram distribuídas cinco mil máscaras de proteção individual em pontos de grande circulação de Maceió.

Disque Denúncia

Para denunciar irregularidades observadas em estabelecimentos fora das adequações sanitárias e que causam riscos à saúde da população, é possível entrar em contato no telefone (82) 3312-5495, de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h, ou pelo WhatsApp (82) 98705-0730, que funciona 24h, todos os dias.

SMS

Secretaria Municipal de Saúde

Rua Dias Cabral, 569 - Centro
CEP 57020-250 // Telefone: 82 3312-5400
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.