Natal dos Folguedos é destaque no maior canal público de TV da França

Redação 23/12/2020 às 14:53
Natal dos Folguedos é destaque no maior canal público de TV da França

Um dos principais eventos do calendário turístico da capital alagoana, o Natal dos Folguedos, foi pauta de uma reportagem especial para o maior canal público da França, o TV France. De acordo com a reportagem, produzida com o apoio da Prefeitura de Maceió, por meio da Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Lazer (Semtel) e da Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC), Maceió se destaca não apenas por suas belezas naturais, mas também por um Natal iluminado, com diversidade de folguedos e atrações culturais.

A TV France acompanhou toda a programação do evento. Foto: Ascom Semtel

“Um mar azul turquesa e praia de areia fina. Não é o Caribe, mas parece ser”. É assim que a jornalista francesa Louise Raulais descreve Maceió no início da reportagem, que abre com imagens de um dos principais cartões-postais da cidade, o Farol da Ponta Verde. A matéria, com duração de cinco minutos, traz entrevistas com o titular da Semtel, Jair Galvão, e o personagem Papai Noel Turista, marca registrada do evento, além de acompanhar os preparativos do Guerreiro São Pedro Alagoano para a apresentação na arena do Natal dos Folguedos. Os cuidados adotados na edição deste ano também foram destaque na reportagem.

A repórter francesa gravando com o Papai Noel de férias em Maceió. Foto: Ascom Semtel

“A cidade de Maceió criou esse festival há quatro anos. Aqui, até o Papai Noel veste as cores do guerreiro. Este ano, por causa da pandemia, o Natal dos Folguedos, que reúne normalmente um desfile de 5 mil representantes de grupos folclóricos, teve o festival limitado a 300 pessoas”, diz a jornalista em um trecho da reportagem.

O evento seguiu todos os protocolos de biossegurança. Foto: (Pei Fon/Secom Maceió)

Para garantir a produção da reportagem, a equipe de Marketing da Semtel vendeu a pauta à jornalista, articulou entrevistas e acompanhou todas as gravações, além de fornecer informações sobre os folguedos natalinos e o funcionamento da festa, que reúne as principais tradições da cultura popular alagoana, gastronomia, música e decoração natalina, Casa do Papai Noel, artesanato, projeção mapeada e iluminação especial por toda a orla marítima.

O secretário Jair Galvão conversou com a TV sobre a realização do evento. Foto: (Ascom Semtel)

De acordo com o secretário Jair Galvão, o Natal dos Folguedos é um produto turístico que se tornou referência entre os destinos brasileiros e a mídia internacional reforça a importância do evento para a cidade e o bom relacionamento de Maceió com o mercado europeu.

“O Natal dos Folguedos é um importante produto turístico da nossa capital e já se consolidou como um diferencial para o público europeu, que é simpático às nossas manifestações culturais e às características da nossa identidade. Com o voo da TAP, que liga Maceió a Lisboa e nos aproxima ainda mais do mercado europeu, esse relacionamento será ainda maior e um grande motivador para as vendas do destino Maceió”, destacou o gestor.

Realizado desde 2017, o Natal dos Folguedos foi criado pela Prefeitura de Maceió como um novo produto turístico da capital alagoana para valorizar as tradições culturais e promover o autêntico Natal nordestino. O evento abre os festejos de fim de ano e antecipa a alta temporada, estimulando o fluxo de turistas e gerando emprego e renda para os maceioenses. Em 2019, o evento garantiu ao destino o título de “cidade natalina mais bonita do Brasil” no portal de turismo argentino Intriper.

Cláudia Leite (estagiária) / Ascom Semtel

SEMTUR

Secretaria Municipal de Turismo

R. Godofredo Ferro, 53 - Centro, Maceió - AL, 57020-575
Telefone: (82) 3312-5803 Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h
E-mail: faleconosco@semtel-al.com.br