Secretaria Municipal do Trabalho auxilia estudantes na elaboração de currículo profissional

Equipe da Semtabes orienta profissionais a conquistar oportunidades no mercado de trabalho

João Ferro/Ascom Semtabes 24/01/2023 às 14:49
Secretaria Municipal do Trabalho auxilia estudantes na elaboração de currículo profissional
Monyque e Lavínia participaram de oficina no Sine Maceió. Foto: João Ferro/Ascom Semtabes

A Secretaria Municipal de Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária (Semtabes) vem realizando um serviço para auxiliar os profissionais que ainda não sabem como elaborar currículos e se portar em uma entrevista de emprego. Na manhã desta terça-feira (24), a equipe da diretoria do Trabalho realizou, na estrutura do Sine Maceió, uma oficina para ensinar 16 estudantes do projeto Qualifica Mais Brasil, que ainda não entendiam como elaborar o documento da forma correta.

Lavínia Calaça, 34 anos, é estudante do curso de Atendente de Farmácia. Ela explica que foi até a oficina de currículos para tentar aprender a ter uma boa apresentação diante dos empregadores. Ação que começa, primeiro, com o envio do documento. Ela conta que foi muito proveitosa a experiência, correspondendo ao que ela esperava aprender.

“Gostei bastante porque vai me aperfeiçoar. Vou tentar entrar no mercado de trabalho. Estou aprendendo algumas coisas, e aperfeiçoando, que eu ainda não entendia do assunto. Atendeu todas as minhas expectativas” afirma Lavínia.

Monyque Emely, 22 anos, também participou do curso de elaboração de currículos. Ela conta que sempre teve dificuldade em elaborar da forma correta, mas que com a orientação que a Semtabes tem apresentado, acredita que agora vai conseguir ser melhor aproveitada em triagens de seleções de emprego. Ela está confiante que, desta forma, vai ingressar no mercado de trabalho.

“Venceu todas as minhas expectativas. Do jeito que eu fazia era totalmente errado. Hoje eu aprendi a fazer diferente e espero sempre fazer o certo. Com certeza, eu darei um passo à frente no mercado de trabalho. Nunca tinha conhecido o Sine da forma que eu conheci hoje. Gostei muito, foi excelente”, diz a estudante.

Hoje o currículo é o principal cartão de visitas das pessoas que desejam concorrer a vagas de empregos. De acordo com o coordenador do Sine Maceió, José Henrique, o serviço é essencial para que o trabalhador consiga ser chamado para uma entrevista e alcance o objetivo de ser contratado.

“O grande objetivo é conseguir ir para uma entrevista. O currículo é a primeira etapa e, sendo bem construído, será levado para a segunda fase. Um grande desafio diário é quando nos deparamos com currículos mal elaborados, e o que estamos fazendo é dando ao trabalhador a oportunidade de melhorar essa apresentação”, ressalta.

Para quem deseja elaborar um currículo da forma correta, ou que deseja aperfeiçoar a maneira de criar o documento, a equipe do Sine Maceió está disponível para auxiliar e ensinar os interessados. Além de encaminhar os currículos para as vagas que são oferecidas semanalmente.

O posto de atendimento do Sine Maceió funciona no 2° piso do Shopping Popular, no centro da cidade, de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h. Para mais informações, o Sine dispõe do número de WhatsApp no (82) 9 8879-1919 ou você pode ligar para o 0800 082 6205.

SEMAPA

Secretaria Municipal de Abastecimento, Pesca e Agricultura

Sede: Rua do Imperador, 141 - Centro.
CEP 57020-670 // Telefone: (82) 3312-5299