Vigilância de Zoonoses leva Feira de Adoção domingo (10) à Rua Fechada

Redação 08/10/2021 às 13:39
Vigilância de Zoonoses leva Feira de Adoção domingo (10) à Rua Fechada

Projeto funcionará todos os domingos com exposição de cães e gatos castrados, vermifugados e vacinados; tenda será montada na altura do Palato Praia

A Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ) inicia no próximo domingo (10) as ações do projeto Adote um Amigo, destinado a pessoas que gostem de animais e desejem adotar um dos cães ou gatos abrigados na unidade. A campanha será realizada todos os domingos na Rua Fechada, na Ponta Verde, no horário das 8h às 17h.

Estão disponíveis para adoção animais que foram recolhidos à unidade após serem abandonados. Todos os animais disponíveis para adoção passam por cuidados e avaliação médico-veterinária.

Para adotar um dos animais, a pessoa interessada deve assinar um termo de responsabilidade em que assuma o compromisso de tratar o animal adequadamente. Além disso, a adoção responsável exige que a pessoa seja maior de 18 anos, apresente documento de identificação com foto e comprovante de residência.

Com a medida, o órgão atua na promoção da saúde e bem-estar animal e dos maceioenses. “A feira acontecerá na altura do Palato Praia, onde será instalada uma tenda com a exposição. Nesse momento levaremos cerca e 15 animais – cães e gatos – para adoção. Todos castrados, vermifugados e vacinados pela UVZ. No local da feira haverá profissionais com informações sobre os cuidados com os animais e adoção responsável. Todos esses animais foram abandonados, mas foram acolhidos e cuidados pela UVZ e merecem um lar onde receberão todo carinho”, convida o coordenador geral da UVZ, Marcos Vasconcellos.

Além do espaço na Rua Fechada, a Unidade de Vigilância em Zoonoses (UVZ), localizada no bairro Cidade Universitária, funciona diariamente, de segunda a domingo, com horário de atendimento das 8h às 17h. Nesse horário, além da adoção de animais castrados, funcionam os serviços de atendimento clínico com ênfase em zoonoses, vacinação antirrábica gratuita, castração por meio de agendamento e captura de animais de grande porte (equinos e bovinos) errantes.

Os serviços

Para os atendimentos clínicos, basta que o animal seja levado à UVZ, onde será examinado pelos veterinários disponíveis, conforme a ordem das fichas distribuídas. O contato para esclarecimento de dúvidas e agendamento de serviços é 3312-5576.

A vacinação antirrábica também é oferecida na Unidade durante todo o ano, não sendo necessário, portanto, aguardar a campanha anual para ter o animal vacinado. A Unidade de Zoonoses também oferece testes rápidos para leishmaniose e controle de enteroparasitoses, além do controle populacional de animais por meio da castração e promoção da adoção de cães e gatos.

Ascom SMS

SMS

Secretaria Municipal de Saúde

Rua Dias Cabral, 569 - Centro
CEP 57020-250 // Telefone: 82 3312-5400
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.