Secretário do Trabalho e Economia Solidária recebe demandas de artesãos

Semtabes alinha feiras para voltadas alta temporada turística e ao Dia Nacional da Economia Solidária

Tatiane Gomes/Ascom Semtabes 28/10/2022 às 12:37
Secretário do Trabalho e Economia Solidária recebe demandas de artesãos
Maurício Filho recebeu representantes dos grupos de Economia Solidária nesta sexta (28) (Foto: Tatiane Gomes/Ascom Semtabes)

O secretário municipal do Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária, Maurício Filho, recebeu na manhã desta sexta-feira (28) representantes de grupos de artesanato cadastrados na Economia Solidária. O objetivo do encontro foi alinhar as demandas dos artesãos para a alta temporada turística em Maceió. 

Estiveram presentes na reunião os artesãos Salomé Holanda, do grupo Aconchego, Lúcia Galvão, do grupo Fiações, Delma Ferreira, do grupo Mandacaru, Karynne Quintiliano, do grupo Feito Com Amor e Daniel de Souza, do grupo Arte em Evolução.

Durante o encontro, foram discutidas as necessidades dos artesãos para realizar feiras e exposições para as datas comemorativas, a exemplo do Dia Nacional da Economia Solidária (15/12) e o Natal, a abertura do novo ponto fixo para os grupos no Mercado 31, no bairro do Jaraguá, além de espaços para apresentar as peças de artesanato aos turistas que estiverem na capital até janeiro. 

“Precisamos aproveitar este momento de alta temporada turística para fazer com que o nosso artesanato chegue a outros estados e países. Recebemos os artesãos da Economia Solidária para poder alinhar a estratégia, atendendo ao pedido deles, realizando feiras e exposições com os empreendimentos”, atenta o titular da pasta, Maurício Filho. 

Comitiva levou demandas dos grupos da Economia Solidária ao titular da Semtabes, Maurício Filho (Foto: Tatiane Gomes/Ascom Semtabes
Comitiva levou demandas dos grupos da Economia Solidária ao titular da Semtabes, Maurício Filho (Foto: Tatiane Gomes/Ascom Semtabes

A artesã Salomé Holanda acredita que manter o diálogo aberto com o Município é importante para que o movimento da Economia Solidária possa ser fortalecido. “Temos um parceiro forte para o movimento para o desenvolvimento do artesanato. Mostramos que nosso movimento é parceiro e que vai trabalhar de mãos dadas e seguir juntos”, afirma a artesã. 

A Semtabes possui 27 grupos cadastrados, sendo 21 deles em atividade e atuando nos dois pontos fixos de comercialização, um grupo sendo incubado e outros cinco grupos sendo reorganizados. Os pontos fixo de comercialização da Economia Solidária estão localizados no Maceió Shopping, no bairro de Mangabeiras, e no Shopping Pátio, localizado no bairro do Benedito Bentes. Os estandes funcionam de acordo com os horários dos centros comerciais.

SEMAPA

Secretaria Municipal de Abastecimento, Pesca e Agricultura

Sede: Rua do Imperador, 141 - Centro.
CEP 57020-670 // Telefone: (82) 3312-5299