Saúde participa da Semana de Prevenção às Drogas

Redação 23/06/2021 às 16:11
Saúde participa da Semana de Prevenção às Drogas
Técnicos do Consultório na Rua, CAPS AD e PAM Salgadinho representaram a pasta

Seis equipes multidisciplinares do Consultório na Rua, profissionais do CAPS AD e do PAM Salgadinho da Secretaria Municipal de Saúde participaram, nesta quarta-feira (23), da Semana de Prevenção às Drogas, em evento realizado na Praça Deodoro, no Centro da capital. As ações são alusivas ao Dia Internacional de Combate às Drogas, comemorado no dia 26 deste mês. Iniciativa da Prefeitura de Maceió, a Semana de Prevenção às Drogas conta com a articulação da Assessoria de Políticas Sociais do Município.

Além da conscientização sobre os danos causados pela dependência química, as equipes multidisciplinares do Consultório na Rua se revezaram, também, para aferir pressão arterial e glicose das pessoas que foram à tenda montada na praça.

Equipes do Consultório na Rua (Fotos Marília Ferreira – Ascom/SMS)

“Lidamos diretamente com as pessoas em situação de rua. Usuários de álcool e outras drogas, sobretudo em situação de rua, têm direito ao atendimento digno de saúde, e é isso que o Consultório na Rua a Secretaria de Saúde de Maceió procuram fazer no dia a dia de nossas atividades”, destacou uma das técnicas do programa, a terapeuta ocupacional Atilane de Oliveira Furtunato.

A profissional também lembrou que a intervenção das equipes do Consultório na Rua é essencial para a garantia do atendimento das pessoas em situação de rua, ainda alvo do preconceito da sociedade.

“Embora nem todos as pessoas em situação de rua não façam uso de algum tipo de droga, muitas, por diversos motivos, foram parar na rua e tiveram o uso de álcool e outras drogas como forma de fugir àquela realidade, anestesiar para diminuir uma dor e poder dormir, enganar a fome, por exemplo, mas que ainda são muito mal vistas. Se precisam de algum atendimento, acabam encontrando dificuldades. Nós, do Consultório na Rua, também facilitamos e garantimos o direito constitucional delas à saúde”, destacou a terapeuta ocupacional.

População atendida também com aferição de pressão arterial e glicose

Abrigos

Mesmo na pandemia, o Consultório na Rua não parou com suas atividades. Exemplo disso é o trabalho de busca ativa nas ruas de Maceió, além do atendimento em abrigos, com aplicação da vacina contra a covid-19 e testes rápidos. Outra ação bastante significativa do programa é atendimento em saúde bucal das pessoas em situação de rua.

Ascom SMS

SMS

Secretaria Municipal de Saúde

Rua Dias Cabral, 569 - Centro
CEP 57020-250 // Telefone: 82 3312-5400
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.