Projeto Velas Telas exibe obras de 16 artistas plásticos na orla de Ponta Verde a partir desta quinta (8)

Galeria a céu aberto vai encantar maceioenses e turistas com projeções de obras de artistas alagoanos em velas de jangadas; programação segue até o próximo domingo (11)

Cláudia Leite / Ascom Semtel 08/09/2022 às 10:17
Projeto Velas Telas exibe obras de 16 artistas plásticos na orla de Ponta Verde a partir desta quinta (8)
Festival promete trazer arte, cultura, beleza e emoção ao litoral da capital alagoana. Foto: produção Velas Telas

A orla de Maceió ganhará ainda mais cor e poesia a partir desta quinta-feira (8) com a abertura da terceira edição do Festival “Arte em Movimento — Velas Telas”.  O projeto, que conta com o apoio da Prefeitura de Maceió, acontece na orla da Ponta Verde, próximo ao Farol e Marco dos Corais, e segue até o próximo domingo (11).

Obras de 16 artistas plásticos alagoanos ou radicados no estado serão exibidas em um show de projeção mapeada nas velas das jangadas, consideradas um dos principais elementos da cultura local. A programação tem início sempre às 20h, é gratuita e aberta ao público.

Os artistas Miguel torres, Edgard Bastos, Vicente Ferreira, Achiles Escobar, Marta Arruda,  Persivaldo Figueroa, Rosivaldo Reis, Salles Tenório,  Didi Magalhães, Pedro Lucena, Yara Pão, Pedro Caetano, Yasmin Falcão, Jhonyson Nobre, Geoneide Brandão e Paulo Accioly, serão os homenageados desta edição. 

Nesta quinta-feira (8), Tânia Pedrosa, Chico Simas, Lula Nogueira e Rogério Gomes apresentarão o legado de artistas que marcaram o cenário alagoano. São eles: Achiles Escobar, Edgard Bastos, Miguel Torres e Vicente Ferreira. 

Os “quadros” do evento  são as velas de jangada, que estarão flutuando no mar de Maceió durante as projeções. Foto: produção Velas Telas.
Os “quadros” do evento são as velas de jangada, que estarão flutuando no mar de Maceió durante as projeções. Foto: produção Velas Telas.

“O Velas Telas apresenta artistas que têm não apenas suas obras reconhecidas por exposições e público. Mas por suas interferências na sociedade. São personagens que através da arte fazem diferença no contexto social. Seres humanos sensíveis e criativos, que participam de forma construtiva para a melhoria do panorama social”, destacou Mirna Porto, idealizadora do projeto. 

“A jangada é um tradicional símbolo da cultura local e um importante produto turístico. Com o projeto, elas ganham ainda mais significado. Ficamos muito felizes com a realização desta edição que, com certeza, vai encantar não somente os turistas, mas também todos os moradores de Maceió”, pontuou o titular da Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Lazer (Semtel), Francelino Amaro da Silva.

Aprovado pela Lei de Incentivo à Cultura em 2021, o projeto conta com patrocínio do Magazine Luiza, tem a curadoria e idealização assinadas por Mirna Porto e realização da Ponto de Produção.

Paisagem noturna ganhará ainda mais cor com as projeções de artistas da terra. Foto: Produção Velas Telas
Paisagem noturna ganhará ainda mais cor com as projeções de artistas da terra. Foto: Produção Velas Telas

“As pessoas precisam do olhar do artista para pensar o mundo e para se inspirarem. O Magazine Luiza está sempre empurrando para frente a interpretação humana a respeito da nossa existência. O projeto Arte em Movimento – Velas e Telas é um deles, transformador, inclusivo, uma galeria de arte a céu aberto que tem como seu maior intuito o público alagoano para prestigiar seus artistas e a sua cultura”, destacou Fábio Elias, responsável pela área de patrocínios do Magazine Luiza.

Confira a programação:

QUINTA-FEIRA - 08/09 / 20h

Miguel Torres – depoimento de  Rogério Gomes 

Edgard Bastos – depoimento de Lula Nogueira 

Vicente Ferreira – depoimento de Tania Pedrosa 

Achiles Escobar - Chico Simas

SEXTA-FEIRA - 09/09 / 20h40

Martha Arruda 

Persivaldo Figuerôa 

Rosivaldo Reis 

Salles Tenório 

SÁBADO - 10/09 / 21h20

Didi Magalhães 

Pedro Lucena 

Yara Pão   

Pedro Caetano 

DOMINGO -  11/09 / 22h    

Yasmin Falcão 

Jhonyson Nobre  

Geoneide Brandão 

Paulo Accioly

SEMTUR

Secretaria Municipal de Turismo

R. Godofredo Ferro, 53 - Centro, Maceió - AL, 57020-575
Telefone: (82) 3312-5803 Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h
E-mail: faleconosco@semtel-al.com.br