Sede de 15 competições, Maceió foi destaque como destino de megaeventos esportivos em 2022

Mais de 18 mil visitantes do Brasil e do mundo vieram à cidade nos diversos torneios realizados na capital com o apoio da Prefeitura de Maceió

Shelton Melo (estagiário) e Cláudia Leite/Ascom Semtel 23/12/2022 às 09:51
Sede de 15 competições, Maceió foi destaque como destino de megaeventos esportivos em 2022
Maceió deve sediar mais competições em 2023. Foto: Célio Júnior/Secom Maceió

Maceió se destacou, em 2022, pelo incentivo à prática esportiva e pela retomada de grandes eventos nacionais e internacionais. As ações apoiadas pela Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Lazer (Semtel), em parceria com entidades locais e federações de relevância nacional e internacional, elevaram a competitividade da capital para receber ainda mais competições em 2023.

“O empenho da Prefeitura de Maceió em promover os eventos esportivos em locais próximos aos melhores pontos de lazer, gastronomia e entretenimento da cidade, foi crucial para movimentar as diversas cadeias produtivas, desde os hotéis, restaurantes e pequenos negócios. Isso refletiu positivamente na nossa economia. Só no IronMan, por exemplo, foram mais de R$ 10 milhões movimentados na cidade. Esporte é uma vocação econômica de Maceió e estamos contentes com o resultado da retomada deste setor. Sob o comando do nosso prefeito JHC vamos trabalhar para fortalecer, ainda mais, esse segmento em 2023", destacou o secretário titular da Semtel, Eduardo Monteiro.

Integralmente, 15 eventos, a maioria, modalidades esportivas praticadas ao ar livre, na areia da praia ou no mar, aconteceram na cidade. Destas, sete foram competições nacionais ou estrangeiras. Como destaque, o circuito IronMan 70.3, ocorrido em agosto com o apoio da Prefeitura de Maceió, que trouxe aproximadamente seis mil visitantes, sendo mais de mil participantes, entre atletas brasileiros e estrangeiros de 16 países; o Mundial GPX Extreme de Triathlon, realizado em maio, trouxe a Maceió mais de mil pessoas; e o Mundial Universitário de Triathlon, que também mobilizou mais de mil participantes de 32 países.

“Conseguimos reaproximar todo o segmento esportivo para ações em conjunto com a Prefeitura de Maceió. Além de promover eventos estaduais, graças à relevância da cidade no segmento turístico, também recebemos competições de alto rendimento, atletas de destaque e, assim, incrementamos a economia de Maceió. O prefeito JHC prometeu que 2023 será o ano ‘D’ para o esporte na cidade”, frisou o secretário-adjunto de Esporte da Semtel, Francisco Carlos do Nascimento, conhecido por Chicão.

Além dos mundiais de Triathlon, a capital alagoana também sediou eventos interestaduais, a exemplo do Sul-Centro Americano de Handebol de Praia, Corrida Mundial Asas Para Vida (Wings For Life), Campeonato Brasileiro de Surf, Corrida das Cores, Campeonato Brasileiro Feminino de Voleibol Sentado, Campeonato regional de Crossfit, entre outros.

No Triathlon, Maceió foi escolhida como sede após disputar contra o Rio de Janeiro e Buenos Aires. No Campeonato Brasileiro de Surf, 220 inscritos lutaram pelo pódio nas águas do mar do bairro Pontal da Barra. Sem caráter competitivo, os dois subsequentes reuniram mais de duas mil pessoas na orla da Praia de Pajuçara.

 No Voleibol Sentado, quatro equipes paradesportiva disputaram a melhor posição do primeiro turno na 16ª edição. E, por fim, no Crossfit, mais de nove mil pessoas entre competidores (600 atletas) e espectadores, acompanharam a 4ª edição do WodGames 082, no estacionamento do Parque Shopping Maceió, em Cruz das Almas.

 Revitalização de espaços

Em 2022, a Prefeitura de Maceió também atendeu demandas de moradores de comunidades para revitalizar espaços de lazer, como praças e campinhos de futebol. Foram realizadas obras estruturais e implantados aparelhos destinados à prática de modalidades como Voleibol, FuteVôlei e Beach Tennis. Os principais locais impactados com o projeto foram os conjuntos Duville, no José Dubeaux Leão e Salvador Lyra, Tabuleiro dos Martins; Alto da Alegria, no bairro Benedito Bentes, e Reginaldo, no bairro Poço.

SEMTUR

Secretaria Municipal de Turismo

R. Godofredo Ferro, 53 - Centro, Maceió - AL, 57020-575
Telefone: (82) 3312-5803 Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h
E-mail: faleconosco@semtel-al.com.br